Attack on Titan: Tudo sobre os Titãs Originais do mangá e anime

Capa da Publicação

Attack on Titan: Tudo sobre os Titãs Originais do mangá e anime

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Attack on Titan é uma adaptação em anime do mangá de Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin. A história gira em torno de monstros gigantes chamados de titãs que devoram pessoas e fizeram com que três grandes muralhas fossem construídas para que os ataques aos sobreviventes cessassem.

Assim como no mangá, o anime acompanha o protagonista Eren Yeager e seus amigos Mikasa e Armin desde o rompimento da Muralha Rose, onde eles moravam. Durante a invasão titã, Eren perde sua mãe e decide entrar para a Tropa de Exploração comandada pelo Capitão Levi, na qual o garoto descobre grandes segredos sobre si mesmo, os titãs, seu pai e seu passado.

Durante o início da primeira temporada, acreditava-se que só existiam titãs irracionais, mas após Eren se transformar em um destes monstros sem perder controle de seus pensamentos, descobrimos esta outra categoria de seres: os Titãs Originais. Ao longo do anime, somos apresentados a nove tipos diferentes — Fundador, Ataque, Colossal, Fêmea, Blindado, Bestial, Mandíbula, Carroça e Martelo de Guerra.

Neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre os nove Titãs Originais!

Qual é a origem dos Titãs Originais?

Os 9 Titãs Originais

De acordo com a lenda, 1820 anos antes da história de Eren, Ymir Fritz fez um pacto com o demônio para obter conhecimento sobre todos os materiais orgânicos e assim obter o poder de um Titã, se tornando a Titã Primordial. Treze anos depois, Ymir acaba morrendo e dividindo sua alma entre 9 herdeiros de famílias nobres do Império de Eldia, dando origem aos nove Titãs Originais.

Porém, a história verdadeira, que aparecerá nesta temporada final de Attack on Titan, é completamente diferente. Ymir na verdade era uma escrava que, ao cometer um erro, foi muito castigada e com medo de um castigo maior fugiu e acabou caindo dentro de uma árvore, onde um ser estranho se conectou a sua medula espinhal. A partir disso Ymir se torna o Titã Fundador, mas após 13 anos ela morre para defender seu Rei e no ápce de sua crueldade, ele obriga as 3 filhas de Ymir a comerem sua própria mãe para herdar seus poderes, assim com o passar dos anos os 9 Titãs originais surgiram.

Como alguém se torna um Titã Original?

Ymir momentos antes de comer o portador anterior do Titã Mandíbula

Para se tornar um Titã Original é necessário que a pessoa, primeiro, se transforme em um titã irracional, também conhecidos como titãs puros. Como essa transformação acontece? Através de uma injeção com fluido de medula espinhal de um dos monstros, similar a que Grisha injetou em Eren.

Após se transformar em um titã puro, ele precisa devorar o portador anterior do Titã Original, ou seja: todo portador de um Titã Original vai ser devorado pelo seu sucessor. Caso a pessoa não devore um Original, ela está fadada a ser um titã irracional para sempre.

Quais são os nove Titãs Originais?

Titã Fundador

Eren transformado em Titã Fundador no mangá Shingeki no Kyojin

O Titã Fundador tem o poder de controlar os titãs comuns, isso inclui desde controlar suas ações à suas memórias. Na história apenas pessoas com sangue real, ou descendente de alguém da realeza, consegue utilizar esses poderes.

Sua aparência varia de acordo com seu portador — Ymir tinha uma aparência humanoide mas com o rosto de caveira, enquanto Eren possui uma aparência bem mais assustadora. O ponto em comum entre seus portadores parece ser a exposição das costelas durante a transformação.

  • Altura: Aproximadamente 13 metros de altura.
  • Portadores: Frieda ReissGrisha e Eren Yeager.

Titã de Ataque

Titã de Ataque

O verdadeiro poder do Titã de Ataque foi revelado apenas no mangá até o momento, mas deve ser revelado na adaptação dessa segunda parte da quarta temporada. De acordo com a história original, o Titã de Ataque tem o poder de acessar e intervir em memórias de outros portadores de seu titã, sejam eles do passado ou do futuro.

Sua aparência está diretamente ligada a aparência de seu portador, variando entre tamanho, fisionomia, número de dentes e músculos.

  • Altura: aproximadamente 15 metros;
  • Portadores: Eren KrugerGrisha Yeager e Eren Yeager.

Titã Colossal

Titã Colossal

O maior dos titãs, o Titã Colossal tem a capacidade de evaporar partes de seu corpo para exterminar com vapor quem estiver por perto, além de ter uma transformação explosiva e ser muito forte devido ao seu tamanho e resistência.

Apesar da fisionomia do titã variar de acordo com seu portador, a aparência no geral desse titã permanece inalterada, aparentando sempre ser um corpo humano com os músculos a mostra, sem a pele.

  • Altura: 60 metros;
  • Portadores: Bertolt Hoover e Armin Arlert.

Titã Blindado

Titã Blindado

O Titã Blindado apresenta apenas uma armadura ao redor de seu corpo que o faz ser praticamente impenetrável, força e velocidade. Fora isso ele não possui nenhuma outra habilidade ou poder.

Como Reiner Braun é o único portador desse titã que conhecemos, não há como saber se sua aparência varia de acordo com cada pessoa que o comanda, mas a aparência do Titã é a de um humano sem pele, com uma espécie de armadura cobrindo seus músculos.

Assim como o Titã Colossal, ficou sob a posse de Marley após a investida de seu exército contra os Eldianos.

  • Altura: aproximadamente 15 metros;
  • Portador: Reiner Braun.

Titã Fêmea

Titã Fêmea

Graças a sua portadora, a Titã Fêmea possui diversas habilidades de combate , é extremamente inteligente e consegue copiar técnicas de seus adversários apenas de olhar. Ela também consegue atrair titãs normais com o grito e tem a capacidade de endurecer sua pele feito aço no local e hora que quiser.

Em relação a aparência, assim como os dois anteriores, ela também aparenta ter perdido a pele, ficando com músculos a mostra, mas possui um corpo nitidamente feminino.

  • Altura: aproximadamente 14 metros de altura;
  • Portadora: Annie Leonhart.

Titã Bestial

Titã Bestial

O Titã Bestial tem uma grande capacidade destrutiva tanto por seu tamanho, quanto por sua habilidade de arremessar coisas a longa distância com força e precisão admiráveis.

Ele tem uma aparência completamente diferente dos outros, mais animalesca. Com pelos em partes de seu corpo, longos braços e dentes afiados, este é um dos titãs que mais deu trabalho para a Tropa de Exploração e o próprio Capitão Levi.

Zeke Yeager, irmão de Eren, é o portador desse titã e o recebeu de Tom Ksaver. Como Zeke tem sangue real, acabou despertando novos poderes que seus antigos portadores não tinham acesso e com isso desenvolveu a capacidade de transformar e comandar eldianos.

  • Altura: 17 metros;
  • Portadores: Zeke Yeager e Tom Ksaver.

Titã Carroça

Titã Carroça

O Titã Carroça é aquele que consegue manter por mais tempo a transformação, mas é um dos menos respeitado. Ele é um quadrúpede, com grande velocidade e resistência, frequentemente utilizado em combate para transportar armas e alimentos.

Tem uma aparência humanoide, mas só anda como um animal quadrúpede. Além disso, apresenta uma boca cumprida que aparenta ser uma mistura entre boca e bico.

  • Altura: aproximadamente 4 metros;
  • Portadora: Pieck Finger.

Titã Mandíbula

Titã Mandíbula

O Titã Mandíbula possui dentes e garras que são capazes de destruir praticamente qualquer tipo de material, além de aproveitar bem seu tamanho pequeno para ser mais ágil e veloz.

Ele apresenta um corpo bem musculoso e o destaque de sua aparência vai para sua boca – como seu próprio nome sugere – e suas garras afiadas. Ele também possui longos cabelos e é um dos menores entre os 9 titãs, ficando a frente apenas do Titã Carroça.

  • Altura: 5 metros;
  • Portadores: Marcel GalliardYmir (não a criadora dos Titãs, uma eldiana) e Falco Grice.

Titã Martelo de Guerra

Titã Martelo de Guerra

O Titã Martelo de Guerra é o único que pode ser controlado à distância — e essa não é sua única habilidade. Ele também pode endurecer partes de seu corpo, as transformando em armas, se tornando assim um dos titãs mais poderosos.

Sua aparência pode mudar de acordo com cada portador e também pela sua capacidade de mutação, mas sempre mantém o padrão humanoide, como se usasse uma armadura por cima de seu rosto.

Altura: aproximadamente 15 metros;

Portadores: Lara Tybur (a irmã mais nova de Willy) e Eren.

Você sabia esses detalhes sobre os Titãs Originais? Está ansioso para ver mais deles na segunda parte da quarta temporada? Deixe nos comentários qua é o seu titã preferido e o motivo!

Confira também: