Top Gun Maverick: Como o filme fez Val Kilmer falar novamente após perder a voz para um câncer?

Capa da Publicação

Top Gun Maverick: Como o filme fez Val Kilmer falar novamente após perder a voz para um câncer?

Por Nick Narukame

Top Gun: Maverick é um dos assuntos mais comentados entre os fãs de cinema. A aguardada sequência do filme de 1986, conta com nomes de peso que também participaram do primeiro filme, inclusive o ator Val Kilmer, intérprete de Iceman, que perdeu sua voz para o câncer em 2015 (via Parade).

Após passar por mais de uma traqueostomia, a capacidade de se comunicar através da fala de Kilmer foi completamente comprometida, o que prejudicou muito sua carreira como ator. Porém, no ano passado, o ator conseguiu reencontrar sua voz através de mecanismos oferecidos por uma Inteligência Artificial.

Na esquerda, Val Kilmer como Iceman, encarando Maverick (Tom Cruise) nos olhos, este por sua vez na direita. Ambos os personagens parecem estar se confrontando.

Na esquerda, Val Kilmer como Iceman, encarando Maverick (Tom Cruise).

A I.A. em questão, pertencente a empresa Sonantic, sediada no Reino Unido, montou um banco de dados com gravações da voz do ator antes de seu problema, reproduzindo sua fala com o máximo de fidelidade que a tecnologia poderia oferecer. Em um vídeo postado no YouTube em agosto do ano passado, podemos ver a I.A. em ação em um depoimento comovente do artista.

“Pessoas ao meu redor lutam para me entender quando estou falando, mas apesar de tudo isso, ainda sinto que sou exatamente a mesma pessoa, ainda a mesma alma criativa. Uma alma que sonha ideias e histórias constantemente. Mas agora posso me expressar novamente, posso trazer esses sonhos para vocês e mostrar essa parte de mim mais uma vez. Uma parte que nunca se foi de verdade, [estava] apenas se escondendo” diz ele, no vídeo em questão.

A trajetória de Kilmer pode ser acompanhada desde sua infância até sua conturbada carreira na vida adulta em sua autobiografia lançada em 2020 intitulada I’m Your Huckleberry. Um documentário sobre sua vida também está disponível na Amazon Prime Video com o título “Val”.

Top Gun: Maverick, por sua vez, estreou na última quinta-feira (26) e já está recebendo críticas positivas em sites especializados. Uma das cenas mais comentadas como “emocionante” pelos fãs, inclusive, é o reencontro entre o personagem de Kilmer e de Tom Cruise no filme.

Mas e você? Já comprou seu ingresso para o longa? Comente suas expectativas com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: