Supergirl: Nicole Maines, a Sonhadora, fala sobre representatividade trans

Capa da Publicação

Supergirl: Nicole Maines, a Sonhadora, fala sobre representatividade trans

Por Lucas Rafael

Supergirl, série da CW, traz diversos personagens bastante singulares. O seriado fez história ao introduzir Nia Nal, a Sonhadora interpretada por Nicole Maines – a primeira super-heroína transgênero em uma grande adaptação super-heroica.

Veja também:

Warner suspende os planos para filme da Supergirl por causa do Superman, diz site

Atriz fala sobre o que o futuro reserva para a Sonhadora em Supergirl

Novo episódio de Supergirl faz referência aos filmes do Superman com Christopher Reeve

A performance de Maines propeliu sua personagem até um ponto de destaque em termos de representatividade. Agora, em entrevista à Variety, Maines falou sobre a representação trans na televisão. Confira:

“Acho que é sobre mais e mais personagens trans poderem ser menos que perfeitos e serem imbecis e serem vilões. Olhamos para eles e pensamos, ‘São só pessoas. Fazem escolhas pobres. Podem ser gente ruim. Podem não ser gentis. ‘Trans’ não é uma pessoa. Uma pessoa não é identificada apenas por ser ‘Trans'”.

Maines busca uma representação dinâmica que ecoe a realidade. Segundo ela, os poucos personagens trans que vemos por aí a deixaram relutante em interpretar Nia.

“Quando comecei a interpretar Nia, eu estava muito nervosa de acabar representando-a de uma maneira que não fosse favorável. Estava nervosa para mostrá-la fazendo escolhas pobres ou fazê-la reagir de maneira fraca à algo. Precisava que ela fosse um sucesso. Precisava que Sonhadora e Nia fossem intocáveis.”

Ela continuou:

“A representação recai nos ombros de poucos. Então tudo que acontece aos personagens reflete no resto da comunidade trans. Se formos qualquer coisa menos que perfeitos, isso reflete de maneira pobre no resto da comunidade.”

E aí, concorda com as colocações de Maines? Comente!

Abaixo, veja 10 coisas que você precisa saber sobre a Sonhadora de Supergirl:

Supergirl vai ao ar aos domingos, no CW.