Por que Anna e Elsa, de Frozen, não são oficialmente Princesas da Disney?

Capa da Publicação

Por que Anna e Elsa, de Frozen, não são oficialmente Princesas da Disney?

Por Evandro Lira

Desde 2013, quando Frozen: Uma Aventura Congelante se tornou um dos maiores fenômenos da Disney, as personagens Anna e Elsa foram canonizadas na mente do público como parte do grupo chamado de Princesas da Disney. No entanto, você ficaria surpreso em descobrir que as duas não são oficialmente colegas de Cinderela, Bela ou Mulan.

Alguns poderiam afirmar que as irmãs de Arendelle não cumprem os requisitos chaves para fazer parte das Princesas da Disney, o que certamente justificaria a ausência das personagens no line-up. No entanto, isso seria uma falácia, afinal Anna e Elsa possuem quase todos os aspectos que tornam uma heroína da Disney uma Princesa.

Ambas são de linhagem real. Elsa é a filha mais velha do rei e rainha de Arendelle e acaba assumindo o trono como rainha após a morte de seus pais, no primeiro filme. Anna, por sua vez, é a irmã mais nova de Elsa, portanto, princesa. Em Frozen II, Anna chega a ocupar o trono da irmã.

Anna e Elsa cantam pelo menos uma música cada, são protagonistas de seus filmes originais, não aparecendo apenas em sequências ou produtos derivados. Tudo isso caracteriza as duas como aptas a serem parte das Princesas da Disney.

Anna e Elsa de Frozen não são Princesas da Disney

Mesmo se encaixando em vários critérios, Anna e Elsa não são Princesas da Disney

Por que Anna e Elsa não são Princesas da Disney?

As duas personagens de Frozen são produtos muito rentáveis sozinhas, o que as diferencia das outras personagens femininas da Disney.

Para entender esta questão é importante ressaltar que Princesas da Disney é uma franquia de mídia focada em produtos infantis, tais quais brinquedos, roupas, cosméticos, decoração, etc. A marca usa, como parte do marketing, um grupo de personagens que inclui Ariel, Jasmine, Rapunzel, Moana e outras.

Desse modo, estas personagens retiradas de filmes tais quais A Pequena Sereia, Aladdin, Enrolados e Moana são usadas para vender produtos que não tem ligação com seus filmes de origem. Porém, esse caso não se aplica à Anna e Elsa.

Ao contrário das outras princesas, Anna e Elsa são mais lucrativas se vendidas separadamente devido ao imenso sucesso de Frozen. O nome do filme lançado em 2013 é muito mais forte que o nome das próprias personagens, assim, é mais seguro comercializar a marca Frozen estampada por Anna e Elsa do que incluí-las em um grupo repleto de outras personagens.

Isso quer dizer que as rainhas de Arendelle não fazem parte da linha Princesas da Disney porque possuem sua própria linha especial.

Fique com: