Tocha Humana: Todos os poderes do herói do Quarteto Fantástico

Capa da Publicação

Tocha Humana: Todos os poderes do herói do Quarteto Fantástico

Por Gus Fiaux

Quando Johnny Storm embarcou ao lado de sua irmã e dois amigos em uma missão no espaço, ele jamais imaginaria que retornaria transformado, nem que seria integrante de um grupo de super-heróis. Com o corpo coberto de chamas, o Tocha Humana se tornou um dos membros mais importantes do Quarteto Fantástico, representando o lado da diversão na equipe composta por cientistas, astronautas e aventureiros.

Ao longo das décadas desde sua criação, Johnny passou de criança mimada que queria o mundo aos seus pés a… algo parecido com isso, só que mais responsável. Ele é um dos personagens mais queridos pelos fãs da equipe — e boa parte disso se deve aos seus dons especiais, que envolvem a geração e controle de fogo. Aqui, separamos uma lista com todos os poderes e habilidades especiais do Tocha Humana!

Imagem de capa do item

Pirogênese e pirocinese

Com seu corpo inteiramente afetado pela Radiação Cósmica que criou os demais membros do Quarteto Fantástico, Johnny Storm desenvolveu a habilidade de pirogênese , ou seja, ele pode gerar fogo espontaneamente através de seu corpo, inclusive aumentando a temperatura ambiente. Para isso, ele precisa estar em um ambiente com oxigênio em abundância.

Além disso, ele é pirocinético. Em outras palavras, não só gera o fogo como também pode controlá-lo, criando formas (como o "4" que ele faz nos céus sempre que precisa chamar os membros do Quarteto) e disparando bolas, rajadas e fagulhas flamejantes. Ele também pode controlar o calor, intensidade e até mesmo a cor de suas chamas.

Imagem de capa do item

Forma de plasma

As habilidades de Johnny se manifestam primariamente através de uma transformação corporal, que ele descreve como "forma de plasma". Nas suas primeiras HQs, ele era capaz de virar fogo selvagem, mas aos poucos ficou claro que ele podia apenas conjurar uma aura de fogo ao redor de si, ao mesmo tempo em que é imune a temperaturas altas.

Com isso, o Tocha Humana é capaz de se propelir para os céus, usando o fogo para coordenar sua trajetória, velocidade e direção. Assim, ele pode voar como outros super-heróis, além de ser capaz de controlar sua própria temperatura corporal. Dessa forma, ele pode suportar temperaturas gélidas sem muito esforço.

Imagem de capa do item

Chama Nova

Na maior parte das vezes, o Tocha Humana usa seus poderes com certa parcimônia, chegando ao ponto de fusão do ferro. Porém, ele ainda pode se aquecer em temperaturas muito maiores, alcançando até 555537,778º C. Quando isso acontece, ele libera o que chama de Chama Nova, batizada dessa forma por se assemelhar à temperatura de uma estrela Nova.

Essa temperatura é grande o bastante para pulverizar tudo que estiver em sua proximidade, mas o herói ainda pode direcionar a energia em uma rajada ou em uma bola de fogo única. Vale lembrar que além de gerar fogo, ele ainda é capaz de absorver calor para aumentar sua própria projeção, o que o torna um dos seres mais perigosos do Planeta Terra.

Imagem de capa do item

Outras habilidades

Embora os superpoderes do Tocha Humana sejam um charme à parte, Johnny Storm ainda tem várias habilidades que antecedem sua exposição à Radiação Cósmica. Para começo de conversa, ele é um baita de um mulherengo, capaz de seduzir qualquer pessoa com sua lábia e com suas táticas de conquista.

Além disso, ele é um mecânico extremamente capacitado, e quase sempre está envolvido nas melhoras tecnológicas dos aparelhos do Quarteto Fantástico -- embora seu foco sempre tenha sido carros e veículos. Foi ele que desenvolveu uma série de melhorias para o Fantasticarro, o veículo usado pela equipe na maior parte de suas missões.

Imagem de capa do item

Poder Cósmico

Por fim, já falamos sobre o Coisa e sobre a Mulher Invisível, mas não podemos esquecer que o Tocha Humana também teve um aumento bem considerável de suas habilidades durante o arco Quarteto Fantástico: Antítese, no qual ele e seus colegas receberam uma parcela do Poder Cósmico de Galactus.

Embora essa melhoria de poderes não tenha durado muito tempo, Johnny acabou ficando com habilidades bem interessantes. Ele era capaz de absorver qualquer tipo de energia - inclusive vital - e redirecionar isso para os seus poderes. Por fim, ele ainda ganhou criocinese, podendo gerar e manipular temperaturas abaixo de zero, formando gelo.