Top Gun: Ases Indomáveis é inspirado em uma história real?

Capa da Publicação

Top Gun: Ases Indomáveis é inspirado em uma história real?

Por Leo Gravena

Em breve, Top Gun: Maverick chega aos cinemas, quase 36 anos depois do lançamento de Top Gun: Ases IndomáveisO filme de 1986 foi um dos maiores sucessos da época no cinema e ajudou a lançar a carreira de Tom Cruise, mas uma dúvida que muitas pessoas possuem sobre o filme é se ele é baseado ou não em uma história real.

Tecnicamente, Top Gun: Ases Indomáveis não é baseado em uma história real específica. O filme foi inspirado por uma reportagem chamada “Top Guns” escrita por Ehud Yonay para a California Magazine em maio de 1983 (via DenofGeek) e contava a história de vida dos pilotos de elite da marinha americana em Miramar, na Califórnia.

Com o roteiro escrito por Jack Epps Jr. e Jim Cash, o filme foi dirigido por Tony Scott e apresentou o piloto Maverick (Tom Cruise) para o mundo. Contudo, mesmo Epps e o já falecido Cash tendo feito entrevistas com pilotos reais para escrever o longa, nenhum deles foi inspirado em pessoas de verdade, incluindo o próprio Maverick.

Tom Cruise em Top Gun (1986)

Segundo o próprio Epps, um dos maiores problemas é que, como visto na trama, sempre é necessário conflito para fazer a história funcionar, porém na vida real todos os pilotos se davam muito bem e eram bastante cooperativos uns com os outros – dessa forma, Maverick nasceu como um personagem que iria contra isso, sendo um “lobo solitário” e agindo sozinho.

Top Gun: Maverick está em exibição nos cinemas.

Confira também: