Shingeki No Kyojin Temporada 4: Tudo sobre o futuro de Attack On Titan

Capa da Publicação

Shingeki No Kyojin Temporada 4: Tudo sobre o futuro de Attack On Titan

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Cerca de oito anos após a sua estreia, o anime de Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs, nos mangás da Panini) está prestes a concluir a empolgante saga de Eren Jaeger. A história do mocinho que virou vilão finalmente terá um fim com a temporada 4, que teve sua primeira parte exibida no início deste ano.

Se você acompanha a Legião, sabe que já falamos sobre o que você pode esperar para a segunda parte, que estreia apenas em 2022, sem entrar em spoilers. Mas se você é como eu e não quer esperar para saber tudo sobre o futuro de Attack on Titan, preparamos uma lista com as principais revelações da temporada final do anime. Amantes de spoilers, essa matéria é para vocês!

Qual foi a história da parte 1?

Em dezembro de 2020, estreou a primeira parte da temporada final de Shingeki no Kyojin. Divida em 16 episódios, a adaptação cobriu os capítulos 91 a 116 do mangá escrito por Hajime Isaiyama. A história começa anos depois da grande revelação do final da terceira temporada, em que registros no porão do pai de Eren expuseram a verdade sobre a nação de Marley.

Essa descoberta muda completamente Eren Yeager, que passa a agir de maneira fria como um vilão. Ele ataca a cidade de Liberio e ameaça a vida de seus antigos amigos diversas vezes. Ao longo de seus atos terroristas, Eren acaba acumulando um grupo de seguidores. A temporada termina com o início de uma guerra por Paradis, onde esses seguidores pretendem instaurar um novo Império Eldiano com Eren como líder.

O vídeo não está mais disponível.

Qual será a história da parte 2?

A história da parte 2 de Shingeki no Kyojin, que cobre o final do arco Guerra por Paradis do mangá, verá a Tropa de Exploração procurando uma forma de impedir os avanços agressivos de Eren. A parte final do anime começa com uma frota de Marley invadindo Paradis para tentar recuperar o Titã Fundador de Eren.

Essa temporada vai unir antigos inimigos na luta contra Eren Yeager e seu exército de Titãs, decidido a destruir o mundo exterior para salvar Paradis. Segredos obscuros sobre os Titãs serão revelados e Mikasa precisará fazer uma escolha que definirá o futuro do universo de Attack on Titan.

Imagem de capa do item

Ymir e o princípio de tudo

O grande ponto de virada será a revelação da história completa da primeira humana a se tornar uma Titã. Ymir foi uma mulher escravizada pela Família Fritz que se torna a Titã Fundadora após absorver um poder misterioso. Ela vê nesse poder uma oportunidade de recuperar a confiança de seus mestres e se apresenta à Família Real procurando redenção.

Ela nutria um certo amor doentio pelo Rei e esperou por 2000 anos na Coordenada para que alguém a libertasse desse ciclo de dor. Zeke pretendia usá-la para impedir que Eldianos pudessem se reproduzir, mas Eren tem outros planos. Ymir aparece novamente no final alternativo que foi incluído na versão encadernada.

Imagem de capa do item

Qual é o final de Eren?

Depois de causar o genocídio de diversas populações ao longo da temporada, não dava para esperar um desfecho muito feliz para Eren Yeager. Nos capítulos finais do mangá, ele está liderando os Titãs da Muralha na forma suprema do Titã Fundador em uma guerra contra todos.

Só com a união do Titã Mandíbula e do Titã Colossal que os membros sobreviventes da Tropa de Exploração conseguem uma brecha nas defesas do Titã Fundador. Mikasa consegue se aproximar de Eren, que sem resistir tem sua cabeça cortada completamente fora por sua amada. No fim, Eren morre trazendo uma nova era de paz.

Imagem de capa do item

O que acontece com os Titãs?

Quando Eren é morto, todas as memórias que apagou com o poder do Titã Fundador vêm à tona. Mikasa carrega sua cabeça decepada até Armin, que lembra de uma conversa com Eren. Ela havia conseguido convencer Ymir, a primeira Titã, a abrir mão de seus poderes.

Com o fim da guerra, todos os Titãs sobreviventes voltaram a ser simples humanos. Eles, que já começavam a se tornar armas de guerra obsoletas, superados pelos avanços tecnológicos, desaparecem oficialmente da face da Terra. Até mesmo os atuais portadores dos Titãs Originais, como Falco, Reiner e Annie perdem a habilidade de se transformar.

Imagem de capa do item

O que acontece quando a guerra acaba?

Três anos após a morte de Eren, o mundo goza de uma relativa paz. A milícia Jaegerista passou a agir como o exército da ilha Paradis, preparada para o dia em que o mundo exterior buscasse vingança. Reiner, Pieck, Jean e outros sobreviventes da Batalha do Céu e da Terra se tornam embaixadores, negociando os termos de paz entre Marley e Paradis.

Na versão original, Mikasa nunca supera a morte de Eren e continua devota a seu amado por anos a fio. Quando seus amigos chegam a Paradis, ela está sentada na árvore em que ele gostava de descansar quando criança, onde ele também foi enterrado. Ela tenta mantê-lo atualizado de tudo que acontece e age como se ele ainda estivesse ali. Um fim no mínimo polêmico para uma personagem tão independente.

Imagem de capa do item

Existe um final alternativo?

Após muita retaliação dos fãs, o capítulo final do mangá foi ligeiramente alterado incluindo páginas inéditas que recontextualizam o papel de Mikasa no final da saga. A nova versão está incluída na versão definitiva encadernada que combina os capítulos finais da história e chegará oficialmente às bancas brasileiras em agosto. É provável que as novas páginas sejam adaptadas como as cenas finais do anime.

Nelas, Mikasa conversa com Ymir para libertá-la de sua espera, aceitando juntas que o amor a qual devotaram suas vidas era um relacionamento tóxico. Com essa realização, Mikasa se sente mais livre para seguir a sua vida após a morte de Eren. Nesta versão, quando visita o túmulo de Eren três anos depois, Mikasa está acompanhada de sua recém-formada família, incluindo um marido misterioso.

Imagem de capa do item

Quando estreia a parte 2 da Temporada 4 de Shingeki no Kyojin?

Não vai demorar muito para você poder ver o final definitivo de Shingeki no Kyojin animado pelas mãos habilidosas do estúdio MAPPA, também responsável por Jujutsu Kaisen. Se tudo ocorrer bem, a nova leva de episódios está prevista para estrear em janeiro de 2022, junto da “temporada de inverno” dos animes.

O arco final deve adaptar capítulos 117 a 139 do mangá, o que pode resultar entre dez a doze episódios. É possível que cenas completamente inéditas sejam incluídas para aumentar a duração da parte final, possivelmente mudando o final do mangá para agradar mais os fãs da animação.