Kakashi: Quem é o pai do shinobi de Naruto?

Capa da Publicação

Kakashi: Quem é o pai do shinobi de Naruto?

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

Naruto continua cheio de gás mesmo após 23 anos de publicação e, mesmo que várias questões já tenham sido resolvidas pela trama em capítulos anteriores, outras seguem sem solução e fazendo com que os fãs tapem os buracos que encontram por conta própria elaborando teorias, sendo elas fundadas ou nem tanto assim.

Não é o caso, no entanto, da paternidade de Kakashi Hatake, um dos ninjas mais misteriosos da fase clássica do anime e mais queridos de toda a obra. As duvidas com relação a identidade do pai de Kakashi foram esclarecidas no episódio 159 da fase Shippuden, que nos introduz ao personagem Sakumo Hatake, pai do sensei de Naruto, Sakura e Sasuke.

O texto abaixo possui gatilhos sobre o tema suicídio.

Quem é Sakumo Hatake?

Sakumo Hatake, pai de Kakashi Hatake.

Sakumo Hatake era um ninja bastante conhecido na Aldeia da Folha, sendo tão poderoso que suas habilidades eram comparadas até mesmo com as dos Sannins Lendários de Konoha. Ele era idolatrado por seu filho, Kakashi, que via nele e na sua dedicação como pai o maior exemplo a ser seguido quando crescesse.

O pai de Kakashi perdeu a esposa quando seu filho ainda era muito pequeno, criando seu filho sozinho e dando o máximo de si para cumprir seu papel como ninja respeitado e não deixar a desejar como pai.

Quais são as habilidades de Sakumo Hatake?

Kakashi ao lado de seu pai.

O ninja era extremamente habilidoso e levantava o questionamento entre os demais personagens do anime sobre quem se sairia melhor em uma batalha, ele ou Minato Namikaze que, à época, ainda não havia sido elevado ao posto de quarto hokage. Além disso, ele possuía tantos seguidores e apoiadores quanto os próprios Sannins e, mais tarde, foi motivo de medo de um inimigo de Kakashi, que o confundiu com seu pai.

Sakumo era versado em kenjutsu, técnica voltada ao uso de espadas que pode ser combinada com ninjutsu, taijutsu e até mesmo genjutsu. Sua principal habilidade chamava-se Sabre de Chakra da Luz Branca, técnica que emitia uma luz branca de chakra que rendeu ao personagem o apelido de Presa Branca da Folha. Essa técnica foi passada para Kakashi posteriormente.

Que fim levou Sakumo Hatake?

A técnica de Sakumo foi passada para seu filho após sua morte.

Infelizmente, durante uma missão fadada ao fracasso liderada por ele, o ninja optou por desistir do alvo ao invés de prosseguir e cumprir o que era proposto no intuito de proteger a vida de seus companheiros. Isso fez com que sua reputação fosse destruída e ele começasse a ser visto por seus companheiros como um covarde já que, para os shinobi, o resultado das missões é sempre mais importante que suas vidas ou a de seus companheiros.

Sakumo era um pai dedicado e Kakashi o via como um exemplo.

Sakumo Hatake não aguentou a pressão de ser tratado como vinha sendo e cometeu suicídio, deixando sua técnica do sabre de chakra da luz branca para seu filho, Kakashi. Posteriormente, o sensei de Naruto combinou essa técnica com a sua própria, o chidori, em um episódio de Naruto Shippuden, chamando essa fusão de Lenda do Canino Branco, em uma clara homenagem ao seu falecido pai.

Aproveite e confira também: