Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: 22 easter-eggs e referências do filme da Marvel

Capa da Publicação

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: 22 easter-eggs e referências do filme da Marvel

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegou aos cinemas nessa última semana e trouxe várias referências aos quadrinhos do Mestre do Kung-Fu, o Universo Cinematográfico da Marvel e à mitologia Chinesa, além de vários outros!

Confira todos aqui e não deixe de comentar caso você tenha encontrado algum que ficou de lado!

Imagem de capa do item

Grupo de apoio pós-blip

Logo no começo do filme, já temos uma ideia de onde ele se passa dentro da linha do tempo do universo cinematográfico da Marvel: após Vingadores: Ultimato.

Em uma cena vemos um pôster de um grupo de apoio após o blip, que diz *”Você não está sozinho” e possui um número de telefone embaixo.

Imagem de capa do item

Kung-Fusão

No quarto de Shang-Chi, logo no começo do filme, quando ele acorda e começa a treinar, podemos ver pôsteres dos filmes Kung-Fusão e The Warriors, além de um para o álbum Stankonia, da banda OutKast.

Imagem de capa do item

Karaokê

Ainda no começo, Shang-Chi e Katy vão a um karaokê e cantam as seguintes músicas:

“Hotel California” do Eagles;

“Part of Your World” de Aladdin;

“Old Town Road” do Lil Nas X;

e “I Don't Want To Miss A Thing” do Aerosmith.

Imagem de capa do item

Um rosto conhecido

Durante a luta no ônibus, quando Shang-Chi luta contra o Punho de Lâmina, o embate está sendo filmado por um rosto conhecido do MCU: o vendedor de Homem-Aranha: Longe de Casa que pede para o herói dar um pulo.

Interpretado pelo comediante Zach Cherry, aqui ele é creditado como Klev

Imagem de capa do item

Punho de Lâmina

Interpretado por Florian Munteanu no filme, o Punho de Lâmina existe nos quadrinhos da Marvel. Ele apareceu pela primeira vez em 1975, na revista Mestre do Kung-Fu #19, porém morreu três edições depois.

Mais recentemente, ele voltou à vida nos quadrinhos da Dominó, porém nunca teve muito destaque, se limitando a apenas 10 participações em HQs variadas até o momento.

Imagem de capa do item

Os Anéis de Wenwu

Muitas pessoas ficaram confusas sobre o motivo de Wenwu, o pai de Shang-Chi no filme, não usar os 10 anéis nos dedos, como nos quadrinhos, mas sim nos braços, como argolas. Isso porque o filme decidiu se basear nas argolas de aço usadas no treinamento de artes marciais como o Hun Gar, visto em filmes como Kung-Fusão e A 36ª Câmara de Shaolin.

Você pode ver mais sobre aqui:

  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: Produtor explica por que os anéis não são usados nos dedos
  • Imagem de capa do item

    Os Dez Anéis

    Os Dez Anéis é uma organização citada no Universo Cinematográfico desde o primeiro filme, sendo os responsáveis por sequestrar Tony Stark em Homem de Ferro. Após diversas críticas à representação da organização, aqui eles ganharam um novo papel, sendo uma rede de força paramilitar controlada por Wenwu.

    Outro detalhe é que o logo da organização foi alterado, ganhando caracteres chineses no meio dos anéis, que simbolizam força e determinação, além de duas espadas no meio.

    Imagem de capa do item

    Clube das Adagas Douradas

    No filme, o Clube das Adagas Douradas é um local no qual várias pessoas vão para lutar. As lutas são transmitidas online através da dark web e as pessoas podem apostar em quem vai vencer.

    O nome é de uma organização criminosa que apareceu algumas vezes nos quadrinhos do Shang-Chi nos anos 70, sendo também conhecidos como os “Oriental Expediters”. Após serem derrotados pelo Mestre do Kung Fu, eles voltaram a aparecer nos anos 80 em quadrinhos dos Defensores.

    Imagem de capa do item

    Abominável e Wong

    Uma das coisas que os fãs mais ficaram curiosos sobre o Clube de Luta mostrado nos trailers era o fato de que Wong e o Abominável estavam lutando ali… Porém o motivo deles estarem ali não é explicado em nenhum momento do filme.

    Contudo, descobrimos que aparentemente eles são amigos - e toda a luta já estava armada para que Wong vencesse. Após o espetáculo, Wong cria um portal e ambos vão embora juntos.

    Interpretado por Tim Roth, a última vez que vimos o personagem ele estava sendo preso pelo General Ross, mas dada sua relação com Wong no filme, pode ser que ele tenha se reabilitado e deixado de ser um vilão.

    Imagem de capa do item

    Extremis

    Quando Shang-Chi e Katy chegam no Clube das Adagas Douradas, vemos várias “jaulas” com pessoas lutando. É dito que essas são as lutas de pessoas menos conhecidas e menores e, em uma delas, podemos ver o que aparentemente parece ser um homem com o Vírus Extremis.

    Apresentado em Homem de Ferro 3, em Agentes da S.H.I.E.L.D. descobrimos que algumas organizações vêm tentando replicar a fórmula desde que o plano de Killian não deu certo.

    Imagem de capa do item

    Viúva Negra

    Também aparecendo nos ringues menores temos uma das Viúvas Negras que esteve em Viúva Negra.

    Interpretada por Jade Xu, a personagem aparece no clímax do filme anterior da Marvel, quando a personagem de Scarlett Johansson está enfrentando várias viúvas diferentes.

    Imagem de capa do item

    AC/DC

    A banda já é uma velha conhecida dos fãs da Marvel (e de música, obviamente). No quarto de Xialing podemos ver um pôster da banda, cuja música Back in Black foi usada em várias cenas do Homem de Ferro no MCU.

    Imagem de capa do item

    Vários nomes

    Em outro momento do filme, Wenwu está dizendo que já teve vários nomes ao longo dos anos, alguns deles sendo “Rei Guerreiro”, “Mestre Khan” e “O Homem Mais Perigoso da Terra”.

    Nos quadrinhos, o Mandarim já usou vários nomes e um deles é o de “Mestre Khan”. Já os outros dois lembram bastante os títulos que o Pantera Negra já usou nos quadrinhos.

    Imagem de capa do item

    “O Mandarim”

    Na fortaleza de Wenwu, Shang-Chi, Xialing e Katy descobrem que seu pai trancafiou Trevor Slattery, o homem que em Homem de Ferro 3 foi contratado para fingir ser O Mandarim.

    Durante o filme, Wenwu deixa claro o quanto odeia o nome, fazendo referência ao estereótipo racista ao qual o vilão foi criado nos quadrinhos e servindo como uma crítica ao próprio filme da Marvel.

    Imagem de capa do item

    Ta-Lo

    Mais para o final do filme, Shang-Chi e seus aliados viajam para Ta-Lo, a terra mística de onde sua mãe veio e que fica em outra dimensão.

    Nos quadrinhos, o local é um dos Reinos Divinos e um ponto nexo entre a Terra e o além. Ela é habitada pelos Xian, uma raça de humanos com habilidades mágicas.Além deles, várias criaturas habitam esse plano, como dragões celestiais, fenghuang, qilin e haetae.

    Imagem de capa do item

    Devoradores de Almas e o Morador nas Trevas

    Em Ta-Lo, os moradores do local protegem o mundo do Morador nas Trevas e seus Devoradores de Almas. O grande dragão maléfico parece ter sido inspirado na lenda dos Wangliang da cultura chinesa, mas também possui algumas habilidades semelhantes à de outro dragão do mal das HQs.

    Mesmo Fin Fang Foom não estando no filme, alguns de seus poderes foram levados para o ser do mal que estava controlando Wenwu, como a telepatia e conseguir absorver almas. Nas HQs, Fin Fang Foom também chegou à Terra milhares de anos atrás e ficou preso até ser liberto pelo Mandarim.

    Imagem de capa do item

    Criaturas mitológicas

    Não, não é um ninetales que você viu no filme, mas sim um Huli jing, um espírito semelhante ao Kitsune da cultura japonesa. Em Ta-Lo podemos ver vários seres mágicos, com os principais deles sendo:

    Qilin ou Kirin, que possui o corpo de um cavalo, mas chifres e o rosto de um dragão. Zhuque são os pássaros de fogo, normalmente comparados às Fênix, ligados aos fenghuang. Dijiang, o Morris, é um passado da cultura chinesa que foi adaptado fielmente no filme. Ele possui quatro asas, patas e não tem uma face. Na mitologia, ele vive em um constante estado de confusão e causa caos por onde passa. Shi são os leões guardiões chineses que simbolizam prosperidade, sucesso e proteção.

    Imagem de capa do item

    A origem dos Dez Anéis

    Nos quadrinhos, os Dez Anéis vem de uma raça alienígena chamada Makluans, da qual Fin Fang Foom faz parte. Cada anel possui a alma de um guerreiro cósmico lendário, que dá poderes diferentes para cada um deles. No filme, não sabemos de onde eles vieram, porém esse é o tema da primeira cena pós-créditos.

    Na cena descobrimos que o anel já existia centenas de anos antes de Wenwu os usar e, aparentemente, eles estão enviando uma mensagem. Será que veremos os Makluans aparecendo de uma forma diferente em uma sequência?

    Imagem de capa do item

    O Braço de Bruce

    Bruce Banner aparece com seu braço machucado, mostrando novamente que o filme se passa depois de Vingadores: Ultimato. No filme seu braço é danificado permanentemente após ele usar a Manopla e as Joias do Infinito para desfazer os efeitos do estalar de dedos de Thanos.

    O mais curioso, contudo, é que ele está em sua forma normal, e não na forma de “professor Hulk”, que vimos ele em Utimato.

    Imagem de capa do item

    Brie Larson

    Outra participação na primeira cena é a de Brie Larson como a Capitã Marvel. Desde que o diretor Destin Daniel Cretton foi anunciado no filme, os fãs esperavam uma participação da personagem, já que todos os filmes de Cretton contam com uma participação da atriz.

    Imagem de capa do item

    Um novo estilo para os Dez Anéis

    Já na segunda cena pós-créditos vemos que Xialing não desmantelou a operação de seu pai, como havia combinado com Shang-Chi, mas agora está comandando os Dez Anéis. Se eles ainda continuam sendo uma organização criminosa, ainda não sabemos, mas ela dá um novo estilo para eles.

    Na cena vemos várias mulheres treinando junto dos homens, algo que era proibido por Wenwu, enquanto o logo dos Dez Anéis parece estar diferente e feito em grafite.

    Imagem de capa do item

    Brad Allan

    Após os créditos rolarem, temos a mensagem de que o filme é dedicado a Brad Allan. Mas quem foi ele?

    Brad Allan foi o coordenador de dublês do filme, que ajudou a criar as coreografias e construir as cenas de ação do filme. Ele havia trabalhado em diversos projetos com Jackie Chan e esse foi o seu primeiro projeto com a Marvel.

    Allan também foi o coordenador de dublês em filmes como Han Solo: Uma História Star Wars, Kingsman: O Círculo Dourado, A Hora do Acerto e Kick-Ass: Quebrando Tudo, além de ter sido dublê em Mulher-Maravilha e O Medalhão.

    Ele faleceu aos 48 anos de idade, em agosto de 2021, pouco antes do filme ser lançado.