A Casa do Dragão: Quem são os Lannister que aparecem no episódio 3?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Quem são os Lannister que aparecem no episódio 3?

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão tem um foco um tanto diferente de Game of Thrones, dando menos destaque para nomes conhecidos, como as Casas Baratheon, Stark e Lannister. Enquanto um Baratheon participou do torneio no primeiro episódio e um Stark jurou lealdade a Rhaenyra, quem teve mais destaque entre as três casas foram os Lannister, que aparecem na série da HBO com mais tempo de tela no episódio 3.

Os dois personagens originários de Rochedo Casterly são os irmãos gêmeos Tyland e Jason. Ambos são interpretados na série por Jefferson Hall, ator que trabalhou em Vikings, Tenet e Star Wars: O Despertar da Força, entre outros. Curiosamente, ele também teve uma breve participação em Game of Thrones, onde interpretou Hugh, um cavaleiro do Vale que é morto por Gregor Clegane.

Tanto na série quanto no livro de George R. R. Martin Fogo e Sangue, no qual ela se baseia, Tyland Lannister é parte do Pequeno Conselho do rei Viserys I Targaryen, atuando como seu Mestre dos Navios. Na versão literária, o personagem também tem papel importante como apoiador da rainha Alicent e seu filho, o príncipe Aegon, agindo para que Rhaenyra não se torne rainha.

Seu papel na série, porém, ainda foi bastante limitado. Até agora, ele não declarou explicitamente apoiar que o príncipe se torne o herdeiro e eventual rei no Trono de Ferro.

Jason Lannister e Rhaenyra no terceiro episódio de House of the Dragon. (Reprodução: HBO)

Quem mais demonstrou acreditar que essa será a ordem das coisas foi o irmão dele, Jason Lannister. Diferente de seu irmão, ele não faz parte da corte, sendo o senhor do Rochedo Casterly e Protetor do Oeste. Ainda assim, nos livros, o papel de seu irmão ao lado dos partidários da rainha faz com que Jason também a apoie durante a Dança dos Dragões.

Na série, ele aparece tentando conquistar a mão da princesa Rhaenyra, algo que também acontece nos livros. Em ambas as versões, porém, ele não obtém sucesso, e a princesa não se casa com ele.

Qual o grau de parentesco de Jason e Tyland Lannister com Cersei, Tyrion, Tywin e Jaime?

Em resumo, é possível afirmar que os Lannister de Game of Thrones são descendentes de Jason Lannister. Como não há uma genealogia direta, não se sabe quantas gerações exatamente há entre Tywin, seus filhos, e os Lannister apresentados em A Casa do Dragão. Tomando como base a genealogia Targaryen, é possível especular que existem cerca de seis ou sete gerações entre eles, já que esse é o caso entre Rhaenyra e Daenerys.

Tudo que se sabe, porém, é que Jason foi o lorde de Rochedo Casterly, bem como o único dos gêmeos a ter filhos. Sendo assim, a família continuou por meio dele e de seus descendentes, resultado de seu casamento com a lady Johanna Westerling. O filho deles, Loreon, sucedeu o pai como Senhor do Rochedo, e eventualmente essa linhagem chegou até Damon e passou por Gerold e Tytos Lannister, este último sendo o pai de Tywin.

Árvore genealógica da família Lannister a partir de Daemon. (Reprodução: O Mundo de Gelo e Fogo)

Assim, existem no mínimo quatro gerações de Lannister antes de Tywin e depois de Jason, mas é possível que existam mais, já que não se sabe qual a relação exata entre Damon e Loreon. Por sua vez, Cersei, Jaime e Tyrion tem uma geração a mais de distância dos personagens de House of the Dragon.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: