Homem de Ferro: Por que Don Cheadle substituiu Terrence Howard no MCU?

Capa da Publicação

Homem de Ferro: Por que Don Cheadle substituiu Terrence Howard no MCU?

Por Flávia Pedro

Terrence Howard deu vida ao Máquina de Combate nos cinemas durante o primeiro Homem de Ferro em 2008, primeira produção do Marvel Studios. A intenção dos produtores, inicialmente, era que Howard interpretasse James Rhodes também em outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Afinal, era a chance de ostentar um ator consagrado, indicado múltiplas vezes ao Oscar. Mas apesar de ser a estrela mais bem paga do elenco, ele acabou sendo substituído por Don Cheadle nos filmes seguintes. O que teria dado errado (via CBR)?

Por que Terrence Howard saiu de Homem de Ferro?

Terrence Howard em Homem de Ferro 1

No fim das contas, a motivação foi realmente financeira. Devido a seu histórico estelar, Howard recebeu cerca de $ 3,5 milhões no primeiro filme do Homem de Ferro, muito mais que o próprio protagonista do longa, Robert Downey Jr., que recebeu a singela quantia de $ 500.000.

A contratação de Robert era arriscada, devido a seu passado conturbado envolvendo problemas legais e consumo de drogas, e ainda tinha o fato de que ele não havia atuado em nenhum filme de ação até então. Porém, com a aclamação do público, rumores apontam que Downey teve o seu salário aumentado para U$ 10 milhões no segundo filme, o que refletiu em cortes em um corte de salário absurdo para Howard, que caiu para aproximadamente U$ 40.000 por filme. 

Claramente isso não agradou em nada o ator, que disse em uma entrevista à NPR em 2008 o seguinte:

“Aparentemente, os contratos que redigimos e assinamos não valem o papel em que são impressos às vezes. As promessas não são cumpridas e as negociações de boa fé nem sempre são retidas.”

Howard ainda afirmou ter ajudado Downey a conseguir o papel de protagonista, mas a Marvel desmentiu qualquer relação de Howard com a contratação de Downey.

Então, após a saída de Terrence do papel, Don Cheadle faz sua estreia como Rhodey em Homem de Ferro 2 e acabou reprisando seu papel em outros seis filmes do MCU. A chegada do ator deu tão certo que ele ainda retornou em uma participação especial na série da Disney+: Falcão e o Soldado Invernal.

Don Cheadle após substituir Terrence Howard

“Onde estivemos meio que progredindo Rhodey – até mesmo no último filme em que ele agora está de pé novamente e agora está andando de novo e agora está móvel novamente”, disse Cheadle aos podcast Post-Credits do BroBible.“Assim, à medida que a tecnologia continua a se desenvolver e fazemos inovações no traje e no que acontece, imagino que haverá outra elevação e outra maneira de continuar cavando essa parte de Rhodey.”

Terrence Howard anunciou sua aposentadoria como ator em setembro de 2019, mas já foi anunciado para dirigir e estrelar o piloto da série Delta Blues, e, mais recentemente, foi escalado para o filme de ficção cientifica Beneath.

Cheadle, por outro lado, retornará no Universo Marvel como o protagonista da série Armor Wars, que estreia exclusivamente no Disney+ em um futuro próximo. O que você achou da substituição? Não deixe de comentar!

Confira também: