Naruto: Por que Sakura teve papel reduzido no final da série?

Capa da Publicação

Naruto: Por que Sakura teve papel reduzido no final da série?

Por Flávia Pedro

Não é um segredo que na franquia de Naruto, apesar de se tratar de um anime que fala sobre ninjas, as kunoichis (mulheres ninjas) nunca tiveram tanto destaque quanto os personagens masculinos e o principal exemplo disso é a Sakura. Integrante do trio principal, ela nunca teve o devido destaque se comparado com Naruto e Sasuke. Em entrevista, Masashi Kishimoto – autor das obras – explicou os motivos.

Sakura Haruno é a principal kunoichi de Naruto, sendo integrante do Time 7 e trio principal, ao lado de Naruto e Sasuke. No início da série ela é descrita como uma aluna exemplar, ótima com o domínio de chakra e excelente em realizar e detectar genjutsus. Porém, na medida em que a história foi avançando, Sakura passou a ser uma garota que era apenas apaixonada por Sasuke.

Durante boa parte de Naruto Clássico ela se tornou uma personagem dependente com nenhum desenvolvimento pessoal, sempre precisando ser protegida por outras pessoas. Isso muda no início de Naruto Shippuden, onde vemos os resultados de seu treino com Tsunade: uma força esmagadora e domínio sobre ninjutsu médico.

Sakura em sua luta contra Sasori

Seu maior momento de destaque com certeza foi sua luta contra um membro da Akatsuki, o Sasori, onde tivemos a oportunidade de ver a garota resolvendo tudo com seus próprios punhos de forma incrível. Porém, depois desse momento tudo volta ao “normal” e Sakura volta para escanteio enquanto os dois protagonistas recebem novos poderes, transformações e atenção.

Masashi Kishimoto explicou os motivos que o levaram a escrever Sakura dessa forma, em entrevista a FujiTV lançada logo antes de The Last: Naruto the Movie (via ScreenRant). Segundo o autor: ele tentou escrever a garota de uma forma realista, mas não recebeu uma resposta positiva dos fãs e isso o fez repensar a forma como a havia escrito.

Sakura Haruno

Ele tinha que tornar a garota mais atraente, mas acabou não trabalhando em um desenvolvimento legal e isso fez com que nem sua família fosse apresentada de uma forma interessante (já que ela é uma das poucas personagens que ainda tem pai e mãe). Ela definitivamente é uma dos nomes mais subestimados de Naruto.

O que você acha da personagem? Concorda que ela poderia ser melhor trabalhada por Kishimoto ou gosta de como sua personalidade gira em torno do seu amor por Sasuke? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: