Pip, o Troll: Tudo sobre o personagem da Marvel, apresentado em Eternos

Capa da Publicação

Pip, o Troll: Tudo sobre o personagem da Marvel, apresentado em Eternos

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Eternos trouxe uma dezena de personagens novos para o Universo Cinematográfico da Marvel – e engana-se quem acha que as únicas adições são os membros da raça citada no título do filme. Além deles, tivemos a introdução do Cavaleiro Negro, Starfox e, é claro, o baixinho briguento Pip, o Troll.

Ele é apresentado junto de Starfox/Eros na primeira cena pós-créditos do filme e aparece como um “arauto” do irmão de Thanos, que se junta a Thena, Makkari e Druig na jornada em busca de outros Eternos. Porém, o personagem tem uma história vasta nas HQs e uma conexão com outro personagem que vai aparecer em Guardiões da Galáxia Vol. 3!

Por isso, se você não faz a menor ideia de quem é o personagem, não tema: aqui você verá tudo o que precisa saber sobre Pip, o Troll!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criador do Pip, o Troll

Pip, o Troll foi um personagem criado por Jim Starlin para compor a mitologia cósmica da Marvel que ele estava desenvolvendo nos anos 70 e 80. O personagem apareceu pela primeira vez na revista Strange Tales, na 179ª edição, que foi publicada originalmente em janeiro de 1979, como um coadjuvante das histórias de Adam Warlock.

Durante anos, Pip foi relegado ao posto de "sidekick" do herói cósmico, aparecendo em várias histórias de Adam - inclusive nas que ele precisava combater sua versão maligna do futuro, Magus. Ele também se tornou parte da Brigada do Infinito. Certa vez, Pip teve sua mente destruída por Thanos, mas Warlock o salvou, colocando-o "dentro" da Joia da Alma.

Imagem de capa do item

Quem é Pip, o Troll?

Pip pode até ser conhecido como "O Troll", mas originalmente ele era um alienígena humanoide do planeta Laxidazia. Com sangue real, ele estava no 260º lugar na fila do trono de seu planeta, mas nunca se importou muito com assuntos da realeza. Na verdade, ele era um artista que passava o tempo pintando quadros do céu noturno de seu planeta.

Certo dia, ele encontrou um grupo de trolls de Laxidazia, uma raça de baixa estatura que sofria preconceito dos habitantes "normais". Em uma noite de bebedeira, ele acabou apagando e, quando acordou, descobriu que havia se tornado um troll, por conta da bebida que havia sido enfeitiçada. Renegado pela família, ele foi exilado e passou a vagar por bares e prostíbulos cósmicos.

Imagem de capa do item

Pip e a X-Factor

Após todas as suas aventuras com Adam Warlock, ele inclusive ganhou outro corpo (ainda de troll) e conheceu diversos heróis, como Drax, Gamora e o Surfista Prateado. Certa vez, ele acabou ficando em dívida com a deusa da morte Hela, mas ganhou um pendente do irmão da divindade e, em troca, precisou se infiltrar na X-Factor para vigiar uma de suas integrantes.

Foi assim que ele se tornou muito amigo dos heróis mutantes que integravam a equipe. Eventualmente, eles encontraram Hela - que estava disfarçada como outra mulher - e Pip foi sequestrado, mas logo foi resgatado por Madrox, o Homem-Múltiplo. Agradecido por tudo, ele acabou se tornando secretário para a agência de investigação mutante até o fim dessa formação.

Imagem de capa do item

Um vício nada agradável...

Um dos maiores vícios de Pip, o Troll, além da bebida, é o cigarro. Em boa parte das histórias que ele aparece, podemos vê-lo com um cigarrinho ou um charuto na boca - mas houve uma época em que ele decidiu que devia parar. Assim, ele acabou viajando pelo espaço em busca de uma galáxia onde não houvesse nenhum tipo de fumo.

Nessa jornada, ele acaba encontrando com os Saqueadores chefiados por Yondu Udonta. Pip acabou se juntando ao grupo e, juntos, eles inclusive lutaram lado a lado com os Asgardianos da Galáxia, uma equipe cósmica formado por heróis dos Dez Reinos. Eventualmente, os grupos se separaram e Pip ficou com os Saqueadores - e foi a última vez que o vimos nas HQs.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades de Pip, o Troll

Originalmente, Pip não possuía nenhum tipo de superpoder e só era diferente por conta de seu corpo baixo e peludo. Porém, depois de ser destruído por Thanos, viver na Joia da Alma e renascer em um novo corpo, ele teve uma surpresa ao desenvolver superforça, sendo capaz de levantar até dez toneladas sem muito esforço.

Além disso, durante o seu período na Brigada do Infinito, ele ficou com a Joia do Espaço e desenvolveu uma série de poderes cósmicos graças a ela - como a capacidade de se teleportar e também localizar qualquer ser no universo. Durante um período, ele também podia mudar de forma e ficar indetectável a quem o procurasse. Pip também é um ótimo hacker.

Imagem de capa do item

Adaptações

Pip, o Troll não é lá o personagem mais popular do "núcleo cósmico" da Marvel, mas isso não o impediu de fazer algumas aparições fora das HQs. Ele esteve presente em Surfista Prateado, a série animada lançada nos anos 90 que seguia as aventuras de Norrin Radd pelos planetas que ele precisava "colher" para Galactus.

Na animação, o Surfista acaba sendo seu grande amigo e desempenha um papel análogo ao de Adam Warlock nas HQs, já que Pip o trata como se fosse um companheiro heroico. Os dois viajam juntos em busca de Zenn-La, o planeta-natal do Surfista. O personagem também apareceu por uma breve cena (e sem falas) em Planeta Hulk, filme animado de 2010.

Imagem de capa do item

Pip, o Troll no Universo Cinematográfico da Marvel

Pip, o Troll acabou de fazer sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel, graças à primeira cena pós-créditos de Eternos. No filme, nós descobrimos que os Eternos se separaram na Terra e um grupo, composto por Thena, Makkari e Druig viaja pelo espaço em busca de outros que são como eles. Então, novos visitantes chegam na nave em que eles estão.

Esses visitantes são Pip, o Troll, que logo apresenta seu "mestre", Eros (ou Starfox), o irmão de Thanos que também está buscando por Eternos no universo. No filme, Pip é feito com computação gráfica e é interpretado por Patton Oswalt - ator já conhecido pelos fãs da Marvel, uma vez que ele já esteve em Agentes da S.H.I.E.L.D. interpretando vários personagens, além de fazer a voz de M.O.D.O.K. na série animada do vilão.