Shingeki No Kyojin (Ataque dos Titãs): TUDO que você precisa saber sobre os Titãs

Capa da Publicação

Shingeki No Kyojin (Ataque dos Titãs): TUDO que você precisa saber sobre os Titãs

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Shingeki no Kyojin, ou simplesmente Ataque dos Titãs, empolgou o público com conflitos épicos contra os aterrorizantes Titãs e a sociedade podre que os cercam. Conforme o anime se aproxima do final de sua quarta e última temporada, os segredos mais sombrios sobre essas criaturas colossais são revelados e isso muda tudo que acreditávamos sobre a série.

A verdade é tão absurda que foi capaz de corromper até mesmo Eren Yeager. O antigo protagonista esperançoso agora lidera devotos na Facção Yeager em busca de restaurar o Império de Eldia, passando por cima de qualquer um, até mesmo seus amigos, para concluir seu objetivo.

Os Titãs são peças centrais nesse universo

O que poderia ser tão grave a ponto de quebrar o herói? O que esconde a elite de Marley? Se prepare, pois esse artigo vai responder TUDO que você precisa saber sobre os Titãs.

Quem são os Titãs?

Os Titãs são uma raça humanoide irracional gigantesca, com corpo desproporcional e sem sexo definido. Seu comportamento agressivo causa pânico nos humanos, que passaram a viver protegidos em muralhas. Apesar de atacarem e devorarem pessoas, sua principal fonte de energia é a luz solar. Muitos mitos foram construídos acerca dessas criaturas para esconder a terrível verdade de que, no fundo, titãs são apenas seres humanos.

Antes de serem as temíveis criaturas que vemos no anime, os Titãs eram pessoas comuns — simples Eldianos que foram transformados contra sua vontade por soldados da nação Marley. Eles são vítimas de um regime autoritário e usados como armas para isolar e controlar o povo de Paradis, além de solucionar guerras contra nações vizinhas.

Eldianos são transformados contra sua vontade

Como os humanos se tornam Titãs?

Humanos podem se transformar em Titãs em contato com o material genético dos Titãs Originais. Quem consumir diretamente a carne de um Titã Original ganha acesso a seus poderes e memórias, podendo virar um poderoso titã quando quiser, sem perder sua consciência. Esses Titãs especiais também conseguem retornar a forma humana quando necessário.

Já aqueles que foram transformados à força em Titãs têm injetado em seu corpo um líquido retirado da medula espinhal de um Titã Original. Eles se tornam Titãs Puros — as versões irracionais que tentam devorar humanos por alguma razão.

Qual é o objetivo dos Titãs?

Os Titãs Puros não parecem ter um objetivo maior para seus ataques, além de devorar as suas vítimas. Eles são incapazes de digerir outros humanos e, após consumi-los, acabam vomitando os seus restos pouco tempo depois.

Uma dieta rica em sol e gente

Esse comportamento peculiar deu origem a uma teoria que afirma os Titãs caçam os humanos em uma tentativa desesperada de recuperar sua humanidade. Como um Titã pode absorver os poderes de outro ao ingerir sua carne, é possível que um Titã Puro (irracional) consiga reter sua forma humana se devorar um portador dos Titãs Originais. Isso acontece com Ymir, na segunda temporada, e ela relata ter sido movida por puro instinto.

Por outro lado, os Titãs Originais tem suas próprias motivações e costumam controlar Titãs Puros como meros soldados em suas disputas. Enquanto o Titã Colossal, por exemplo, luta pela nação Marley, Eren pretende restaurar o Império de Eldia.

Quais são os tipos de Titãs?

Todo esse papo sobre Titãs Puros e Originais pode ter ficado um pouco confuso, mas não tem problema — a gente vai explicar direitinho quais são os diferentes tipos de Titãs. Existem quatro grupos principais de Titãs, dependendo de suas habilidades e do seu nível de raciocínio.

Titãs Puros atacam em grupo

Titãs Puros

O grupo mais comum é conhecido como Titãs Puros — composto por aquelas pessoas que foram injetadas diretamente com fluido espinhal de um Titã Original. Apesar de parecerem completamente irracionais, atacando as grandes cidades humanas a esmo, suas memórias permanecem intactas. Seu comportamento agressivo é fruto de instintos completamente fora de seu controle.

Titãs Anormais tem características acentuadas

Titãs Anormais

Qualquer titã que demonstre comportamento ou inteligência acima do normal — como o Titã Falante, o Titã Saltador e o Titã da Bocarra — acaba sendo categorizado como Titã Anormal. Eles podem até reconhecer pessoas de sua vida humana, mas não se engane: estão longe de serem aliados!

Dentro da muralha, escondem-se titãs

Titãs do Muro

Também conhecidos como Titãs Fantasma, eles se assemelham ao Titã Colossal em forma, mas são menores e vivem dentro das muralhas que protegem Paradis. Eles foram ordenados pelo Titã Fundador, Karl Fritz, a reforçar a muralha.

Os nove titãs originais pensam como humanos

Titãs Originais

Também são conhecidos como Shifters, devido a sua habilidade de alternar entre a forma humana e titânica. Esses são nove titãs únicos que retém sua inteligência mesmo quando transformados. Porém, todo esse poder tem um custo — eles foram amaldiçoados a viver apenas 13 anos após sua primeira transformação.

Quem são os Titãs Originais?

Talvez você já conheça os Titãs Originais, afinal eles têm uma aparência bem marcante. Lembra aquele Titã imenso com músculos expostos que destruiu a muralha no primeiro episódio? Então, aquele era o Titã Colossal, o mais famoso dos Titãs Originais.

Contando com o Colossal, existem nove Titãs Originais — Titã Fundador, Titã de Ataque, Titã Encouraçado, Titã Fêmea, Titã Bestial, Titã de Transporte e Titã Martelo de Guerra. Todos herdaram seus poderes de Ymir Fritz, a primeira Titã.

Temos uma matéria explicando detalhes sobre cada Titã, então vou resumir brevemente suas principais características e portadores.

Titã Colossal se tornou um mascote para o anime

Titã Colossal

Com uma aparência aterrorizante, ele é lerdo, mas forte. Além disso, pode produzir uma enorme quantidade de calor ao evaporar seu corpo, queimando tudo ao seu redor.

Portadores

Bertold Hoover e Armin Arlet.

Pai de Eren como Titã de Ataque

Titã de Ataque

Atlético e veloz, pode se mover com agilidade para infligir dano em qualquer tipo de inimigo, tendo ainda o poder de acessar as memórias dos antigos e futuros usuários de seu poder.

Portadores

Grisha Jaeger, Eren Kruger e Eren Jaeger

Titã encouraçado é um dos inimigos mais formidáveis

Titã Encouraçado

Tem como sua principal característica uma blindagem que protege seu corpo musculoso como uma grande armadura.

Portadores

Reiner Braun

Ela é mais perigosa graças a sua portadora

Titã Fêmea

Entre suas habilidades especiais está a habilidade de atrair titãs puros com seu grito e tornar sua pele dura como diamante.

Portadores

Annie Leonhart

Ele fala manso, mas é altamente perigoso

Titã Bestial

Com o corpo peludo e se assemelhando a um símio, ele tem uma grande força física, além de conseguir endurecer seu corpo.

Portadores

Zeke Jaeger

Seu portador pode ficar meses na mesma posição

Titã de Transporte

Com aproximadamente 4 metros de altura, o Titã Quadrúpede é usado principalmente para transportar armas ou grandes objetos.

Portadores

Pieck

Pequeno, mas perigoso

Titã Mandíbula

Mesmo pequenos, suas garras e dentes são capazes de destruir praticamente qualquer coisa, e seu corpo musculoso pode se mover a grandes velocidades.

Portadores

Marcel Galliard, Ymir, Porco Galliard e Falco Brice

A arma secreta dos Marley

Titã Martelo de Guerra

Ela era a arma secreta do exército de Marley e só apareceu para conter a invasão de Eren. Tem o poder especial de criar diferentes armas endurecendo partes do seu corpo.

Portadores

Lara Tybur (irmã de Willy Tybur) e mais recentemente Eren Jaeger

A origem de todos os Titãs

Titã Fundador

Ele pode alterar memórias do povo de Eldia e até transformá-los em vários tipos diferentes de titãs, além de controlá-los como quiser.

Portadores

Descoberto por Ymir Fritz, o Titã Fundador passou por muitos anos pela família Real de Eldia até ser roubado por Grisha Jaeger e herdado por seu filho, Eren Jaeger.

Qual é a origem dos Titãs?

Para entender então como os Titãs se tornaram uma arma de guerra, precisamos falar um pouco sobre a Guerra dos Titãs. Muitos dos segredos do anime surgem porque a versão oficial que é conhecida pelo povo não passa de mentiras, então precisamos investigar o que realmente aconteceu.

Ymir é quase que santificada

A lenda do Império de Eldia

Em Shingeki no Kyojin, existem duas nações principais que disputam o poder há séculos — a nação Marley e o Império de Eldia. Depois da Grande Guerra dos Titãs, Marley conseguiu subjugar o povo de Eldia, impondo sanções desumanas para impedir futuras revoltas.

Para legitimar suas atrocidades, o governo de Marley fabricou uma fábula propagandista pintando o preconceito contra Eldianos como algo necessário.

Segundo as histórias, o primeiro Titã surgiu quando um membro da família real Eldiana fez um acordo com o Diabo de Toda a Terra para conseguir o Poder do Titã. Ela se tornou a Titã Fundadora e, graças a suas habilidades incomparáveis, o Império de Eldia se expandiu, conquistando diversos reinos em nome da paz. Essa era Ymir Fritz.

O pacto de Ymir

Quando estava prestes a morrer, após concluir seus 13 anos como uma Titã, Ymir decidiu dividir sua alma entre nove herdeiros. Eles poderiam se transformar em Titãs especiais com habilidades únicas que mantinham sua consciência mesmo quando transformados. Eles ficariam conhecidos como os nove Titãs Originais.

Após séculos sendo massacrados pelo Império Eldiano, os marleyanos descobriram uma forma de criar titãs irracionais usando o fluido espinhal dos Titãs Originais. Essa era a arma que eles precisavam para conquistar sua independência e assim, Marley retomou o poder, oprimindo os Eldianos para jamais sofrerem com a opressão do passado.

Mas não foi bem assim que as coisas aconteceram…

O maior segredo dos Titãs

A trágica história de Ymir

Mesmo que a história seja escrita pelos vencedores, a verdade sempre encontra um jeito de resistir. Para os Eldianos, esse jeito foi a Conexão — o ponto de encontro entre os caminhos que ligam as memórias desse povo, acessada pela Coordenada. É assim que, 2000 anos depois, Eren descobre a verdade sobre Ymir Fritz.

Diferente do que diz a lenda, Ymir foi uma mulher escravizada pela Família Fritz. Após ser punida injustamente, ela tenta fugir de seu castigo e acaba caindo em uma fenda próxima a uma árvore misteriosa. Um poder de origem desconhecida invade seu corpo e Ymir se torna a Titã Fundadora.

Ela vê nesse poder uma oportunidade de recuperar a confiança de seus mestres e se apresenta à Família Real procurando redenção. Os Fritz enxergam nela uma forma de dominar as nações inimigas. Para trazer o poder à nobreza, ela foi então batizada como uma Fritz, forçada a gerar filhos com sangue real que, em seu leito de morte, a devorariam para consumar seu poder.

A infame Guerra dos Titãs

Muitas gerações depois, a insatisfação do povo marleyano se tornou difícil de controlar. Em uma tentativa desesperada de conservar o poder, o 145º Rei de Eldia, Karl Fritz, guiou seu povo ao exílio na ilha de Paradis. Ele forjou sua derrota por um herói fictício, Helos, para se unir à alta sociedade marleyana em segredo, adotando o sobrenome Reiss.

Por debaixo dos panos, ele incita os marleyanos contra os eldianos no que ficou conhecido como a Grande Guerra Titã. No fim, Marley consegue o poder de sete Titãs Originais e aplica as terríveis sanções que transformam os eldianos nos Titãs Puros. Traindo o seu povo, Fritz usa a Coordenada para que os eldianos esqueçam o passado podre da Família Fritz e constrói muralhas para separá-los da pura nação de Marley.

O que é a Coordenada?

Por fim, vamos tentar entender o conceito de Coordenada. Ao longo do anime, ouvimos sobre a coordenada como um poder exclusivo do Titã Fundador capaz de controlar os demais titãs, mas vai muito além disso.

A Coordenada na Terra Desconhecida

Todos os eldianos são conectados por caminhos — canais invisíveis que ligam até mesmo os Titãs. Caso algum portador dos Titãs Originais morra sem transmitir seu poder, ele será redirecionado por esses caminhos até um novo portador aleatório. O ponto onde todos os caminhos se encontram é a Coordenada — o próprio Titã Fundador.

O poder do Titã Fundador permite acessar esses caminhos para resgatar ou manipular memórias de eldianos de qualquer momento da linha do tempo.

Há uma representação física da ligação de todos os caminhos em uma terra desconhecida. Ela se assemelha a uma árvore, como aquela em que Ymir tropeçou quando conquistou o Poder do Titã. É nesse lugar que Ymir esperou por Eren por quase 2000 anos. Mais um grande mistério desse anime.

Felizmente, todos os mistérios finais serão revelados no episódio final de Shingeki no Kyojin, que vai ao ar no Crunchyroll e na Funimation em 28 de março.