Attack on Titan: Quem é Ymir Fritz? Tudo sobre a lenda e a verdade do titã fundador

Capa da Publicação

Attack on Titan: Quem é Ymir Fritz? Tudo sobre a lenda e a verdade do titã fundador

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Attack on Titan é um dos animes mais populares da atualidade e sempre que uma nova temporada é exibida, o anime fica entre os assuntos mais comentados de todas as redes. Com a estreia da Parte 2 da quarta e última temporada, muitas questões sobre o anime voltaram a surgir e uma das mais relevantes para a compreensão do final da obra é sobre Ymir Fritz, o Titã Fundador.

A personagem fica extremamente intrigante por conta da sua origem, uma mistura de mitologia com história real, além de ser a primeira titã e ter dado origem a todos os outros colossos do universo de Attack on Titan. Por isso, vem comigo que vou te contar tudo sobre Ymir Fritz!

Quem é Ymir Fritz?

Ymir era uma escrava do reino de Eldia, após sua aldeia ser invadida e os sobreviventes escravizados por ordem do Rei Fritz, seus pais acabaram assassinados durante o ataque e sua língua acaba sendo cortada, assim como a de todos os outros sobreviventes. Como era muito nova durante esse massacre, Ymir cresceu e a única coisa que sabia fazer era servir ao seu rei, o que refletiu bastante após sua transformação em titã.

Imagem retirada do mangá onde Ymir Fritz está acima de todos os outros titãs (versão Eldiana)

Como a história de Ymir está atrelada a uma grande guerra entre o Reino de Eldia e o Reino de Marley, é difícil saber exatamente como era sua personalidade e como as pessoas a viam naquela época – afinal, Ymir viveu mais de 2000 anos no passado e o que temos dela são apenas os relatos de ambos os povos.

Os Eldianos a retratam como uma mulher gentil que trouxe prosperidade para todos, sendo alguém que amava seu Rei e se preocupava com seu povo. Mas os Marleyanos, que eram seus inimigos, a viam como uma seguidora do Diabo, a qual fez um pacto com o próprio demônio. Essa visão de Marley fez com que o povo descendente de Ymir fosse desprezado pelo resto do mundo.

A realidade? Ymir era apenas uma escrava que obedecia ao Rei de Eldia e não aparentava ter vontade própria. Assim, ela o serviu serviu tanto para construir seu império, quanto para constituir uma família com ele, gerando 3 filhas. A lenda conta que mesmo após sua morte, sua alma permaneceu obediente ao Rei Fritz e graças a essa obediência ela deu origem aos titãs normais, criando-os de forma manual.

Lenda e Mitologia

Interpretação Marleyana da Lenda de Ymir

Como dito anteriormente, existem duas lendas ao redor de Ymir: a dos Eldianos e a dos Marleyanos, seus aliados e inimigos, respectivamente.

Para os Eldianos, Ymir possuía uma existência tão pura que sua transformação em titã foi um milagre divino e todos os seus descendentes eram vistos como “os filhos escolhidos de Deus”. Por isso os Eldianos negavam todas as acusações feitas por Marley, uma vez que seria impossível que alguém tão angelical como Ymir permitisse que tais atrocidades fossem realizadas. Então, acreditava-se que seu poder de titã havia sido dado por Deus para que ela protegesse o reino.

Já, para os Marleyanos, Ymir recebeu seus poderes de titã depois de um pacto com o “Diabo de Toda a Terra” e foi responsável pela destruição de grande parte da população de Marley, matando seus adversários sem remorso, seguindo as ordens cruéis do seu senhor.

Entre ser vista como uma criatura divina ou demoníaca, essas são as duas versões do passado de Ymir e como ela conquistou tais poderes de titã, mas ainda assim nenhuma delas é a versão verdadeira.

A verdade sobre Ymir Fritz

Após ser escravizada quando era muito nova, Ymir cresceu servindo seu rei em meio aos outros escravos de seu povo, mas não concordava com tudo (apesar de ser muito fiel). Uma certa noite, a garota vai até um curral de porcos e resolve libertar os animais, deixando que els fugissem. A garota achou que o evento passaria em branco, mas Rei Fritz começou a indagar todos os escravos sobre quem havia feito isso e todos indicaram a garota como culpada.

Como forma de punição, Fritz ordenou que a jovem fosse solta na floresta para ser caçada como um animal. Ao tentar se esconder para se proteger, Ymir entrou no tronco oco de uma árvore, mas não esperava que ele seria tão profundo. A garota acabou caindo em um local que guardava um líquido estranho e uma criatura desconhecida que mais parecia uma espinha dorsal. Com o encontro, essa entidade se funde exatamente com essa parte do corpo da menina, a transformando no primeiro titã, posteriormente conhecido como o Titã Fundador.

Como era muito fiel ao seu Rei, mesmo após tanta atrocidade por parte do soberano, ela voltou a servi-lo e colocou seu titã a disposição das ordens de seu senhor. Assim, ela acabou enfrentando e derrotando o exército de Marley, o que fez com que ela ganhasse a fama de figura diabólica. Mas também usou sua transformação para ajudar a desenvolver melhor a infraestrutura de Eldia, com construção de pontes, casas, plantações e cultivo, o que fez com que ela fosse exaltada como uma figura angelical.

Suas filhas comendo seu corpo à força após sua morte

Como uma forma de “recompensá-la” por seu trabalho, Fritz a tomou como sua concubina e juntos eles tiveram 3 filhas:  Maria , Rose e Sheena. Durante essa relação nem um pouco saudável, Ymir se apaixonou genuinamente por Fritz e morreu 13 anos depois o protegendo de uma tentativa de assassinato.

Logo após sua morte, o Rei tomou outra atitude cruel e inesperada, forçando suas filhas a comerem a carne da própria mãe, para que o poder do titã fosse preservado. Futuramente esse ritual de canibalismo se repetiria inúmeras vezes, para que o sangue de Ymir fosse passado de geração em geração e Eldia sempre tivesse o controle dos titãs.

Após sua morte, seu poder foi dividido entre 9 Titãs, os Titãs Originais que vemos ao longo de todo anime.

Titã Fundador de Ymir Fritz

Titã Fundador de Ymir

O Titã Fundador de Ymir Fritz esteve sob a posse da família Reiss (os Fritz trocaram seu sobrenome para Reiss em um dado momento histórico) por gerações, graças ao processo de canibalismo e o sangue de Ymir.

Segundo as informações, o Titã fundador de Ymir tinha habilidades de controle mental, controle de outros titãs, o poder da Coordenada (“Quando os caminhos se cruzam, o ponto é conhecido como uma “coordenada”. O Titã Fundador é a Coordenada onde os caminhos de todos os Súditos de Ymir e Titãs se cruzam.”), além de habilidades físicas como força, agilidade e velocidade. Ymir foi a única titã a possuir a totalidade de poder, todos os outros portadores que vieram depois herdavam apenas fragmentos disso.

Habilidades do Titã Fundador

O poder do Titã Fundador se dá através do grito e não é necessário se transformar para utilizar todas as habilidades, podendo ser acessadas apenas com falas normais e mantendo a forma humana.

Controle de outros titãs e controle da mente são as duas habilidades que mais ganham destaque na reta final da obra, então elas serão detalhadas:

  • Controle de outros titãs: a partir de um grito, o Titã Fundador pode controlar qualquer Titã. Com o que vimos na obra, aparentemente esse poder só funciona genuinamente com titãs irracionais, mas há relatos de Titãs Originais sofrerem certa influência da habilidade. Vale lembrar que essa habilidade não se aplica a Ymir, afinal todos os outros titãs só surgiram após sua morte.
  • Controle Mental: o Titã Fundador tem a incrível habilidade de manipular a mente e até mesmo a memória do súditos de Ymir, isso pode ser feito em multidões de uma só vez. Essa habilidade foi utilizada por Karl Fritz para apagar a memória dos moradores das 3 grandes muralhas sobre a existência do mundo de fora, por isso ninguém sabe sobre esse mundo até a terceira temporada do anime.

Esse é a história de Ymir Fritz, ou tudo o que foi revelado na obra original do mangá de Shingeki no Kyojin do autor Hajime Isayama. Provavelmente veremos mais da fundadora e criadora dos titãs nesta segunda parte da quarta temporada de Attack on Titan, que estreou dia 9 de janeiro de 2022 sendo exibida pela Crunchyroll.

Confira também: