Capa da Publicação

Como e onde estão os atores do elenco de Top Gun: Ases Indomáveis

Por Jaqueline Sousa

A década de 1980 foi responsável por produzir uma infinidade de clássicos, em diversas esferas da indústria do entretenimento, que são cultuados até os dias de hoje. Um deles foi o filme Top Gun: Ases Indomáveis, lançado em 1986 e estrelado por Tom Cruise

Top Gun deixou sua marca na história do cinema por seus visuais impactantes, elementos icônicos e uma trilha sonora imbatível. Não é à toa que o público está curiosíssimo para ver Top Gun: Maverick, que chega aos cinemas no final de maio, após 36 anos do lançamento do primeiro. 

Mas, com exceção de Cruise e Val Kilmer (o intérprete do piloto Iceman) o elenco original não vai retornar ao universo do filme. Por isso, reunimos aqui como e onde estão os atores do elenco do Top Gun de 1986!

Imagem de capa do item

Tom Cruise - Pete “Maverick” Mitchell

Começando pelo astro, que dispensa apresentações, Tom Cruise segue em ativa na indústria cinematográfica desde sua estreia nas telonas. Hoje em dia, Cruise é considerado um dos atores mais consagrados de Hollywood, e foi com Top Gun que sua carreira começou a alavancar de vez.

O ator ficou ainda mais conhecido mundialmente pela franquia Missão Impossível e outros papéis em produções do gênero ação. Além disso, ele também é conhecido por ser seu próprio dublê, mesmo em cenas perigosas.

Imagem de capa do item

Kelly McGillis - Charlotte Blackwood

Em Top Gun, a atriz Kelly McGillis interpreta Charlotte Blackwood, a instrutora do programa e o interesse romântico de Maverick. McGillis foi uma sensação do cinema na década de 1980, conquistando papéis de destaque em filmes como A Testemunha (1985) e Acusados (1988).

Apesar de não ter sido chamada para participar da sequência de Top Gun, Kelly ainda continua na ativa, embora de maneira esporádica. Seus últimos trabalhos como atriz foram na série Dirty John: O Golpe do Amor (2020), onde fez uma participação não creditada, e no filme Maternal Secrets (2018).

Durante os anos 1990, a atriz abriu um restaurante com seu ex-marido e, em 2009, assumiu-se lésbica.

Imagem de capa do item

Val Kilmer - Tom “Iceman” Kazanski

Assim como Cruise, a carreira de Val Kilmer ganhou força a partir de sua performance em Top Gun, onde viveu o piloto Tom “Iceman” Kazanski. Na trama, o personagem é o rival de Maverick, protagonizando uma competição acirrada para descobrir quem era o melhor dos melhores. Para o filme de 2022, o ator irá retornar como o Iceman.

Conhecido também por interpretar o Batman em Batman Eternamente (1995), Kilmer foi diagnosticado com câncer na garganta e, após lutar contra a doença, em 2017, acabou perdendo a habilidade de falar com clareza.

Hoje em dia, Kilmer tem 62 anos e conta com a ajuda de um dispositivo tecnológico para se comunicar. Além de já ter lançado Val, documentário sobre sua vida profissional e pessoal, o ator também lançou um livro de memórias chamado I'm Your Huckleberry.

Imagem de capa do item

Anthony Edwards - Nick “Goose” Bradshaw

Anthony Edwards é o nome por trás de Nick “Goose” Bradshaw, o melhor amigo de Maverick no filme. Após emocionar o público de Top Gun, Edwards continuou sua vida profissional na atuação, dando bastante foco para produções seriadas, como Plantão Médico, série em que participou por oito anos.

Os trabalhos mais recentes de Anthony foram nas minisséries Inventando Anna, da Netflix, e WeCrashed, ao lado de atores como Anne Hathaway e Jared Leto. Seu próximo projeto é na série spin-off de The Walking Dead, Tales of the Walking Dead.

Imagem de capa do item

Meg Ryan - Carole Bradshaw

Rainha das comédias românticas, Meg Ryan também alcançou o estrelato após atuar como Carole Bradshaw, a esposa de Goose, em Top Gun. Filmes como Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro e Mensagem Para Você são grandes marcos de sua carreira.

Embora tenha feito bastante sucesso, Meg optou por se afastar de Hollywood nos últimos anos, desaparecendo dos holofotes por ter se esgotado de todo o isolamento que sentia na indústria.

Agora uma curiosidade: Meg Ryan é mãe de Jack Quaid, o Hughie de The Boys, fruto de seu casamento com o ator Dennis Quaid.

Imagem de capa do item

Rick Rossovich - Ron “Slider” Kerner

Na trama de Top Gun, o ator Rick Rossovich vive o piloto Ron “Slider” Kerner. O papel fez com que sua carreira ganhasse certo destaque na indústria e, desde então, ele continuou trabalhando na área.

Com 64 anos de idade, Rossovich participou de diversos projetos cinematográficos e também já esteve em produções televisivas, como a série Plantão Médico. O ator andou um pouco afastado das telonas durante os últimos anos, mas já deu algumas declarações a respeito de uma possível participação especial em Top Gun: Maverick.

Imagem de capa do item

Tom Skerritt - Mike “Viper” Metcalf

O veterano Tom Skerritt, intérprete do comandante e instrutor Mike “Viper” Metcalf, também segue na ativa com sua carreira como ator. Além de Top Gun, ele é bastante conhecido por suas performances em Alien: O 8° Passageiro (1979) e M.A.S.H. (1970).

Hoje em dia Skerritt tem 88 anos e, além de seu trabalho como ator, ele também tem uma empresa de mídia digital chamada Triple Squirrels, que foi fundada em parceria com sua atual esposa.

Imagem de capa do item

James Tolkan - Stinger

No filme, o comandante Stinger é vivido pelo ator James Tolkan. Atualmente com 90 anos, James marcou presença na indústria cinematográfica ao longo dos anos, com destaque especialmente para a trilogia De Volta Para o Futuro, onde interpretou o Sr. Strickland.

Após realizar diversos trabalhos como ator, hoje em dia Tolkan está longe dos holofotes, estando praticamente aposentado. Seu último trabalho foi em 2021, com o lançamento da minissérie Rumo ao Desconhecido: Especial De Volta para o Futuro.

Imagem de capa do item

Tim Robbins - Merlin

Tim Robbins, o intérprete do piloto Merlin, teve um papel pequeno em Top Gun, mas isso não significa que sua carreira tenha estagnado. Hoje em dia, ele faz parte do grupo de celebridades consagradas com uma estatueta do Oscar: em 2004, Robbins ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Sobre Meninos e Lobos.

Além disso, um de seus trabalhos mais recentes foi na série de terror Castle Rock e ele também fez parte do aclamado filme Um Sonho de Liberdade (1994).

Imagem de capa do item

Michael Ironside - Jester

Michael Ironside, que interpretou o instrutor Jester no filme, aos 72 anos, continua na ativa com sua carreira de ator. Entre o mundo do cinema e o universo das séries, Ironside fez diversos trabalhos que ajudaram a consolidar sua carreira, como em O Vingador do Futuro (1990). Já seu trabalho mais recente é na minissérie The Droupout, estrelada pela atriz Amanda Seyfried.

Michael é outro nome do elenco original de Top Gun que não vai retornar ao segundo filme, já que ele e o produtor Jerry Beckheimer não possuem um bom relacionamento.

Imagem de perfil
Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss