DC anuncia concurso de artes e cosplay, mas Brasil não poderá participar

Capa da Publicação

DC anuncia concurso de artes e cosplay, mas Brasil não poderá participar

Por Raphael Martins

[ATUALIZAÇÃO] A DC se pronunciou sobre o caso e alterou o regulamento. Clique aqui para saber mais.

Hoje (16), a DC anunciou a realização de um grande evento online chamado DC Fandome, onde irão revelar dezenas de novidades sobre os múltiplos projetos da editora em várias mídias. Filmes, TV, quadrinhos e games serão abordados no evento, que desde já promete empolgar os fãs.

Veja também:

DC estende acordo com distribuidora de quadrinhos

DC revela quem são os herdeiros do Batman em nova HQ

DC apresenta novo ajudante para o Batman em confronto contra o Coringa

Pegando embalo no anúncio do evento, a DC usou seu Twitter para divulgar também um concurso para os fãs diretamente ligado ao DC Fandome, onde pessoas de vários países podem mandar suas artes e cosplays através de um site e os melhores serão mostrados durante o evento online. Só tem um problema: a participação do Brasil foi vetada.

De acordo com as regras do concurso, ilustradores, cosplayers, designers e outros artistas brasileiros não poderão participar do concurso. O motivo é político: o governo americano embargou o Brasil após os números alarmantes de casos do novo coronavírus em nosso país, o que, aparentemente, também se estende no mundo online, por mais bizarro que isso possa parecer.

As regras do concurso dizem, explicitamente:

“Você não é elegível para participar deste concurso criativo se for residente no Brasil ou em países com produtos embargados pelos Estados Unidos”

É realmente uma pena que o público brasileiro, cuja presença no mercado profissional de quadrinhos é tão forte nos Estados Unidos, não possa participar dessa iniciativa, ainda mais por motivos que não fazem muito sentido, afinal, trata-se de um concurso online.

A DC não se pronunciou sobre o assunto, mas provavelmente essa não é uma decisão que cabe somente à editora.

Confira 10 subtramas que os filmes da DC deixaram de lado na nossa lista abaixo: