Todas as Princesas da Disney em ordem: os nomes, os filmes e a personalidade de cada uma

Capa da Publicação

Todas as Princesas da Disney em ordem: os nomes, os filmes e a personalidade de cada uma

Por Evandro Lira

As Princesas da Disney foram sendo apresentadas ao longo de várias décadas, à medida que as personagens protagonizavam alguns dos principais títulos do estúdio de animação da Disney. Hoje, elas representam uma das franquias mais bem sucedidas da Casa do Mickey.

Neste artigo, explicamos no que consiste a marca Disney Princesas, falamos sobre a origem da franquia e listamos todas as personagens, com informações sobre elas, seus filmes e ordenando-as de acordo com seu número dentro da franquia. 

O que são e como surgiram as Princesas da Disney?

Princesas da Disney (ou Disney Princess no original) é uma franquia de mídia focada em produtos infantis, tais quais brinquedos, roupas, cosméticos, decoração, entre outras coisas. A marca tem como base o grupo chamado Princesas da Disney, personagens femininas que estrelaram alguns dos filmes animados mais bem sucedidos da Disney.

A criação da marca se deu entre 1999 e 2000, quando o ex-executivo da Disney Products, Andy Mooney, notou que existia uma demanda por fantasias de princesas populares, uma vez que garotinhas de todo o país usavam roupas genéricas de princesas no Halloween. O sobrinho de Walt Disney, Roy Edward, foi contra à criação da franquia, pois acreditava que não deveriam misturar as personagens de contos de fadas diferentes.

Quando o projeto Princesas da Disney foi finalmente anunciado e lançado, todo o material de marketing apresentava as personagens juntas, mas nunca interagindo ou fazendo contato visual umas com as outras. Era a primeira vez que as princesas seriam vistas e comercializadas separadas dos títulos de seus filmes.

As 11 princesas da Disney

As Princesas da Disney são 12 personagens anexadas à franquia.

Quem são todas as Princesas da Disney em 2022?

As Princesas da Disney são heroínas de filmes de animação de propriedade da Walt Disney Company. O grupo não inclui todas as personagens femininas apresentadas em todos os filmes e nem todas as personagens que possuem um título real em suas histórias. Na verdade, o grupo é formado oficialmente por 12 princesas.

Quando o projeto foi criado, apenas 10 personagens faziam parte da marca. Ao longo dos anos, algumas foram removidas e outras foram incluídas.

Confira quem são as atuais Princesas da Disney:

1 – Branca de Neve

Idade: 14 anos

Filme original: Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Outras aparições: O Point do Mickey (2001); O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey (2001), Princesinha Sofia (2012); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Branca de Neve não é apenas a primeira princesa oficial da Disney como também é a primeira protagonista de um longa-metragem da história da animação. No filme, Branca de Neve é perseguida pela sua madrasta, a Rainha Má, que resolve se livrar da enteada após o Espelho Mágico revelar que Branca de Neve era a mulher mais bela do mundo.

Alegre e gentil, Branca de Neve encontra na amizade com sete anões da floresta um novo lar, enquanto foge da ira da sua madrasta. Quando é enfeitiçada pela Rainha, disfarçada de velha, Branca de Neve cai em um sono profundo, só podendo ser despertada com um beijo de amor verdadeiro.

O figurino que foi eternizado na imagem da princesa é o icônico corpete azul com saia amarela, mangas bufantes azul com vermelho e um colarinho alto branco.

A atriz Rachel Zegler será a intérprete de Branca de Neve na adaptação em live-action da Disney, programada para ser lançada em 2025.

2 – Cinderela

Idade: 19 anos

Filme original: Cinderela (1950)

Outras aparições: Point do Mickey (2001); O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey (2001); Cinderella II: Os Sonhos se Realizam (2002); Cinderela III: Uma Volta no Tempo (2007); Princesinha Sofia (2012); live-action Cinderela (2015); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018) 

Protagonista do filme que leva seu nome, Cinderela é a segunda princesa oficial da Disney. Na história, depois da morte do seu pai, ela passa a servir como escrava de sua madrasta e suas irmãs, mas nunca deixa de ser uma jovem amável e cheia de esperanças.

Com a ajuda dos pequenos animais de quem é amiga e também da Fada Madrinha, Cinderela vai ao baile do Príncipe Encantado, com quem dança apaixonadamente mas de quem precisa se despedir às pressas uma vez que a magia da Fada Madrinha acaba na última badalada da meia-noite.

Cinderela é, certamente, uma das princesas mais famosas da cultura pop, reconhecida mundialmente pela história de seus sapatinhos de cristal e pelo icônico vestido azul-prateado.

Em 2015, ela ganhou uma versão live-action pela Disney, onde foi vivida por Lily James.

3 – Aurora

Idade: 16 anos

Filme original: A Bela Adormecida (1959)

Outras aparições: Princesas Disney: Siga Seus Sonhos (2007); Princesinha Sofia (2012), Malévola (2014); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018); Malévola: Dona do Mal (2019)

Aurora é a personagem principal do longa A Bela Adormecida e a terceira princesa oficial da Disney. Na trama do filme, uma fada chamada Malévola amaldiçoa a princesa recém-nascida, prevendo que ela cairá em sono profundo em seu aniversário de 16 anos após espetar o dedo numa roca.

Por causa disso, Aurora é levada para ser criada por três fadas bondosas, escondida em uma floresta. Infelizmente, elas não conseguem impedir que a predição de Malévola se realize, e Aurora cai no sono, só podendo ser despertada com um beijo de seu amor verdadeiro, o Príncipe Phillip.

Aurora foi por trinta anos a última Princesa da Disney, já que seu filme foi um fracasso comercial e crítico, fazendo com que a Disney só retomasse a lançar produções estreladas por princesas em 1989, com A Pequena Sereia. A personagem de A Bela Adormecida é a protagonista de um filme de animação da Disney que possui menos falas.

No filme, o vestido de Aurora é azul, embora uma piada divertida envolvendo as Fadas Madrinhas e a cor do vestido também o tenha mostrado cor-de-rosa. Nas imagens oficiais da marca Princesas da Disney, Aurora usa o vestido rosa, decisão tomada para diferenciá-la de Cinderela.

No filme em live-action que reconta a história de Aurora, Malévola, a princesa é vivida por Elle Fanning.

4 – Ariel

Idade: 16 anos

Filme original: A Pequena Sereia (1989)

Outras aparições: série de TV A Pequena Sereia (1992); A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar (2000); Point do Mickey (2001); O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey (2001); A Pequena Sereia: A História de Ariel (2008); Princesinha Sofia (2012); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Ariel é a protagonista de A Pequena Sereia, a quarta Princesa da Disney e a primeira princesa não humana do estúdio. Em seu filme original, Ariel é apresentada como uma sereia, filha do Rei Tritão de Atlântida, que deseja fazer parte do mundo dos humanos. Depois de se apaixonar pelo Príncipe Eric, um homem que ela salvou de um naufrágio, a jovem sereia faz um trato com a bruxa do mar Úrsula, a fim de ganhar pernas e poder viver na superfície. Em troca, ela entrega sua voz à bruxa.

Sendo a primeira princesa da Disney apresentada em trinta anos, Ariel era completamente diferente das que vieram anteriormente. Seu comportamento rebelde e curioso conversava muito mais com personagens femininas da época. Apesar de ser uma adolescente no primeiro filme, no segundo A Pequena Sereia, Ariel já é uma adulta e mãe da jovem Melody, sendo assim, a única princesa a se tornar mãe em suas histórias.

Seu visual de sereia, com sutiã de conchas lilás e uma barbatana verde que contrasta com seus longos cabelos ruivos, é o mais emblemático. No entanto, quando aparece no material de marketing da franquia Princesas da Disney, Ariel está sempre em sua forma humana, usando um vestido rosa ou verde.

A Disney lançou uma versão live-action de A Pequena Sereia com Halle Bailey no papel de Ariel.

5 – Bela

Idade: 17 anos

Filme original: A Bela e a Fera (1991)

Outras aparições: A Bela e a Fera – O Natal Encantado (1997); A Bela e a Fera: O Mundo Mágico de Bela (1998); Contos de Amizade da Bela (1999); Point do Mickey (2001); O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey (2001); Princesinha Sofia (2012); live-action A Bela e a Fera (2017); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Bela é a protagonista de A Bela e a Fera e a quinta Princesa da Disney. Ela é uma jovem muito inteligente e leitora voraz, que deseja se aventurar para longe de sua pequena aldeia. Quando seu pai é aprisionado por uma fera misteriosa, dona de um castelo encantado, Bela se oferece em troca da liberdade do homem.

No palácio, Bela descobre que o local sofre com uma maldição onde todos os moradores foram transformados em objetos e seu dono, um jovem príncipe, transformado numa fera. Logo, Bela passa a enxergar para além da aparência da criatura e se apaixona pela Fera.

Bela é uma das princesas mais queridas da Disney e após o lançamento do filme foi elogiada por vários críticos devido às suas aspirações e atitude de heroína. Seu vestido amarelo, junto ao da Cinderela, é provavelmente o figurino mais icônico das princesas.

Um filme live-action estrelado por Emma Watson no papel de Bela foi lançado em 2017.

6 – Jasmine

Idade: 16 anos

Filme original: Aladdin (1992)

Outras aparições: O Retorno de Jafar (1994); série de TV Aladdin (1994); Aladdin e os 40 Ladrões (1996); Princesas Disney: Siga Seus Sonhos (2007); Princesinha Sofia (2012); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018); live-action Aladdin (2019)

Jasmine é uma personagem de Aladdin e oficialmente a sexta Princesa da Disney. Filha do Sultão, ela é astuta e não abaixa a cabeça para as ideias que discorda, o que inclui o casamento arranjado. Na trama, ela se apaixona por Aladdin, um garoto esperto que habita as ruas próximas ao palácio do Sultão e que encontrou uma lâmpada mágica que realiza desejos.

Ao contrário de todas as princesas anteriores, Jasmine é uma personagem coadjuvante de seu filme original, sendo o interesse amoroso do protagonista. Trata-se da primeira Princesa da Disney que não é da Europa, bem como a primeira princesa não-branca do estúdio.

Seu visual apresenta um longo cabelo preto preso em um rabo de cavalo separado por duas faixas azul-clara e uma tiara com uma safira no centro. Jasmine usa um cropped azul, calças folgadas e sapatos da mesma cor. Nas orelhas e pescoço, podem ser vistos brincos e um colar dourados.

Naomi Scott interpretou Jasmine na adaptação em live-action de Aladdin lançada em 2019.

7 – Pocahontas

Idade: 18 anos

Filme original: Pocahontas (1995)

Outras aparições: Pocahontas 2 – Uma Jornada para o Novo Mundo (1998); Point do Mickey (2001); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Pocahontas é a protagonista do filme que leva seu nome e a sétima princesa da Disney. É a primeira princesa americana e a primeira que é vagamente baseada em uma figura histórica.

No filme, Pocahontas é a única filha do chefe do povo Powhatan. Aventureira e de espírito livre, ela sente que se casar com o homem que seu pai deseja não é o caminho correto a se seguir. Ela cria um vínculo forte com John Smith, um homem inglês pertencente a um grupo de colonizadores que desembarcam em terras americanas, e o ensina sobre sua cultura e sobre a natureza.

O design de Pocahontas é bem diferente das outras princesas anteriores, tendo o rosto menos arredondado e mais angular. Ela usa um colar turquesa, possui uma tatuagem no braço, uma blusa com uma única alça e saia combinando.

8 – Fa Mulan

Idade: 16

Filme original: Mulan (1998)

Outras aparições: Point do Mickey (2001); O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey (2001); Mulan 2: A Lenda Continua (2004); Princesinha Sofia (2012); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018); live-action Mulan (2020)

Fa Mulan é a protagonista do filme Mulan e a oitava Princesa da Disney. Inspirada em uma figura lendária chinesa, Mulan desrespeita a tradição que diz que apenas homens devem ir à guerra quando seu pai, idoso e doente, é convocado. Disfarçada de homem, a jovem se alista no exército e parte em direção à batalha para defender a China do temível Shan Yu.

Mulan é a primeira princesa do Leste Asiático e a primeira que não pertence a uma família real ou que se casou com um príncipe. A personagem é uma das mais elogiadas da franquia da Disney, pois representa um ótimo exemplo para as crianças, a partir de sua determinação, coragem e a não necessidade de se restringir aos padrões de gênero.

Ao longo do filme, Mulan usa uma variedade de roupas, porém a mais marcante é o seu Hanfu verde e bege, um espartilho azul e uma faixa vermelha na cintura.

A Disney adaptou Mulan para um live-action em 2020, e a personagem foi vivida por Yifei Liu.

9 – Tiana

Idade: 19

Filme original: A Princesa e o Sapo (2009)

Outras aparições: Princesinha Sofia (2012); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Tiana é a protagonista do filme A Princesa e o Sapo e a nona Princesa da Disney. Trata-se da primeira representação negra da franquia e a última personagem originada de um filme de animação tradicional (2D). Na história, Tiana mora em Nova Orleans e tem o sonho de abrir um restaurante, mas no dia que compartilha um beijo com um príncipe que havia sido transformado em sapo, Tiana acaba sendo vítima da mesma maldição.

Inteligente, talentosa e muito determinada, Tiana tem um senso de honra muito grande e acredita que vai conseguir tudo o que deseja a partir de seus próprios méritos. Foi uma adesão à franquia da Disney muito elogiada por críticos, que enfatizaram sua personalidade e valores.

Em A Princesa e o Sapo, Tiana veste diversos trajes diferentes, porém, o que se destacou como seu vestido oficial é o verde cintilante de lírio, com luvas, tiara e sapatos da mesma cor, somados a um colar e brincos de diamantes azul.

Tiana será a protagonista de uma nova série animada, prevista para estrear em 2022 no Disney+.

10 – Rapunzel

Idade: 18

Filme original: Enrolados (2010)

Outras aparições: Princesinha Sofia (2012); Enrolados para Sempre (2012); As Enroladas Aventuras da Rapunzel (2017); Enrolados Outra Vez: O Especial (2017); WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Rapunzel é a protagonista de Enrolados, bem como a décima Princesa da Disney, a primeira personagem da franquia originalmente animada por computação gráfica e a primeira princesa europeia da Disney em 20 anos.

Na história, Rapunzel é uma jovem cujo cabelo gigantesco tem poderes mágicos. Ela é mantida isolada do mundo em uma torre, criada por uma velha vaidosa chamada Gothel, que usa as habilidades dos cabelos da garota para permanecer sempre jovem. O que Rapunzel não sabe é que ela é uma princesa desaparecida e que seus pais, rei e rainha de um reino não muito distante, nunca pararam de lhe procurar.

Ainda que tenha sido mantida longe do resto do mundo desde que se entende por gente, Rapunzel é inteligente, talentosa e tem sede de conhecimento e aventura.

Seu cabelo é um dos aspectos mais importantes da história e, para os animadores que trabalharam em Enrolados, foi considerado o maior desafio do processo de desenvolvimento. Na franquia Princesas da Disney, Rapunzel aparece como uma personagem de animação 2D e usa uma vestimenta tradicionalmente usada por camponesas do Leste Europeu.

11 – Merida

Idade: 16

Filme original: Valente (2012)

Outras aparições: WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Merida é a protagonista de Valente, bem como a décima primeira Princesa da Disney e a primeira princesa que não pertence a um filme da Disney, mas sim da Pixar, estúdio de animação adquirido pela Disney.

Na história de Valente, Merida é uma princesa que deve seguir os costumes do seu reino, como o de se casar com um cavalheiro rico e importante. No entanto, o que ela deseja é ser livre para trilhar seu caminho sozinha, o que acaba gerando um abalo na sua relação com a mãe, a Rainha Elinor.

Merida foi amplamente bem recebida pelos críticos de cinema, que elogiaram a confiança e a coragem da personagem. Tanto sua personalidade única quanto o fato de que ela não precisou de um interesse romântico masculino durante todo o filme, tornaram a princesa uma das mais inspiradoras da Disney.

Seu vestido é de um verde-azulado, com decote largo e um cinto com uma grande fivela dourada e um lenço. Merida também usa pulseiras que circundam a manga longa do vestido.

12 – Moana

Idade: 16

Filme original: Moana (2016)

Outras aparições: WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)

Moana é a personagem principal do filme que leva seu nome e é a décima segunda Princesa da Disney. Na história do longa, Moana parte em uma jornada para salvar seu povo de uma praga e conhece o semideus Maui, que a guia em uma aventura pelos oceanos.

Obstinada, corajosa e inteligente, Moana é a quinta princesa não caucasiana da Disney e a segunda a não ter um interesse amoroso. Ela foi amplamente elogiada por sua independência, por seu corpo crível e por abraçar sua cultura.

O figurino de Moana se relaciona diretamente com a cultura polinésia, produzido por diversos recursos naturais encontrados por lá. A personagem usa um top crop vermelho feito amora, da mesma cor da faixa que fica em sua cintura. Sua saia é feita de pandanas desfiadas e camadas de tapa, com uma fenda que ajuda na sua mobilidade.

Moana vai protagonizar uma série do Disney+ programada para estrear em 2024. 

Quais princesas da Disney foram removidas da franquia?

A formação original das Princesas da Disney inclui algumas personagens que acabaram sendo removidas posteriormente. São elas:

  • Sininho/Tinker Bell de Peter Pan (1953): Sininho é a fada parceira de Peter Pan. Ela foi removida da franquia Princesas da Disney para ser a mascote de outra marca, Disney Fadas.
  • Esmeralda de O Corcunda de Notre Dame (1996): A personagem foi removida da franquia Princesas da Disney por não ser comercializável o suficiente, já que as vendas de O Corcunda de Notre Dame não atingiam crianças por se tratar de um filme mais “adulto”.

Personagens como Giselle de Encantada e Jane de Tarzan chegaram a ser consideradas para a franquia, mas não passaram na seleção final.

Sininho e Esmeralda já foram Princesas da Disney

Tinker Bell e Esmeralda já foram do line up oficial das Princesas da Disney.

Quais são os critérios para ser uma Princesa da Disney?

Embora provavelmente existam alguns critérios para que uma heroína da Disney seja anexada à franquia Princesas, eles nunca foram revelados publicamente. Enquanto alguns acreditam que as personagens precisam necessariamente pertencer a alguma linhagem real — seja por nascimento ou casamento — isso cai por terra quando Mulan, que vem de uma família comum e que não casou com nenhum príncipe, é uma das mais conhecidas Princesas da Disney.

Se um dos fatores principais envolvesse ser protagonista de seu filme original, Jasmine não seria considerada. Da mesma forma que Merida não seria uma Princesa da Disney se cantar músicas durante o filme fosse um dos critérios.

É evidente que para ser uma Princesa da Disney — ou seja, para fazer parte da franquia de produtos Princesas da Disney –, as personagens são escolhidas puramente com base em quão rentável elas serão para a marca.

Se a exclusão de Tinker Bell e Esmeralda já não deixava isso claro, a ausência de Anna e Elsa é a prova cabal desta teoria. Ao contrário das outras princesas, as protagonistas de Frozen são mais lucrativas se vendidas separadamente devido ao imenso sucesso da marca Frozen.

Isso quer dizer que a única lógica aplicada à franquia Princesas da Disney é a lógica comercial.

Quer assistir a todos os filmes estrelados pelas Princesas da Disney? Assine o Disney+ e tenha acesso às melhores histórias de Anna, Elsa, Mulan, Cinderela, Ariel e todas as outras. Consulte os preços e assine hoje mesmo!

Fique com: