Death Note: 5 vezes em que L foi muito inteligente no anime

Capa da Publicação

Death Note: 5 vezes em que L foi muito inteligente no anime

Por Flávia Pedro

Death Note é uma obra muito popular entre o público que consome animes e, mesmo tendo mais de 20 anos, ainda levanta discussões sobre “quem é o personagem mais inteligente da obra?”, dividindo os fãs entre L e Kira. A verdade é que Death Note se trata de uma mistura entre mentes brilhantes e uma pitada de sorte. Mesmo assim, o personagem L é considerado até hoje um dos mais geniais dos animes, então vamos relembrar os 5 momentos em que ele foi muito inteligente!

Quem é L?

L é um jovem prodígio que cresceu em um orfanato e se tornou um excelente investigador policial – o melhor do mundo, diga-se de passagem – e geralmente só se envolve em casos extremamente difíceis de serem resolvidos, auxiliando até mesmo o FBI em suas investigações. L sempre resolveu todos os casos rapidamente e do conforto de seu apartamento, sendo o caso do Kira o primeiro que exige sua presença no local.

É após sua chegada que vemos o personagem ter uma sucessão de estratégias e decisões inteligentes na tentativa de descobrir a real identidade desse assassino misterioso. Agora que relembramos rapidinho o perfil do personagem, vamos para seus feitos.

As 5 vezes em que L foi muito inteligente em Death Note

Descobrir a localização de Kira

Esse foi o primeiro passo de L na investigação do caso Kira e, apesar de demonstrar sua inteligência, foi até um passo básico se pararmos para relembrar todos os filmes e séries de investigação policial que já vimos, onde isso é mesmo o mais óbvio a se fazer desde o início.

Basicamente o que ele fez foi cruzar as informações dos locais dos assassinatos, isso foi o suficiente para que ele percebesse que Kira agia em uma área específica. Mas claro, inicialmente isso foi só um palpite, ele precisaria comprovar que sua dedução estava certa, então tramou um plano para isso.

Utilizar um detento como isca

A essa altura, L não queria apenas descobrir se seu palpite anterior sobre a localização do assassino estava correta, mas ele também tinha um outro palpite (que estava correto): Kira fazia suas vítimas se soubesse seus nomes e seus rostos. Mas como ele comprovaria seus dois pontos de uma vez?

Foi então que L utilizou um detento que já estava no corredor da morte como isca. Ele arquitetou uma transmissão local de TV, fingindo que na verdade era nacional, colocou esse detento com seu nome exposto e começou a realizar provocações para que Kira se descontrolasse e “o matasse ao vivo”. E foi o que aconteceu! Kira escreveu o nome do detento em seu Death Note acreditando que se tratava do investigador.

O que ele não esperava é que com essa atitude sua localização e método de assassinato foram descobertos e, agora, ele precisaria enfrentar um embate direto contra uma pessoa tão inteligente quanto ele, quase que um jogo de xadrez mental até que um dos dois fosse preso ou morto.

Descobrir que Kira tinha acesso a arquivos policiais

Com a área de atuação de Kira delimitada, foi a vez de avançar ainda mais as investigações. Ao analisar os casos que batiam com ataques cardíacos (a principal causa da morte), L percebeu que Kira tinha um padrão inicial: criminosos. Mas, aprofundando sua análise, ele percebeu que Kira já não estava matando apenas os criminosos famosos que apareciam na TV.

Muitas de suas vítimas também eram suspeitos que tinham grande chance de serem condenados e ainda estavam aguardando perícia ou julgamento. Ou seja: Kira provavelmente tinha acesso a processos criminais e arquivos da polícia. Isso reduziu ainda mais a lista de suspeitos do investigador, que se preparou para o próximo passo.

Descobrir que Kira era um estudante

Aqui foi a vez de L analisar os horários das mortes. Levando em conta que um serial killer age em segredo e não quer ser descoberto, independente do método que ele usasse, ele devia fazer isso quando estivesse sozinho e não em público. Assim, comparando os horários da atividade de Kira, L descobriu que se tratava de um estudante, afinal os assassinatos aconteciam apenas fora do horário escolar.

Essa foi uma das deduções mais importantes do personagem, pois reduziu sua lista de suspeitos para duas únicas pessoas: Light Yagamioutro filho de policial. Lembrando que ele juntou a pista anterior dos dados policiais com os horários fora da escola para chegar a esses dois nomes.

Depois disso veio a tentativa de flagrar um dos dois suspeitos, colocando câmeras de segurança em seus quartos para tentar pegar qualquer atividade suspeita e dificultando as ações do Kira.

Revelar sua identidade para Light Yagami

Sabemos no que a aproximação com Light resultou no fim das contas, mas inicialmente essa foi uma sacada genial que encurralou Kira por um bom tempo e, se não fosse pela ajuda de Misa, provavelmente ele seria descoberto.

L estava certo de que Kira é Light Yagami, isso porque o filho do outro policial não era tão inteligente para isso e as câmeras não captaram nenhuma atitude suspeita. Então ele simplesmente se matriculou na mesma escola que Light e se apresentou abertamente para ele com um “oi, eu sou o L!”.

Isso deixou o garoto sem muita escolha do que fazer, pois, ao mesmo tempo que estava sendo vigiado de perto pelo melhor investigador do mundo, se ele descobrisse seu verdadeiro nome e o matasse, acabaria preso por ser o único suspeito do caso. A partir daí o que temos foi uma bela disputa de “gato e rato”, onde os dois se encurralavam e escapavam um do outro.

Apesar dessa aproximação ter custado a vida de L, sabemos que ele sempre esteve certo!

E você, é Team L ou Team Kira? Qual deles você acha o mais inteligente? O que você achou da morte do L para o enredo da trama? Comenta aí o que você acha sobre o anime!

Confira também: