Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Tocha Humana!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Segundo Tocha Humana

Apesar de ser o mais popular, Johnny Storm não é o primeiro Tocha Humana.

Esse posto é de Jim Hammond, o Tocha Humana da Era de Ouro e um dos primeiros heróis da Marvel (conhecida até então como Timely). Ele inclusive chegou a ter um ajudante chamado Centelha.

Mas, Jim Hammond não fez parte do Quarteto Fantástico e era, na verdade, um androide desenvolvido em um programa militar durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem de capa do item

Mecânico

Longe de ser apenas um rostinho bonito, Johnny Storm é um experiente mecânico desde sua adolescência, tendo projetado a primeira grande atualização do Fantasticarro.

Foi graças a ele que o veículo deixou de parecer uma banheira voadora.

Imagem de capa do item

4 elementos

O Quarteto Fantástico foi criado inteiramente pensando nos quatro elementos da natureza.

Se o Senhor Fantástico representa a água, a Mulher Invisível o ar e o Coisa a terra, o Tocha Humana é obviamente relacionado com o fogo.

Dã!

Imagem de capa do item

Bordão

Uma das frases mais famosas dos quadrinhos, "Flame On"... ou "Em Chamas" é um dos dois jargões mais utilizados no Quarteto Fantástico, ao lado do "Tá na Hora do Pau".

Porém, o Tocha Humana original, Jim Hammond, já utilizava essa frase, anos antes de Johnny Storm ser criado.

Imagem de capa do item

Substituído

O Quarteto Fantástico teve uma popular série animada no ano de 1978... popular da maneira errada, pois causou ódio entre os fãs por não possuir o Tocha Humana e sim o robô HERBIE.

Isso aconteceu porque os direitos do personagem estavam em exclusividade para a criação de uma nova série própria para o personagem, que jamais chegou a acontecer.

Imagem de capa do item

Morto (várias vezes)

O Tocha Humana, durante o arco "3", se sacrificou para conter a onda de Aniquilação liberada sobre o Edifício Baxter.

Uma vez na Zona Negativa, ele acabou morrendo nas mãos do próprio Aniquilador. Lá, ele foi ressuscitado cerca de três vezes, mas morria sempre que acordava por enfrentar seus curadores.

Uma última vez, ele foi ressuscitado por completo e partiu em uma rebelião contra o Aniquilador, derrotando-o.

Imagem de capa do item

O Capitão e o Tocha!

Chris Evans, o Tocha Humana dos dois filmes de Tim Story, ao ser oferecido para o papel de Capitão América, recusou três vezes por medo das comparações com seu papel anterior como Tocha Humana.

Depois de muita insistência do estúdio, ele aceitou o papel.

E você, prefere ver Chris Evans como Johnny Storm ou Steve Rogers?

Imagem de capa do item

Dono da Haste de Controle Cósmico

Ao derrotar o Aniquilador, o Tocha Humana conseguiu adquirir a Haste de Controle Cósmico, um objeto que manipula energia e matéria e ajudava o Aniquilador a não envelhecer.

Imagem de capa do item

Família problemática

Ainda criança, Johnny perdeu sua mãe em um acidente automobilístico.

Sobrou então para o pai, Franklin, criar Johnny e Sue, mas, decepcionado com a vida, ele largou tudo para entrar em jogos de azar e inclusive foi preso por homicídio.

Porém, Johnny sempre foi um herói em potencial, inclusive salvando dois amigos de um prédio em chamas antes mesmo de ganhar seus poderes.

Imagem de capa do item

Quase hospedeiro

Como revelado em Before the Fantastic Four: The Storms, Johnny quase se tornou o escolhido para viver o hospedeiro humano de Zarathos, a mesma entidade que divide o corpo com o Motoqueiro Fantasma, e isso antes mesmo de ir para o espaço ganhar os poderes flamejantes.

Já pensou como seria se tivéssemos um Motoqueiro Fantástico?

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux