Batman: As versões live-action do herói, ranqueadas da pior à melhor

Capa da Publicação

Batman: As versões live-action do herói, ranqueadas da pior à melhor

Por Arthur Eloi

Não é à toa que o Batman é um dos heróis mais populares do mundo. Além de ter surgido nas HQs ainda na década de 1930, o personagem – ao lado do Superman e da Mulher-Maravilha – foi responsável pelas primeiras adaptações de quadrinhos que fizeram sucesso.

Ao longo de mais de 80 anos, o Homem Morcego foi interpretado por um total de seis atores, sendo cinco dos cinemas e um da televisão – e sem contar, claro, a vindoura performance de Robert Pattinson no filme de Matt Reeves.

Qual deles é o mais querido da crítica e do público? Veja abaixo o ranking de todos os atores que interpretaram o Batman, do pior ao melhor (de acordo com as notas do Rotten Tomatoes).

6 – George Clooney

O ator George Clooney no papel.

Visto em: Batman & Robin (1997)

Batman & Robin (1997) foi o último filme do Homem Morcego na década de 1990, e o segundo comandado por Joel Schumacher (Os Garotos Perdidos). Nessa fase, não havia um intérprete fixo para o personagem nas telonas. Logo após Val Kilmer decepcionar como o Batman (mais sobre isso abaixo), ele passou o manto para George Clooney, o galã de E.R., Um Drink no Inferno (1996) e muito mais.

A mudança não deu tão certo assim. O filme tem a pior avaliação de todas as adaptações do Homem Morcego nas telonas, com 12% de aprovação crítica, contra 16% do público.

O personagem sobreviveu, e a carreira do ator também, mas o ator parece meio traumatizado. Em outubro de 2021 – 24 anos após o filme -, George Clooney falou sobre a experiência, dizendo que não foi convidado para The Flash, que nem aconteceu com Michael Keaton:

Eles não me convidaram. Quando você destrói a franquia do jeito que eu fiz, eles viram a cara quando o Flash passa. Há alguns filmes que eu só fico ‘Eu quero que minha esposa tenha algum respeito por mim’.

5 – Val Kilmer

Val Kilmer como o Homem Morcego.

Visto em: Batman Eternamente (1995)

O primeiro filme do Batman pelo cineasta Joel Schumacher se saiu um pouco melhor que Batman & Robin, mas ainda assim é um pouco complicado. Quem interpreta o herói em Batman Eternamente (1995) é Val Kilmer, conhecido por clássicos como Top Gun (1986), The Doors (1991) e O Santo (1997).

O filme teve uma recepção decepcionante, com 38% de aprovação crítica no site, e 32% de aprovação do público.

4 – Ben Affleck

Ben Affleck como Batman.

Visto em: Batman vs. Superman (2016), Liga da Justiça (2017) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Depois de passar pelas versões consideradas ruins, a lista chega no Batman mais divisivo de todos: Ben Affleck. Sua introdução aconteceu em Batman vs. Superman (2016), longa de Zack Snyder que teve 29% de aprovação crítica, mas 63% do público.

Ele também deu as caras em Liga da Justiça (2017), que ficou conhecido por todos os seus problemas nos bastidores, como a saída de Snyder, e a entrada de Joss Whedon (Vingadores) no meio da produção. O resultado é um filme com 40% de aprovação crítica, contra mais generosos 69% do público.

O último filme que conta com o Batman de Ben Affleck é Liga da Justiça de Zack Snyder (2021), versão que restaura a visão do diretor original com quatro horas de duração. O projeto ambicioso, resgatado a partir de uma enorme campanha dos fãs, foi recebido com 71% de aprovação crítica, e impressionantes 94% do público.

Ao total, os três filmes com essa versão do personagem têm média de 46,6% de aprovação crítica, e 75,3% de aprovação do público, colocando-o no limiar entre os atores odiados e queridos que já viveram o Batman.

3 – Adam West

Adam West viveu o personagem na década de 1960.

Visto em: Batman (1966-1968), Batman – O Homem Morcego (1966)

Adam West foi o primeiro Batman live-action, tendo protagonizado uma série de TV bastante divertida e cheia de exageros. As três temporadas, exibidas entre 1966 e 1968, têm uma média de 72% de aprovação crítica, e 80% do público.

No mesmo ano que a série chegou à TV, o Homem Morcego fez a sua estreia no cinema, em um filme derivado do seriado. O longa, que ficou conhecido apenas como Batman – O Homem Morcego (1966), tem 79% de aprovação crítica e 62% do público.

Isso dá uma média de 75,5% de aprovação crítica, e 71% de aprovação do público, para o Batman de Adam West.

2 – Michael Keaton

O ator Michael Keaton no papel.

Visto em: Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992)

Foi Adam West quem interpretou o Homem Morcego no primeiro filme do herói, mas é possível considerar a obra mais como um derivado da série de TV do que como algo pensado para os cinemas. Desse jeito, não é errado considerar que Michael Keaton foi o primeiro Batman totalmente pensado para as telonas, fruto da mente do diretor Tim Burton.

Seu filme de estreia, chamado apenas de Batman (1989), marcou uma nova era para adaptações de HQs e filmes de herói, e mantém 71% de aprovação crítica, contra 84% do público.

Alguns anos depois, o longa ganhou continuação em Batman: O Retorno (1992), que agradou ainda mais: a média crítica no Rotten Tomatoes é 80%, mas a nota do público caiu para 73%.

A média total entre os dois filmes é 75,5% de aprovação crítica, e 78,5% de aprovação do público. Vale lembrar que o Batman de Michael Keaton retornará em The Flash (2022), 30 anos após sua última aparição.

1 – Christian Bale

Christian Bale como Batman.

Visto em: Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Quem leva o título de melhor Batman live-action é a versão de Christian Bale (Psicopata Americano, O Maquinista)! A trilogia do personagem, dirigida por Christopher Nolan (A Origem, Tenet), é consistentemente bem avaliada.

O primeiro capítulo, Batman Begins, foi lançado em 2005 e tem a menor média de crítica entre todos os três: 84% de aprovação crítica, mas com 94% pelo público. Já o sucessor, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), é até hoje considerado um dos melhores filmes já feitos, e conseguiu a façanha de unificar espectadores e críticos em 94% de aprovação em ambas as categorias – o mais alto de qualquer filme do Batman.

Por fim, a conclusão da trilogia – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) – desce um degrau, e fica em 87% de aprovação crítica, contra 90% de aprovação do público. Tirando a média de toda a trilogia, o Batman de Christian Bale tem um total de 88,3% de aprovação crítica, e impressionantes 92,6% do público.

Aproveite e confira:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117