Light Yagami: A origem, trajetória e destino do protagonista de Death Note

Capa da Publicação

Light Yagami: A origem, trajetória e destino do protagonista de Death Note

Por Flávia Pedro

Quem já assistiu Death Note sabe que os fãs se dividem entre Team L e Team Kira/Light, isso porque até a metade do anime a história gira em torno desses dois personagens que tentam, a todo momento, enganar um ao outro. Essa divisão entre as pessoas é compreensível, uma vez que o roteiro utiliza sempre essa dualidade entre crime contra justiça para desenvolver a trama.

Mas você conhece a história do protagonista Light Yagami? Quais foram suas motivações e qual foi seu fim na série?

A história de Light Yagami

A história de sua infância não é contada, então não existem muitas informações sobre seu passado. Sabe-se que Light Yagami cresceu no Japão criado por sua família: seu pai, o chefe de polícia Soichiro Yagami, sua mãe, Sachiko Yagami e sua irmã mais nova, Sayu Yagami; e que estudava no colégio Daikoku em seu terceiro ano do ensino médio, no início da trama.

Cronologicamente, o anime se passa no ano de 2006, quando Light encontra um misterioso caderno preto que caiu do céu bem no chão do pátio de sua escola. Na capa desse caderno tinham duas palavras gravadas: Death Note (Caderno da Morte).

Ao folhear curiosamente o caderno, Light encontra páginas com algumas regras de como usá-lo. Após ler a primeira regra, “o humano cujo nome for escrito neste caderno, morrerá”, Light inicialmente deixa o caderno de lado por acreditar que tudo não passasse de uma brincadeira de mal gosto.

Porém sua curiosidade fala mais alto e o jovem, depois de ler todas as regras contidas no estranho caderno, resolve testar se aquela história maluca era verdade. O garoto aproveitou uma transmissão ao vivo onde um suspeito de um crime aparecia e escreve o nome do possível criminoso (Kuro Otoharada), esperando o tempo de 40 segundos, como mandam as instruções. O criminoso morreu de ataque cardíaco em frente às câmeras.

O Shinigami (Deus da morte) Ryuk, dono do caderno sob a posse de Light, finalmente aparece para o jovem explicando que o usuário do Death Note sofreria mais que qualquer humano e que quando chegasse o momento do fim de sua vida, o nome de Light seria escrito no próprio Death Note de Ryuk.

A personalidade de Light antes do Death Note

Light antes de encontrar o Death Note no pátio de sua escola.

Light Yagami é um jovem muito inteligente e com uma grande habilidade de dedução, podendo prever todos os cenários possíveis antes de tomar qualquer decisão. Assim, conseguia soluções com antecedência até em situações inesperadas. Light era naturalmente um gênio.

Um dos escritores de Death Note, Tsugumi Ohba, diz no guia Death Note: How to Read 13 (uma espécie de guia extra da obra) que Light era um jovem bom, capaz de entender a dor de outras pessoas. Ele também afirma que se não tivesse encontrado o Death Note, o garoto provavelmente teria se tornado um dos maiores líderes policiais do planeta.

Ohba diz inclusive que havia uma possibilidade de Light trabalhar em conjunto com L para solucionar os casos mais difíceis se não fosse o Death Note. O autor descreve Light não como um assassino cruel, mas como mais uma vítima que teve sua vida arruinada pelo caderno.

O surgimento de Kira

Kira, a mudança de personalidade de Light Yagami.

Após começar a utilizar o Death Note, Kira é quem assume o controle com essa personalidade que não expressa sentimentos, arrependimentos e nem remorso em matar qualquer um que entre em seu caminho ou atrapalhe seus planos.

Frustrado com a falta de justiça no mundo, Kira utiliza seu Death Note para fazer seus próprios julgamentos. Seu objetivo é a criação de um novo mundo livre de injustiças, onde só pessoas honestas e gentis merecem viver.

Porém, por mais que seu objetivo pareça nobre, ele logo se perde quando, para se tornar o “Deus do Novo Mundo”, Kira está disposto a matar até sua própria família. Light não consegue mais diferenciar certo de errado e mesmo matando inúmeras pessoas, continua seguro de que está fazendo o certo e se mantém firme em suas convicções distorcidas de justiça.

O destino trágico de Light

Momento da morte de Light/Kira no anime Death Note.

Light inicialmente é morto no último episódio do anime, onde ao ser emboscado por seus parceiros de equipe quando tenta matar Near, é baleado por um dos agentes. Matsuda realiza os disparos após perceber que Light realmente é o Kira. Com Light extremamente ferido e sem a posse de nenhum fragmento do Death Note, Near e sua equipe deixam o jovem escapar, afinal ele estava à beira da morte.

Porém, a causa real de sua morte foi Ryuk ter escrito seu nome em seu próprio Death Note. Como Ryuk disse no início do anime, o humano que tiver a posse do caderno morrerá no momento em que o Shinigami responsável por ele escrever seu nome em seu próprio Death Note.

Light então morre sozinho e assustado, ouvindo seu coração parar de bater deitado em uma escadaria de um galpão abandonado por onde tentou fugir e se esconder.

O anime Death Note está disponível dublado e legendado no catálogo da Netflix.

Confira também nossa lista com tudo sobre os Shinigami, os deuses da morte de Death Note: