A Casa do Dragão: Quem é Vhagar, a dragão mais antiga apresentada na série?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Quem é Vhagar, a dragão mais antiga apresentada na série?

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Se em Game of Thrones os dragões eram algo raro, A Casa do Dragão mostra as criaturas em seu auge, o que significa que diversos deles aparecem na série. Uma das aparições mais recentes foi a de Vhagar, uma dragão-fêmea muito antiga que era montada por Laena Velaryon — mas a história de Vhagar começa bem antes, e ela ainda terá grande impacto na Dança dos Dragões.

Enquanto muitos na série tem dragões que nasceram com eles, esse não era o caso de Laena. Na própria série, a Velaryon alude a isso quando diz à filha Rhaena que, apesar de não ter um dragão na infância, agora tinha “Vhagar, a maior de todo o mundo”. Como indicado, a dragão nasceu bem antes, já sendo adulta nos tempos da Conquista de Westeros.

No livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin, é dito que quando Vhagar morreu tinha 181 anos. Assim, ela teria nascido no ano 52 antes da Conquista, embora não tenha nascido em Valíria, e sim em Pedra do Dragão. Seu nome, no entanto, foi uma homenagem a uma deusa valiriana, algo comum na série, e que também é o caso de Syrax, a dragão de Rhaenyra.

Apesar de ter nascido a tanto tempo atras, a primeira cavaleira a montar Vhagar de que se tem conhecimento foi a irmã mais velha de Aegon, o ConquistadorVisenya Targaryen. Além de Visenya e Laena, a dragão-fêmea teve mais dois cavaleiros, sendo um deles o príncipe Baelon, o pai do rei Viserys e do príncipe Daemon. O último de seus cavaleiros é um personagem de A Casa do Dragão recentemente apresentado: o príncipe Aemond, o filho de Alicent e Viserys.

Vhagar em arte de Sam Hogg para o calendário das Crônicas de Gelo e Fogo de 2021.

A aparência de Vhagar não é descrita em detalhes nas obras de Martin. Ainda assim, de acordo com a ilustração dela para o calendário das Crônicas de Gelo e Fogo de 2021, ela teria escamas de cor bronze, com partes em um azul esverdeado e olhos de um verde vivo. Seu tamanho gigantesco também era notável, já que ela foi a maior de sua espécie em Westeros depois de Balerion, o Terror Negro.

Em personalidade, a dragão também era considerada muito feroz, bem como extremamente forte, ainda que a idade avançada e seu porte tenha a deixado cada vez mais lenta. Durante a Dança dos Dragões, todos os outros cavaleiros de dragão temiam enfrentar Vhagar e Aemond sozinhos, e o próprio Daemon acreditava que era necessário mais de um dragão para derrotá-la.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: