Capa da Publicação

8 séries parecidas com Peaky Blinders que você vai gostar de assistir

Por Jaqueline Sousa

Desde 2013, Peaky Blinders foi, gradativamente, conquistando seu espaço no mundo do entretenimento. Criada por Steven Knight, a jornada do frio e calculista Thomas Shelby (Cillian Muprhy) encantou uma multidão de fãs que se apaixonaram pela história do gângster, garantindo uma posição de destaque para a série por causa de sua qualidade e consistência ao longo dos anos.

Logo, não é à toa que a chegada da sexta e última temporada de Peaky Blinders deixou um vazio no coração de seus entusiastas. Mas, apesar do gosto amargo do adeus, nem tudo está perdido: existem diversas produções espalhadas por aí que são bem similares à série da BBC.

Pensando nisso, reunimos nesta lista 8 séries que são parecidas com Peaky Blinders. Assim, você vai poder, ao menos, tentar vencer a saudade de Thomas Shelby!

Imagem de capa do item

Taboo (2017)

Taboo é um prato cheio para quem ama Peaky Blinders. Além de ter sido idealizada pelo mesmo criador da família Shelby, a trama é protagonizada por Tom Hardy, que vive o carismático e intrigante Alfie Solomons na produção da BBC.

Lançada em 2017, a primeira e única temporada de Taboo, até o momento, conta a história do aventureiro James Keziah Delaney, personagem interpretado por Hardy, que, após passar alguns anos vivendo secretamente na África, retorna para a Inglaterra em busca de vingança pela morte de seu pai.

No meio disso tudo, James também precisa reconstruir sua fortuna e proteger o negócio de sua família em uma sociedade cada vez mais corrupta, degradante e repleta de conflitos políticos preocupantes.

Onde assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

Sons of Anarchy (2008-2014)

Se você ama Peaky Blinders, outra série que pode fisgar sua atenção é Sons of Anarchy. Estrelada por Charlie Hunnam, a produção acompanha a rotina nem um pouco convencional de uma gangue de motoqueiros, com um foco maior em Jax Teller, um homem que tenta balancear sua vida familiar com os seus afazeres no clube.

Embora não seja uma série de época, ainda assim Sons of Anarchy tem uma atmosfera bastante similar à trama protagonizada por Thomas Shelby. Além disso, é uma das produções mais renomadas da televisão moderna, especialmente pela forma como a narrativa é conduzida ao longo das sete temporadas.

Onde assistir: Star+.

Imagem de capa do item

Família Soprano (1999-2007)

Falando em protagonistas que são conhecidos como anti-heróis, não dá para não mencionar a grandiosidade e relevância de Família Soprano. Criada por David Chase, a série, que é uma das mais prestigiadas da HBO, acompanha a vida de Tony Soprano (James Gandolfini), um chefão da máfia que, além de lidar com seus perigosos compromissos no ramo, também precisa encontrar tempo para cuidar da família e de sua saúde mental, que piora a cada dia que passa.

Família Soprano mantém sua posição de destaque na indústria televisiva por ter influenciado uma leva de outras séries premiadas como Breaking Bad e Mad Men, já que trouxe Tony, uma figura controversa e cheia de camadas psicológicas, para o centro do debate. Tony Soprano andou para que personagens como Thomas Shelby pudessem brilhar também!

Onde assistir: HBO Max.

Imagem de capa do item

Penny Dreadful (2014-2016)

Essa é para quem não abre mão de uma boa história de terror: Penny Dreadful. Com criação de John Logan, a produção é ambientada na Londres vitoriana e conta com personagens famosos da literatura como Dorian Gray, o Dr. Victor Frankenstein e figuras clássicas do romance Drácula.

Já a trama acompanha Vanessa Ives (Eva Green), uma mulher que está tentando encontrar um perigoso serial killer e que logo descobre que ele pode não ser um humano. Penny Dreadful é uma ótima pedida para os fãs de Thomas Shelby que gostam dos sutis elementos sobrenaturais que já transitaram por Peaky Blinders.

Onde assistir: A série não está disponível nos streamings brasileiros no momento.

Imagem de capa do item

Ozark (2017-2022)

Assim como Peaky Blinders, Ozark também chegou ao fim em 2022, deixando sua marca como uma das melhores produções da Netflix. Ambientada nos tempos modernos, a série segue a vida do consultor financeiro Marty Byrde (Jason Bateman) que, após se envolver com um esquema de lavagem de dinheiro que dá errado, precisa se mudar, juntamente com sua família, para a comunidade de Ozark, no Missouri.

Ali, Byrde vai tentar se redimir com os perigosos criminosos e até mesmo com um cartel de drogas para conseguir sobreviver e garantir a segurança de sua esposa e de seus dois filhos.

Onde assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

Gangs of London (2020)

Protagonizada por Joe Cole, o John Shelby de Peaky Blinders, Gangs of London poderia muito bem ser uma versão moderna da série da família Shelby. Isso porque o enredo acompanha Sean Wallace, o herdeiro do chefe de uma das maiores organizações criminosas de Londres.

Mas quando seu pai é assassinado, o jovem vai precisar tomar conta do negócio da família ao mesmo tempo que lida com uma guerra entre outras gangues e sua própria sede de vingança.

Criada por Gareth Evans, Gangs of London pode ser a grande escolhida para preencher o vazio deixado por Peaky Blinders em sua vida.

Onde assistir: Globoplay e Amazon Prime Video.

Imagem de capa do item

Boardwalk Empire (2010-2014)

Boardwalk Empire é uma série criada por Terence Winter e é ambientada durante a década de 1920. Na trama, Nucky Thompson (Steve Buscemi), o tesoureiro de Atlantic City, mantém uma relação estreita com políticos corruptos e mafiosos da região. Mas tudo isso pode acabar num piscar de olhos, pois ele entra no radar das investigações do Governo Federal.

Só pela sinopse já dá para se ter uma leve noção das semelhanças com Peaky Blinders, não é? Boardwalk Empire é uma boa opção para quem está procurando uma série com ares parecidos com os da história de Thomas Shelby!

Onde assistir: HBO Max.

Imagem de capa do item

Animal Kingdom (2016)

Outra série que também tem um nome do elenco de Peaky Blinders e pode ser uma ótima "substituta" para a produção da família Shelby é Animal Kingdom. O drama conta a história de Joshua "J" Cody, personagem vivido pelo ator Finn Cole, o Michael de Peaky Blinders.

No enredo, o jovem se muda para o sul da Califórnia (EUA) para viver com seus parentes depois que sua mãe morre por overdose de heroína. Ali, ele descobre que seus familiares estão envolvidos com atividades criminosas, que logo passam a influenciar sua vida de um jeito irresponsável e perigoso.

Onde assistir: HBO Max, Globoplay e Amazon Prime Video.

Imagem de perfil
Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss