Anya Forger: Entenda as habilidades da garotinha de SPY x Family

Capa da Publicação

Anya Forger: Entenda as habilidades da garotinha de SPY x Family

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com uma família nada convencional, Anya Forger é uma garotinha paranormal que protagoniza o novo anime SPY x Family, junto de seu pai espião e sua mãe assassina de aluguel… Graças às suas habilidades mentais, ela sabe todos os segredos de seus familiares. Mas quais são as reais habilidades e limitações da personagem?

Quem é Anya Forger?

Anya Forger é a filha adotiva de Loid Forger (codinome: Twilight) e Yor Forger (codinome: Thorn Princess). Antes de ser adotada e levar uma vida empolgante com seus pais descolados, a garotinha teve um passado bem triste e conturbado, já que era uma cobaia de estudos científicos ligados a seus poderes paranormais.

Depois de fugir da organização misteriosa, Anya foi parar em um orfanato. Após ser adotada e rejeitada três vezes, a menina acabou sendo escolhida pelo agente Loid como parte de sua missão secreta de constituir uma família. Ele só não esperava que sua filha teria habilidades fora do normal.

Quais são os poderes de Anya Forger?

Anya utilizando seus poderes

O principal poder de Anya Forger é a telepatia, além de demonstrar capacidades empáticas incomuns. Em diversos momentos no anime, a jovem consegue ler a mente de pessoas ao seu redor, exibindo pontinhos de luz, quase como faíscas, que brilham ao redor de sua cabeça quando isso acontece.

Mesmo sem estar ativamente xeretando a mente dos outros, a garotinha tem habilidades empáticas que a torna mais sensível a receber estímulos das pessoas mesmo sem ler seus pensamentos. Esta habilidade foi demonstrada no episódio 7 quando a garotinha está sentindo “uma coisa estranha” vinda de Damian Desmond, que não era nada mais que os sentimentos confusos do garoto após ter sido desafiado por ela.

Mas suas habilidades não se limitam a seres humanos, pois Anya também se mostrou capaz de ler a mente de animais em algumas ocasiões. No anime, isso já aconteceu durante os Testes do Colégio Eden, quando um rebanho de animais saiu do controle e Yor imobilizou a vaca que comandava os outros animais. Ao perceber que a vaquinha estava assustada, graças a sua paranormalidade, Anya se aproximou e a acalmou fazendo carinho no animal.

Anya acalmando o animal depois de ter lido seus pensamentos e percebido que ele estava assustado

No mangá, ela consegue ler a mente de um pinguim — durante um capítulo extra que foi deixado de lado pelo anime — e a de um cachorro que terá um papel importante para a família Forger no futuro. Provas mais que suficientes para vermos que, mesmo ainda muito nova, Anya já domina muito bem seus poderes. Entretanto, ainda há algumas limitações para o que ela consegue fazer…

Quais são as fraquezas de Anya Forger?

Entre as principais fraquezas de Anya temos a sobrecarga de seus poderes e a influência da lua. Devido às extensões de suas habilidades, a pequenina acaba herdando problemas comuns aos maiores telepatas da ficção, intensificados por sua pouca idade, como a sobrecarga sensorial.

Ela não consegue ficar por muito tempo em multidões, pois o grande fluxo de pensamentos acaba afetando a menininha e sobrecarregando sua mente a deixando tonta, a fazendo desmaiar e até mesmo sangrar pelo nariz. Isso chega a ser ainda pior se for um aglomerado de pessoas com pensamentos e energias negativas.

Porém, a maior limitação de Anya é a Lua Nova. Quando essa lua está no céu, as habilidades de Anya desaparecem e ela não consegue usar seus poderes. Isso fica estabelecido no mangá como um “Eclipse” em suas habilidades e ocorre uma vez por mês durante esse ciclo lunar. O anime ainda não chegou a abordar esse fato, mas a adaptação deste capítulo não está muito longe.

Mesmo sem entender muito do que escuta na cabeça dos adultos, os poderes de Anya com certeza são o alívio cômico perfeito para a trama. A maioria das cenas em que temos suas caretas são graças à leitura da mente de Loid ou Yor, sempre trazendo esse tom de comédia nas reações da menina. Mas e você, sabia que Anya também lia a mente de animais? Ou que ela fica sem seus poderes por um período do mês? Deixe nos comentários!

Confira também: