8 histórias do Quarteto Fantástico que o MCU pode adaptar no próximo filme da equipe

Capa da Publicação

8 histórias do Quarteto Fantástico que o MCU pode adaptar no próximo filme da equipe

Por Gus Fiaux

Na semana passada, tivemos a confirmação do elenco de Quarteto Fantástico, o novo filme da Marvel Studios que vai servir como reboot da equipe clássica – mas dessa vez, já incorporada ao MCU. Sabemos que Pedro PascalVanessa KirbyJoseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach vão viver, respectivamente, o Senhor Fantástico, a Mulher Invisível, o Tocha Humana e o Coisa.

Com direção de Matt Shakman (de WandaVision), o filme vai entrar em pré-produção ainda este ano, e as filmagens devem começar em breve. Porém, até agora, ainda não se sabe qual será a história adaptada no primeiro longa da equipe – por isso, listamos aqui 8 histórias do Quarteto Fantástico que poderiam servir de base para o próximo filme do grupo no Universo Cinematográfico da Marvel!

Imagem de capa do item

A origem clássica

O Quarteto Fantástico já teve duas versões para o cinema (três, se contar com o filme da década de 90, que nunca foi lançado "oficialmente"). Porém, fãs da equipe concordam, em grande maioria, que nenhuma adaptação para as telonas fez justiça à história da equipe e sua origem. Por isso, uma solução é adaptar o arco da origem do grupo, por Stan Lee e Jack Kirby.

Vale lembrar que o próprio Kevin Feige já disse, em uma entrevista do ano passado, que o filme não vai contar a origem do grupo, mas seria muito interessante se víssemos uma nova interação da equipe, com raízes nas HQs clássicas da Marvel Comics, passando por sua primeira expedição espacial e retornando à Terra com superpoderes.

Imagem de capa do item

Trilogia de Galactus

De acordo com alguns rumores e especulações, o vilão do primeiro filme do Quarteto Fantástico no MCU será Galactus, e Kevin Feige e cia. já estão em busca de atores que possam interpretar não apenas o Devorador de Mundos, mas também seu principal e arauto, o Surfista Prateado. Por isso, a Trilogia de Galactus seria um excelente ponto de partida.

Publicada originalmente em 1966, nas páginas de Fantastic Four #48-50, a história mostra tanto a chegada de Galactus à Terra quanto as tentativas desesperadas da Família Fundamental para combatê-lo (e ainda temos uma breve participação do Vigia). Seria uma base muito sólida e interessante para um filme de estreia da equipe!

Imagem de capa do item

No Fluxo do Tempo

Uma das fases favoritas dos fãs da equipe, No Fluxo do Tempo lida com o conceito de viagem no tempo de uma forma bem peculiar. Na trama, todos os membros do Quarteto Fantástico são atacados por vilões irados, e para se esconder, acabam sendo enviados ao futuro, onde precisam lidar com as consequências de suas ações no passado.

A HQ é bem interessante por lidar com a Agência de Variação Temporal e sua importância no Universo Marvel. Sabemos que essa organização já tem um espaço no MCU, graças a Loki e Deadpool e Wolverine, por isso seria muito interessante ver a lógica das viagens temporais através das lentes de uma equipe conhecida por suas aventuras carregadas de ficção científica.

Imagem de capa do item

Inconcebível

Um dos arcos mais prestigiados da Família Fundamental, Inconcebível começa quando o Doutor Destino faz algo... inconcebível. Ele começa a corromper e manipular a filha mais jovem de Reed Richards e Susan Storm, a pequena Valeria Richards, e passa a usá-la para tentar destruir o Quarteto Fantástico de dentro para fora.

Sabemos que a Marvel Studios está tentando se desassociar totalmente dos filmes da Fox, e uma forma de fazer isso do jeito certo é explorando toda a dinâmica familiar da equipe - sobretudo com Reed, Sue e seus filhos. Essa HQ ainda fornece uma boa apresentação do Doutor Destino, e seria ótimo vê-lo com destaque no futuro da franquia da Família Fundamental.

Imagem de capa do item

Consertar Tudo

Quando Jonathan Hickman assumiu o título do Quarteto Fantástico, a sua primeira iniciativa foi levar a equipe para a ficção cientifica mais densa e "intelectual", incorporando vários conceitos científicos às narrativas. Isso foi brilhantemente executado já em seu primeiro arco, Consertar Tudo, que coloca Reed Richards frente a frente com suas "variantes" multiversais.

Na trama, o Senhor Fantástico deseja consertar todos os problemas que existem pelo mundo e, para isso, busca ajuda do Conselho de Reeds. Já que o MCU está tão inclinado a tratar do Multiverso, essa seria uma ótima pedida para o primeiro filme da equipe (e ainda daria para reaproveitar John Krasinski no papel de Reed Richards, ao menos em uma cameo).

Imagem de capa do item

1234

Escrita por Grant Morrison e com artes de Jae Lee, a série 1234 é um baita marco para o Quarteto Fantástico, já que nos oferece um vasto panorama das dinâmicas e relações da equipe, com cada edição focada em um integrante da Família Fundamental - e tudo aponta para uma grande luta intelectual entre o Senhor Fantástico e o Doutor Destino.

Como outras HQs de Morrison, esse é um título que aborda várias temáticas mais "maduras", coisas que provavelmente não serão levadas para o MCU. No entanto, é uma ótima HQ para servir de base para um primeiro filme do grupo, já que nos dá um vislumbre direto na vida de cada membro e ainda nos oferece um confronto épico contra o maior vilão da equipe.

Imagem de capa do item

Reunião de Família

Em 2015, o Quarteto Fantástico passou por uma fase muito delicada em suas HQs. Após uma queda vertiginosa nas vendas, a equipe teve seu "adeus" oficial decretado com as Guerras Secretas, e levaria três anos até que os personagens voltassem a ganhar espaço nos quadrinhos da Marvel. Porém, quando voltaram, eles estavam em um novo status quo.

Com as Guerras Secretas, Reed Richards e Sue Storm ficaram no "espaço entre universos", criando novos planetas para o Multiverso (além de restaurar todos os que foram destruídos pelo Doutor Destino). Sabemos que a saga ainda não foi adaptada, mas seria interessante ver a equipe sendo introduzida como "arquitetos do Multiverso" - o que explicaria porque não sabemos da existência desses heróis ainda, mesmo o filme supostamente sendo ambientado na década de 60.

Imagem de capa do item

Presos no Loop

Por fim, outra opção interessante é adaptar a fase mais recente das HQs da Família Fundamental, iniciada em 2022. No título, escrito por Ryan North com ilustrações de Iban Coello, acompanhamos o Quarteto Fantástico em uma missão perigosa, já que o Coisa e sua amada Alicia Masters se veem presos em um loop temporal.

Enquanto isso, devastação se aproxima da cidade de Nova York, e o Quarteto precisa correr contra o tempo (e seus ciclos infinitos) para impedir uma baita catástrofe iminente. Nos últimos anos, o MCU tem se inspirado em títulos mais recentes de seus principais heróis e equipes, e faria sentido incorporar a trama de loop temporal no filme do Quarteto Fantástico - ainda mais se tivermos um grande foco na ficção científica, como nas melhores histórias da equipe.