Death Note: Conheça todos os filmes live-action adaptando a franquia

Capa da Publicação

Death Note: Conheça todos os filmes live-action adaptando a franquia

Por Nick Narukame

Sucesso absoluto nos últimos 20 anos, Death Note é, originalmente, uma série em mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Tendo sua primeira publicação em 2003, chegando ao fim em 2006, a história contando com 12 volumes compilados dos capítulos publicados na revista japonesa Weekly Shounen Jump, conhecida por ser a casa de títulos famosos como Dragon Ball, Naruto e, mais recentemente, Boku no Hero Academia.

A trama de Death Note gira em torno de Light Yagami, um adolescente totalmente entediado com o mundo a sua volta que encontra um caderno no pátio de sua escola. Ao abri-lo, encontra uma série de instruções de como usá-lo e que a finalidade do tal caderno seria a morte de todo aquele que tivesse seu nome escrito em suas páginas.

Mas não apenas de animação e mangá vive o título e vários live-actions sobre a obra foram produzidos no decorrer dos anos, não apenas em solo oriental como também para os lados de cá no ocidente. Chegou a hora de conhecer essas adaptações!

Imagem de capa do item

Death Note (2006)

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix.

O primeiro filme da série foi lançado em 2006 com o enredo base do mangá e do anime. Ele estreou no dia 17 de junho de 2006, sendo sucesso imediato de bilheteria no Japão, fazendo com que títulos como O Código da Vinci caíssem para o segundo lugar nas bilheterias.

A adaptação liderou a lista de filmes mais assistidos do país por duas semanas inteiras, e foi produzida por Toyoharu Fukuda, Takahiro Kohashi e Takahiro Satou, contando com a direção de Shuusuke Kaneko e nomes de peso da atuação nipônica como Tatsuya Fujiwara como Light Yagami e Erika Toda como Misa Amane.

Imagem de capa do item

Death Note: O Último Nome (2006)

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix.

Sequência direta do filme anterior, Death Note: O Último Nome teve sua estreia em 03 de novembro de 2006 se tornando, assim como seu predecessor, sucesso imediato nas bilheterias nipônicas, conquistando ainda mais público que o primeiro filme e ficando no topo das bilheterias por quatro semanas (ao invés de apenas duas).

Não houve mudanças em termos de produção, direção e atuação e, de modo geral, o filme fechou bem o enredo iniciado pelo primeiro filme, caindo no gosto do público de forma bastante positiva.

Imagem de capa do item

L: Change the World (2008)

L: Change the World também se trata de uma continuação direta dos filmes de 2006 contando os acontecimentos após a queda de Kira retratada em The Last Name. Roteirizado pelos criadores da obra somados a Hitoroshi Kobayashi, o filme apresenta até mesmo personagens que não aparecem na obra original, mas também se mostrou bem aceito pelos fãs japoneses, liderando bilheterias assim como seus dois títulos anteriores.

Também há uma mudança de direção neste filme, o cargo ficando nas mãos de Hideo Nakada, ao invés do bom e velho Shuusuke Kaneko com o qual os fãs estavam tão acostumados. O que, de forma alguma, interferiu aceitação por parte do público.

Imagem de capa do item

Death Note (2015)

Aqui temos uma adaptação na forma de dorama da obra de Obata e Ohba. Uma série de 11 episódios, com 55-85min de duração cada. O projeto esteve em exibição entre 05 de junho de 2015 e 13 de setembro de 2015, mostrando que a história de Death Note ainda tinha muito a ofertar ao público, mesmo que o enredo não tenha sofrido tantas alterações e inovações por parte dos diretores Ryuuichi Inomata, Ryou Nishimura e Marie Iwasaki.

No dorama, o elenco de atores e atrizes foi totalmente renovado nessa nova adaptação, mas a tradição dos nomes de peso do ramo de atuação no elenco de versões em carne e osso da obra foi mantida com nomes como Kento Yamazaki como L e Masataka Kubota como Light Yagami.

Imagem de capa do item

Death Note: Iluminando um Novo Mundo (2016)

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix.

Death Note: Iluminando um Novo Mundo é uma nova continuação do filme The Last Name de 2006, contando com participações do elenco original e direção de Shinsuke Sato. O filme foi exibido nos cinemas de diversos países, tendo estreado no Brasil em agosto de 2017.

O filme também um sucesso de bilheteria no Japão, embora não tenha alcançado o topo de bilheteria nos cinemas japoneses, ficando em décimo nono no ranking de filmes mais vistos de 2016, ao lado do longa animado Koe no katachi.

Imagem de capa do item

Death Note (2017)

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix.

Longa produzido pela Netflix e dirigido por Adam Wingard, trata-se da versão em live action com pior recepção por parte dos fãs e da crítica, recebendo apenas 38% no Rotten Tomatoes. As diversas mudanças para “americanizar” a obra acabaram por tornar o filme “fraco e esquecível” segundo críticos, deixando aspectos que garantiam a qualidade da obra no mangá e no anime de lado.

Mesmo com todos esses aspectos negativos, Death Note de 2017 foi elogiado pelos autores da obra justamente pelas alterações, permitindo assim que a obra “alcançasse um público mais amplo”. De qualquer forma, o filme está disponível no catálogo da Netflix para que você possa conferir o resultado com seus próprios olhos e tirar suas próprias conclusões!