Nicole Maines, de Supergirl, faz uma carta aberta contra declarações de J.K. Rowling

Capa da Publicação

Nicole Maines, de Supergirl, faz uma carta aberta contra declarações de J.K. Rowling

Por Gus Fiaux

Nos últimos dias, a internet virou do avesso com mais uma polêmica encabeçada por J.K. Rowling. Após vários indícios de transfobia, a autora finalmente “deu a cara a tapa” e criou um rebuliço entre os fãs. Dias depois, ela postou um texto em seu site pessoal, reiterando sua posição com vários argumentos transfóbicos e que ferem a integridade de pessoas transgênero.

Abaixo, veja mais notícias envolvendo a Sonhadora de Supergirl:

Supergirl: Nicole Maines, a Sonhadora, fala sobre representatividade trans

Atriz fala sobre o que o futuro reserva para a Sonhadora em Supergirl

Supergirl ajuda Sonhadora a defender sua comunidade em trailer de novo episódio

Muitos não se calaram diante disso. Recentemente, a atriz Nicole Maines, que interpreta a heroína Sonhadora em Supergirl – e que é uma mulher trans – soltou uma carta aberta à autora, publicada na Variety, onde tocou em vários pontos do artigo escrito pela criadora de Harry Potter. O primeiro deles foi o argumento de que permitir a entrada de mulheres trans em banheiros masculinos retira e fere os direitos de mulheres cisgênero:

“A parte central do movimento trans-excludente e os argumentos residem na ideia de que mulheres trans são uma ameaça para a segurança de mulheres cisgênero, e por nos darem a permissão de existir em locais públicos e participar da sociedade, estaríamos tirando os direitos de outras mulheres. Eu não desconheço esse argumento. A primeira vez que eu ouvi, ainda estava na escola. Um artigo estava circulando sobre eu usar o banheiro feminino em minha escola em Orono, Maine. Havia uma garota, que devia ser de uma série ou duas acima da minha, e que disse que tinha medo de me ver no mesmo vestiário porque ‘ela vai olhar para mim enquanto eu estiver me trocando’. […] Como uma criança da sexta série, foi muito desolador saber que eu estava sendo excluída porque as pessoas achavam que eu era algum predador perigoso.”

Falando diretamente em relação a J.K. Rowling e seu último texto publicado, no qual a autora justifica seu posicionamento usando argumentos transfóbicos e que reiteram estereótipos prejudiciais para a comunidade trans, Maines tocou nessa questão da existência em locais públicos e como a autora possui uma visão muito absolutista das questões de gênero:

“Em seu ensaio, onde ela reiterou seus comentários transfóbicos, J.K. Rowling escreve: ‘Quando você abre as portas dos banheiros públicos e vestiários para qualquer homem que se sente mulher… então você abre as portas para qualquer homem que queira entrar’. Há muitas coisas nisso a se refutar. Primeiro de tudo, não é tão simples. Ela está tentando ver isso de uma forma muito unidimensional e absolutista, e você não pode ver sexo e gênero desse jeito.”

Maines continuou, explicando sobre o processo de transição e como mulheres trans precisam passar por um longo e árduo processo para comprovarem sua identidade de gênero. Ela ainda falou um pouco sobre suas próprias experiências pessoais, e como considera as ideias de Rowling invasivas e desrespeitosas:

“Eu tive que passar por anos de terapia e aconselhamento antes de mudar minha identificação de gênero na carteira de identidade. Eu tive que obter duas cartas de recomendação vindas de diferentes psicólogos. Eu fui questionada por todos na minha vida se eu me conhecia bem ou não como eu dizia que me conhecia. Ninguém passa por todo esse questionamento, essa invasão em sua identidade para ir a um banheiro e ver um completo estranho dizer: ‘Ei, você não pode estar aqui. Você é alguém que apenas decidiu ser uma garota um dia’.”

Por fim, Maines ainda falou sobre como era (e continua sendo) fã da franquia Harry Potter. Para ela, os livros possuem um papel fundamental na vida de diversos jovens LGBTQ que ganharam, na literatura, força para se aceitarem como são. E ela acredita que nem mesmo a autora pode tirar isso dos fãs, já que a obra se tornou muito maior que a própria Rowling:

“O que torna isso tão triste e desapontador é que eu era – e ainda sou – uma fã de ‘Harry Potter’. Eu sou da Sonserina. É desolador para muitos fãs LGBTQ da franquia. Esses livros ajudaram muitos a se assumir e aceitarem suas próprias identidades. Quantas crianças jovens e queer fantasiam em sair do armário e aprender magia? Esse é o melhor cenário possível. Os comentários de Rowling atestam contra a mensagem de seus livros – sobre a força da união, inclusão, auto-descobrimento, bravura e triunfo contra as adversidades. [As ideias da autora] são contraditórias ao mundo que ela criou. Mas eu ainda sou uma fã, e vou dizer o motivo: esses livros e suas mensagens ainda existem, e quaisquer ideias que Rowling tenha pessoalmente não podem tirar isso de nós. Ninguém pode tomar isso de nós, e esse mundo realmente pertence aos fãs agora. Ninguém pode mudar se foram esses livros que ajudaram você a se assumir. Isso pertence a você.”

Maines foi apenas uma das celebridades que fizeram declarações contrárias às posições transfóbicas de J.K. Rowling. Muitos artistas – incluindo atores e atrizes da franquia Harry Potter – se posicionaram contra a autora nas redes sociais, o que inclui Daniel Radcliffe e Emma Watson, entre outros.

Abaixo, veja 10 coisas que você precisa saber sobre a Sonhadora de Supergirl:

Supergirl retorna em 2021.