Owen Wilson: 10 melhores filmes com o ator

Capa da Publicação

Owen Wilson: 10 melhores filmes com o ator

Por Camila Sousa

A série do Loki é o mais recente sucesso do Disney+, mostrando o que aconteceu com o Deus da Trapaça após Vingadores: Ultimato. Porém, além da atuação incrível de Tom Hiddleston, a série também tem Owen Wilson no elenco, astro com uma extensa carreira no cinema, marcada especialmente pela comédia.

Para celebrar o ator que faz o papel de Mobius no Universo Cinematográfico da Marvel, separamos abaixo 10 filmes incríveis estrelados por ele. Confira!

Bater ou Correr (2000)

Nascido no Texas, Owen Wilson começou sua carreira nos anos 90, mas o sucesso veio mesmo em 2000 com o lançamento de *Bater ou Correr, estrelado por ele ao lado de Jackie Chan. No longa, reprisado constantemente na TV aberta brasileira, Wilson faz o papel de Roy O'Bannon, um caubói que cruza o caminho de Chon Wang (Chan) e o ajuda no resgate da princesa Pei Pei (Lucy Liu), que foi sequestrada e levada para os Estados Unidos.

A sinopse já indica que o grande trunfo do filme é a dinâmica buddy cop (entre dois policiais) entre Wilson e Chan, mas a dinâmica entre os dois superou as expectativas, entregando grandes cenas que misturam a luta e o humor. O sucesso fez o longa ganhar uma sequência, Bater ou Correr em Londres, em 2003, e um terceiro filme foi anunciado, mas ainda sem previsão de estreia.

Entrando Numa Fria (2000)

Ok, talvez você não pense em Owen Wilson ao falar de Entrando Numa Fria, mas o longa merece um lugar nesta lista. A trama é focada em Greg Focker, personagem de Ben Stiller, que está noivo de Pam e vai conhecer a família dela. De primeira, Greg não se dá bem com o pai, Jack, interpretado por Robert De Niro, e o longa mostra uma série de problemas e constrangimentos que o jovem passa na frente do futuro sogro.

É aí que entra Kevin, personagem de Wilson, que é um ex-namorado de Pam muito querido por sua família. As cenas com o ator são recheadas de um humor mais irônico, principalmente mostrando as diferenças entre ele e Greg. Entrando Numa Fria é uma comédia incrível e fica ainda melhor com a atuação de Wilson.

Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

O começo dos anos 2000 realmente foi muito bom para Owen Wilson. Além dos filmes acima, ele estrelou e coescreveu Os Excêntricos Tenenbaums, também escrito e dirigido por Wes Anderson. Como o título indica, a família Tenenbaums é um pouco fora do comum, com um pai (Gene Hackman) que nunca foi muito amoroso com os filhos. No entanto, agora que ele está doente, os filhos se reuniram novamente na mesma casa, o que evoca alguns traumas - mas bem no estilo de Wes Anderson.

Wilson interpreta Eli Cash, amigo de infância de Richie Tenenbaum, interpretado por seu irmão na vida real, Luke Wilson. Eli sempre quis fazer parte da família Tenenbaum e sempre viu em Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston) uma figura materna. O longa rendeu a Wilson uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro.

Zoolander (2001)

Zoolander é aquele filme que divide opiniões: ou você ama, ou odeia. É quase impossível ficar indiferente. Aqui Wilson retoma a parceria com Ben Stiller, contando a história do ex-modelo de passarelas Derek Zoolander, que está em baixa na carreira e acaba sendo mentalmente controlado para se tornar um assassino. Incrível, né?

Já Wilson faz o papel de Hansel McDonald, também modelo e rival de Zoolander, que assume seu lugar de destaque após a aposentadoria. Eventualmente, é claro, os dois unem forças para derrotar Mugatu (Will Ferrell), o verdadeiro vilão da história. O papel permite que Wilson faça várias caras e bocas e mostre todo o seu talento para o humor. Em 2016 o filme ganhou uma sequência, mas não tão boa quanto a produção original.

Penetras Bons de Bico (2005)

Chegando na metade desta lista já ficou claro como Wilson forma grandes duplas no cinema (e agora também na TV). Aqui ele atua ao lado de Vince Vaughn em um filme que envelheceu um pouco mal por conta da representação feminina, mas que fez bastante sucesso na época.

Penetras Bons de Bico conta a história de John e Jeremy, que são especialistas em entrar de penetras em grandes festas de casamento. O objetivo é comer e beber bem, além de dar em cima das mulheres que estão na festa. A coisa começa a mudar quando o personagem de Wilson se apaixona por Claire (Rachel McAdams) e a mentira para entrar no casamento começa a escalonar bastante.

O vídeo não está mais disponível.

Marley & Eu (2008)

Depois de anos fazendo comédia, Wilson investiu mais em uma dramédia em Marley & Eu, filme de David Frankel que adapta o livro de mesmo nome. A trama acompanha John, personagem de Wilson, e sua relação com o cachorro Marley em diferentes fases da vida - desde o começo do casamento com Jenny, personagem de Jennifer Aniston, até o nascimento dos filhos.

Wilson faz um bom trabalho no filme ao trazer seu lado mais cômico, em conjunto com partes mais dramáticas. A grande estrela do filme, é claro, é o Marley, descrito como o “pior cachorro do mundo”, mas eu te desafio a chegar ao final sem ficar emocionado - mesmo que você já saiba como o longa termina.

Meia-noite em Paris (2011)

Esse filme merece um lugar na lista por vários motivos - incluindo ser a primeira vez que Owen Wilson e Tom Hiddleston atuaram juntos. Além disso, o longa tem Wilson novamente fazendo par romântico com Rachel McAdams e passando por uma versão diferente de Entrando Numa Fria: aqui ele está numa viagem em Paris com a família de sua noiva, que não o aprova muito.

Wilson interpreta um escritor frustrado com a profissão, que passa por algo incomum: em suas caminhadas por Paris, ele misteriosamente volta para os anos 1920 e encontra alguns dos escritores que têm como ídolos. Hiddleston faz o papel de F. Scott Fitzgerald.

Os Estagiários (2013)

Se já ficou claro que Owen Wilson faz boas parcerias, essa lista também prova que ele adora retomar colaborações. Em Os Estagiários, o astro atua novamente ao lado de Vince Vaughn, dessa vez com uma trama mais moderna: dois vendedores percebem que estão ficando para trás com as mudanças trazidas pelo mundo digital e resolvem tentar um estágio no Google.

Dirigido por Shawn Levy (Stranger Things, Free Guy), o longa é outro que divide opiniões, mas arranca algumas risadas sem compromisso em um domingo à tarde. O restante do elenco também merece destaque, como Rose Byrne, Dylan O'Brien e Josh Gad.

Vício Inerente (2014)

Dirigido por Paul Thomas Anderson e com 73% de aprovação no Rotten Tomatoes, Vício Inerente é um dos melhores filmes de Wilson nos últimos anos. Estrelado por Joaquin Phoenix, o longa conta a história de um detetive particular que aceita ajudar sua ex-namorada a encontrar seu atual amante, que está desaparecido.

Wilson faz o papel de Coy Harlingen, um músico que “supostamente” está morto, cuja esposa também vai atrás do detetive para saber sobre ele. Acontece que Coy está vivo e até ajuda o personagem de Phoenix em sua busca. O longa é inspirado em um livro de 2009, escrito por Thomas Pynchon.

Extraordinário (2017)

O filme que fecha a nossa lista também é uma adaptação literária, dessa vez de R.J. Palacio. Extraordinário conta a história de Auggie, um garoto que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, uma condição rara que gera algumas deformidades no rosto. Depois de anos estudando em casa, ele vai para uma escola regular aos 10 anos e precisa aprender a se adaptar a um mundo que o vê como diferente.

Aqui Wilson faz o papel de Nate, pai de Auggie e uma figura muito importante para o garoto ao lado da mãe, interpretada por Julia Roberts. Em alguns aspectos, seu personagem até lembra um pouco o filme Marley & Eu, mas aqui o ator está mais sério e mais preocupado com o bem-estar do filho em um mundo que pode ser muito cruel. Extraordinário tem 86% de aprovação no Rotten Tomatoes.