O que aconteceu com o Homem-Aranha de Tobey Maguire após Homem-Aranha 3?

Capa da Publicação

O que aconteceu com o Homem-Aranha de Tobey Maguire após Homem-Aranha 3?

Por Arthur Eloi

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa chegou aos cinemas, conquistou números impressionantes na bilheteria, quebrou recordes de espectadores e definiu todas as grandes discussões da cultura pop em dezembro. Assim, é justo dizer que a poeira dos spoilers já baixou, e é possível analisar algumas de suas maiores surpresas.

A maior virada é, claro, o retorno dos atores que interpretaram o Homem-Aranha nas telonas antes do Universo Cinematográfico da Marvel e da chegada de Tom Holland. Um dos momentos mais memoráveis do filme reúne Tobey Maguire, da trilogia de Sam Raimi, com Andrew Garfield, de O Espetacular Homem-Aranha.

O filme realmente brilha quando todos os três estão juntos, e é nessas interações que podemos descobrir um pouco mais do que aconteceu com os personagens originais ao longo desses anos que ficaram fora das telas.

Qual foi o último filme do Homem-Aranha de Tobey Maguire?

Último filme protagonizado por Tobey Maguire foi Homem-Aranha 3 (2007)

Tobey Maguire já está fora das telas há quase 15 anos, visto que seu último filme, Homem-Aranha 3, foi lançado em 2007. O último capítulo da trilogia de Sam Raimi é bastante polêmico, marcado por decisões questionáveis e por intrigas entre o estúdio e o cineasta que ficam claras na obra final.

Na trama, Peter Parker passa por uma série de derrotas em sua vida – tanto amorosa quanto profissional e heroica -, mas se vê ganhando confiança e coragem quando entra em contato com um estranho simbionte alienígena que lhe dá poderes ainda mais fortes. Além dos embates com três vilões, sendo o Homem-Areia, Venom e o Duende Verde de Harry Osborne (James Franco), Parker também vira a própria vida ao avesso ao perder seu melhor amigo (que agora o tenta matar) e por tentar fazer ciúmes em Mary Jane (Kirsten Dunst) dando em cima de Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard).

Mesmo assim, Peter Parker consegue encontrar algum nível de paz nos momentos finais do filme. O Homem-Areia confessa que a morte do tio Ben anos antes havia sido um acidente, durante um assalto que deu errado; Harry Osborne também se desculpa por ter acreditado que foi o Homem-Aranha que matou seu pai, e até luta ao lado do amigo antes de morrer. A conclusão do longa acompanha Parker no funeral de seu melhor amigo, e depois visitando Mary Jane para buscar reconciliação.

O que aconteceu com o Homem-Aranha de Tobey Maguire depois da trilogia de Sam Raimi?

Peter Parker e Mary Jane se reaproximam com a morte de Harry Osborne em Homem-Aranha 3 (2007)

Em Sem Volta Para Casa, há algumas menções sobre como o Peter Parker de Tobey Maguire passou essa última década e meia. Em uma conversa com o Peter de Andrew Garfield em que discutem relacionamentos, ele explica que ainda está com Mary Jane Watson, e que o casal continua passando por altos e baixos, mas que sempre encontram uma forma de ficar juntos no final. Pela forma que ele ainda caminha com o uniforme do Teioso por baixo de suas roupas comuns, o longa também dá a indicar que ele nunca deixou de ser o Homem-Aranha – mesmo na casa dos 40 anos e com problemas nas costas.

Essa é a única revelação que o filme faz sobre o personagem, mas vale também olhar para os vazamentos antes da estreia. Em junho de 2021, um usuário do 4Chan vazou uma suposta versão do roteiro de Sem Volta para Casa. Surpreendentemente, agora é possível entender que o texto é muito preciso ao filme que chegou aos cinemas, salvo por mudanças na conclusão.

O roteiro vazado, que pode muito bem ser uma autêntica versão anterior que foi retrabalhada para o filme que vimos nas telonas, expande um pouco mais o que aconteceu com Tobey Maguire e Andrew Garfield. Essa versão levaria o Peter Parker de Tom Holland para visitar outras realidades brevemente, e por lá descobriria que o Peter de Maguire não só casou com Mary Jane como também é pai de uma filha com ela. Já o Parker de Garfield se tornou professor universitário.

No roteiro vazado de Sem Volta para Casa, Peter Parker não só se casou com Mary Jane como também teve uma filha com ela

Claro, nada disso foi oficialmente confirmado pela versão final de Sem Volta para Casa, e a ausência de Kirsten Dunst como Mary Jane também deixou a desejar para quem queria saber mais sobre o destino do Peter Parker da trilogia de Sam Raimi. Faz bastante sentido, considerando que o longa é focado na jornada do atual Peter Parker, e no fim dia pelo menos os fãs dos filmes de Tobey Maguire puderam vê-lo mais uma vez como Peter Parker depois de tanto tempo.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa segue em cartaz nos cinemas brasileiros. O longa chega ao catálogo da HBO Max em algum ponto de 2022.

Aproveite e confira: