Como Death Note terminou?

Capa da Publicação

Como Death Note terminou?

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Death Note se tornou um grande sucesso em diversas mídias, começando com o mangá escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, e ganhando ainda mais popularidade por meio da adaptação em anime. Criada em 2003, a obra original e suas adaptações têm como foco Light Yagami, um jovem gênio que encontra um misterioso caderno que possui a habilidade sobrenatural de tirar a vida de quem quer que tenha o nome escrito nas páginas.

Com esse poder, o protagonista decide matar indivíduos a quem considera criminosos, assumindo o nome de Kira para enviar sua mensagem ao mundo. Ao mesmo tempo, a história acompanha as tentativas de descobrir a identidade desse vigilante, por meio dos esforços de uma força-tarefa de elite inicialmente liderada pelo detetive L.

Ainda que essa trama de mistério tenha conquistado muitos fãs ao redor do mundo, seu fim não agradou a todos. Além disso, as versões do mangá, do anime e de adaptações em filme contam com algumas variações entre si, apresentando acontecimentos diferentes, mesmo que eles levem a resultados semelhantes. Aqui, explicamos qual é o fim de Death Note em diferentes versões!

Como o mangá de Death Note terminou?

Capa de um dos volumes de Death Note.

A versão do fim apresentada no mangá recebeu inúmeras reclamações por parte do público. Após anos de sucesso em agir como Kira sem ser pego, Light comete erros que levam à sua morte. Near, um dos investigadores que tenta desvendar o caso depois da morte de L, deduz que há uma conexão entre o vigilante que busca e Teru Mikami, um apoiador fanático do assassino que se considera deus.

O detetive consegue uma reunião com Light e o restante da Força-Tarefa que busca por Kira. Na ocasião, o protagonista tenta fazer com que Mikami mate near e os outros investigadores, mas a ação falha pelo Death Note do personagem ter sido substituído por um falso. Ainda assim, os nomes escritos provam a identidade do vigilante, já que Light era o único cujo nome não foi escrito.

No confronto que ocorre em seguida, o personagem principal é gravemente ferido, e implora que Ryuk, o shinigami que o acompanha desde o princípio, escreva o nome de todos presentes na sala. Sabendo que não havia saída para Light agora que havia sido provado que ele era Kira, o shinigami escreve o nome do jovem, que então encontra seu fim.

Apesar de essa conclusão ser criticada pelo fim que o protagonista levou, finalmente sendo descoberto e se encontrando sem saída, a finalização está de acordo com o que o escritor responsável pela série defende. No volume 13 de Death Note, que apresenta um guia da série, o autor afirma que “nenhum humano tem o direito de julgar as ações de outro. Ninguém deveria brincar de Deus.”

Como o anime de Death Note terminou?

A morte de Light no anime.

Assim como na conclusão do mangá, o anime termina com Light morrendo após o próprio Ryuk escrever o nome do jovem no Death Note. A diferença está em como o fim acontece, e o que leva o shinigami a esta decisão.

Tal como na obra original, Near e o restante da Força-Tarefa estão em uma espécie de armazém, onde se encontram com Light. Na animação, o protagonista tenta pegar um pedaço de papel de seu Death Note para escrever o nome do detetive, mas Matsuda atira nele quando isso acontece. Os tiros não são fatais, e o personagem consegue escapar para outro prédio.

Do topo de uma chaminé, Ryuk lembra Light da primeira promessa que fez a ele: de que o shinigami seria aquele que escreveria o nome do jovem no Death Note. Ele então cumpre essa promessa, tirando a vida do Kira original e levando a trama ao fim. Em ambas as versões, com a identidade do assassino revelada e a única saída para o personagem principal sendo ser capturado e preso, o shinigami entende que seu entretenimento com os humanos chegou ao fim, e decide dar a Light a “misericórdia” de não ter que passar o resto de sua vida na prisão.

Existem finais alternativos de Death Note?

Imagem do live-action japonês de Death Note.

Em outras adaptações, alguns elementos do fim da história foram alterados. A série original e o anime, no entanto, não contam com finais alternativos, sendo concluídas do modo descrito acima. A principal outra versão do fim da história foi apresentada pela série de filmes live-action japoneses, no qual a trama principal foi adaptada em Death Note (2006) e Death Note 2: The Last Name (2006).

A trama diverge da obra original porque, nessa versão, L não morre no fim da primeira metade. Assim, é ele quem arma o plano final para expor a identidade de Kira. Para isso, ele mesmo programa a sua morte ao escrever seu nome em um Death Note, além de manter a Força-Tarefa vigiando Light, sem que este último saiba, já que acredita que eles foram enviados a outro país. Visando parar essa investigação, o protagonista escreve o nome de seu pai no caderno, mas nada acontece e ele é cercado pela polícia.

Neste momento, o detetive revela seu plano, tendo sobrevivido às tentativas de LightMisa de matá-lo por ter escrito seu nome no Death Note primeiro. Ele também revela que o caderno no qual o personagem principal escreveu era falso, motivo pelo qual a tentativa de matar seu pai falhou. Encurralado, o jovem pede a Ryuk que mate todos ao redor dele, mas o shinigami decide matar o próprio Light.

Desse modo, o destino de Light é o mesmo, mas as coisas acontecem de modo um tanto diferente. Por permitir que conclua a investigação, parte dos fãs considera esse final superior aos outros, embora as opiniões sobre o assunto sejam variadas. Outras versões populares são decorrentes de teorias, como a que sugere que o personagem principal tenha se tornado um shinigami. Ainda assim, essas não são versões oficiais em nenhuma mídia, e em todas as adaptações a trama termina com o jovem morto, sem indicação do que aconteceria com ele após a morte.

Qual a melhor versão do fim de Death Note para você? Comente!

Fique com: