Quiet on Set: Tudo sobre as acusações do polêmico documentário sobre os bastidores da Nickelodeon

Capa da Publicação

Quiet on Set: Tudo sobre as acusações do polêmico documentário sobre os bastidores da Nickelodeon

Por Jaqueline Sousa

Se você cresceu entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, é provável que diversos programas da Nickelodeon tenham te acompanhado ao longo do seu processo de amadurecimento. iCarly, Drake & Josh e Zoey 101, por exemplo, são apenas algumas das séries bem-sucedidas da emissora que marcaram uma geração, mas os bastidores dessas produções não foram tão leves e engraçados quanto suas temáticas pareciam transmitir.

Isso porque uma série de acusações reveladas no recente documentário Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV (Silêncio no Set: O Lado Sombrio dos Programas Infantis, em tradução livre), uma produção da Investigação Discovery, mostra um lado bastante sombrio de tais programas, com alegações de abuso sexual, dinâmicas inapropriadas com crianças, sexismo e racismo. A produção também tem como foco acusações contra o produtor Dan Schneider, que trabalhou em diversas séries do canal e foi demitido da Nickelodeon em 2018 após suspeitas de assédio.

O caso, que é complexo e bastante problemático, vem gerando diversas repercussões na mídia, como os relatos do ator Drake Bell, de Drake & Josh, sobre abuso sexual que teria sofrido enquanto trabalhava na emissora, além de outras questões envolvendo programas como O Show da Amanda, produção que alavancou a carreia de Amanda Bynes. Em vista disso, preparamos um guia completo de tudo que você precisa saber sobre as revelações do documentário sobre a Nickelodeon.

Antes de prosseguir na leitura, vale o aviso de que a matéria está repleta de gatilhos envolvendo abuso sexual, pedofilia, sexismo e racismo. Caso não se sinta confortável para ler sobre tais temáticas, recomendamos que não prossiga.

O que é Quiet on Set?

Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV é uma série documental que expõe bastidores problemáticos de programas infantis.

Produzida pelo canal Investigação Discovery, uma rede estadunidense que se dedica a fazer documentários sobre crimes reais, o Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV é um documentário seriado de quatro episódios que aborda a cultura tóxica de programas de TV famosos entre as décadas de 1990 e 2000, em especial aqueles que foram produzidos pela Nickelodeon.

Com participações especiais de Drake Bell e Alexa Nikolas, de Zoey 101, o documentário expõe o lado sombrio dos bastidores de produções de sucesso da emissora com foco em acusações contra Dan Schneider, criador de várias séries populares da Nickelodeon.

Quem é Dan Schneider?

Dan Schneider produziu e criou várias séries famosas da Nickelodeon, como iCarly e Drake & Josh.

Como dito anteriormente, Dan Schneider conquistou fama na indústria do entretenimento devido à sua parceria com a Nickelodeon, emissora na qual ele criou e produziu diversos programas de sucesso. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos são grandes destaques da emissora, como Drake & Josh, iCarly, Brilhante Victoria, Zoey 101, Kenan & Kel, Sam & Cat, e por aí vai.

Em 2018, Schneider foi demitido da Nickelodeon após suspeitas de assédio e alegações de abuso sexual por parte de sua equipe no canal, acusações que foram impulsionadas pelo movimento #MeToo. O produtor também foi acusado por manter um comportamento inapropriado com atrizes adolescentes no set.

Agora, ele se tornou alvo das investigações do documentário Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV, onde as acusações ganharam ainda mais força com novas revelações sobre o caso. Ele se recusou a participar da produção.

Uma visão geral sobre o caso

Documentário expõe condições de trabalho inapropriadas e abusos emocionais e físicos nos bastidores de produções infantis da Nickelodeon.

Conforme abordado no documentário, o caso envolvendo a cultura tóxica e as condições abusivas de trabalho no set de filmagens da Nickelodeon é datado da década de 1990, quando Dan Schneider foi contratado pela emissora. O produtor foi o responsável por colocar no centro dos holofotes nomes como Amanda Bynes, Drake Bell, Josh Peck, Miranda Cosgrove, Ariana Grande e muito mais, atores que estrelaram programas destinados ao público infantojuvenil até meados dos anos 2000.

De acordo com apontamentos feitos no Quiet on Set, que conta com relatos de antigas estrelas da Nickelodeon, jornalistas e integrantes da equipe da emissora, havia um clima bastante problemático nos bastidores de programas de sucesso produzidos por Dan Schneider. Entre as acusações feitas ao produtor estão alegações de que ele colocava piadas de cunho sexual em seus programas, pornografia em TVs de salas de roteiristas e até mesmo pedia para receber massagens no set em troca de favores profissionais.

As alegações também revelam sexismo por trás das câmeras da Nickelodeon: segundo o documentário, duas roteiristas foram forçadas a dividir o salário de um único profissional do setor, e Schneider também vivia insistindo nos bastidores que “mulheres não eram engraçadas”.

O documentário também apresenta acusações de racismo. O ator Bryan Hearne, que esteve na popular novela All That, conta na produção da Investigação Discovery que, certa vez, teve que interpretar um feto que precisava usar um terno da cor de sua pele. Hearne relembra que escutou alguém dizendo que ele teria que usar algo na cor “carvão”.

O caso de Drake Bell

Drake Bell revelou ter sido abusado sexualmente por Brian Peck em meados dos anos 2000.

Conhecido por seu papel na série Drake & Josh, Drake Bell foi um dos nomes mais populares da época de ouro dos programas infantojuvenis da Nickelodeon, e o ator, que já enfrentou acusações de abuso contra menores e outras situações problemáticas em sua carreira, também conta seu lado da história no documentário Quiet on Set.

O relato de Bell está no terceiro episódio da produção, onde ele revela que foi abusado sexualmente por Brian Peck, um treinador de diálogos da Nickelodeon que costumava trabalhar com jovens atores na época em que Bell estava na emissora (via The Hollywood Reporter).

Segundo o ator, o abuso teria acontecido quando ele tinha 15 anos de idade, no começo dos anos 2000, enquanto atuava na série O Show da Amanda, alguns anos antes de estrelar Drake & Josh. Bell conta que, certa vez, estava dormindo no sofá de Peck quando foi acordado pelo treinador:

“Acordei com ele… Acordei, abri meus olhos, e ele estava abusando sexualmente de mim. Congelei e estava em um estado de choque. Não fazia ideia do que fazer ou como reagir.”

De acordo com o relato de Bell, a situação só tomou outro rumo quando ele decidiu contar para sua mãe o que estava acontecendo. “Não tenho ideia do que provocou isso, ou o que aconteceu, mas eu apenas gritei no telefone tudo que estava acontecendo comigo”, ele afirmou no documentário.

Acusado de molestar uma criança em 2003, Peck acabou sendo preso no mesmo ano com 11 acusações de abuso sexual em menores de idade após a revelação de Bell. O treinador de diálogos da Nickelodeon foi condenado por atos obscenos contra crianças, passando 16 meses na prisão.

Bell, por sua vez, diz que Dan Schneider foi “o único que esteve ao seu lado” na emissora quando as acusações de abuso contra Peck vieram à tona.

Drake Bell afirma em documentário que Dan Schneider o apoiou na época da prisão de Brian Peck.

Ainda no documentário, Bell também falou sobre as acusações enfrentadas por ele nos últimos anos. Em 2021, o ator foi condenado a dois anos em liberdade condicional e mais 200 horas de serviço comunitário por colocar uma criança em situação de perigo após ser acusado por uma adolescente de 15 anos por má conduta sexual e envio de mensagens inapropriadas.

Em resposta ao caso, Bell disse que “assumiu responsabilidade” pelo que havia acontecido, mas que a “mídia se apoderou de desinformação”, destruindo sua carreira.

Qual é a relação de Amanda Bynes com o documentário?

Amanda Bynes fez sucesso na Nickelodeon com programas como O Show da Amanda.

Grande ícone dos anos 2000, Amanda Bynes viu sua carreira tomando forma na Nickelodeon. O programa mais famoso de sua parceria com a emissora foi O Show da Amanda, série que é bastante citada no Quiet on Set por causa das acusações das roteiristas Jenny Kilgen e Christy Stratton, as únicas duas mulheres da equipe que disseram terem sido forçadas a dividir um salário no meio (via Forbes), conforme citado anteriormente.

Porém, embora antigos atores da emissora tenham falado publicamente sobre o assunto no documentário, muita gente anda se perguntando o porquê de Bynes não ter se manifestado acerca da situação problemática vivenciada pela equipe e os atores dessas produções de sucesso da Nickelodeon.

De acordo com informações divulgadas pelo TMZ, Bynes recebeu o convite para participar do Quiet on Set, mas recusou a oportunidade porque a atriz “não teve a mesma experiência” traumática que outros colegas de trabalho tiveram na emissora. Segundo fontes do veículo, Bynes é “grata” por seu tempo na Nickelodeon. Ela não assistiu ao documentário, conforme reportado pelo TMZ.

Além disso, há outra relação de Bynes com a leva de revelações feitas no documentário da Investigação Discovery, mas que não constam na produção. Em um vídeo de resposta à produção, Dan Schneider revelou que, certa vez, Bynes estava passando por alguns problemas com os pais, o que a levou a ligar para o produtor no meio da noite em busca de ajuda. De acordo com Schneider, ele ligou para a polícia, que deu continuidade ao trabalho de mantê-la em segurança (via The Hollywood Reporter).

O que a Nickelodeon tem a dizer sobre as acusações feitas no documentário?

Um porta-voz da Nickelodeon respondeu às acusações feitas no documentário.

Em resposta às alegações feitas no documentário, um porta-voz da Nickelodeon enviou um comunicado ao CBS News afirmando que a emissora não pode “corroborar ou negar acusações de produções de décadas atrás”. A declaração também ressalta que o canal mantém um compromisso com seus atores em prol do bem-estar de todos:

“A Nickelodeon, por uma questão de política, investiga todas as reclamações formais como parte do nosso compromisso para promover um ambiente seguro e profissional, livre de assédio ou outros tipos de condutas inapropriadas. Nossas maiores prioridades são o bem-estar e a segurança, não apenas de nossos funcionários, elencos e equipes, mas de todas as crianças, e nós adotamos inúmeras medidas de segurança nos últimos anos para ajudar a garantir que estamos cumprindo nossos padrões elevados e as expectativas de nossa audiência.”

Dan Schneider também respondeu, em vídeo (via The New York Times), às acusações feitas no documentário. O produtor se desculpou por seu comportamento no set de filmagens em produções da Nickelodeon, dizendo que foi “difícil” assistir à produção:

“Assistir [ao documentário] nas últimas duas noites foi muito difícil, enfrentei meus comportamentos do passado, alguns deles são vergonhosos e eu me arrependo por isso – e eu definitivamente devo um forte pedido de desculpas a algumas pessoas.”

A repercussão do documentário

O documentário gerou diversas repercussões na mídia.

Após a exibição dos quatro episódios do Quiet on Set, as revelações apresentadas no documentário geraram diferentes repercussões. Além das declarações da própria Nickelodeon e do produtor Dan Schneider, que publicou um vídeo no YouTube para comentar as alegações feitas na produção, algumas estrelas da época de ouro da emissora também comentaram o caso publicamente.

Josh Peck, que estrelou Drake & Josh ao lado de Drake Bell mas não apareceu no documentário, disse que entrou em contato com Bell para prestar seu apoio e que espera que a produção gere mudanças na indústria (via Entertainment Weekly):

“Eu terminei de assistir a Quiet on Set e precisei de alguns dias para processar tudo isso. Falei com Drake em privado, mas queria dar meu apoio a todos os sobreviventes que foram corajosos o bastante para compartilhar suas histórias de abuso emocional e físico nos bastidores da Nickelodeon com o mundo. Crianças devem ser protegidas. Reviver isso publicamente é incrivelmente difícil, mas espero que possa trazer conforto para as vítimas e suas famílias, bem como mudanças necessárias em nossa indústria.”

Alexa Nikolas, de Zoey 101, fez seu relato no documentário e também respondeu ao vídeo de Dan Schneider com o pedido de desculpas após a exibição de todos os episódios (via Entertainment Weekly):

“Quando alguém não vai até você e pede desculpas pessoalmente, não é um pedido de desculpas. Se você escuta isso através de outras pessoas, não é realmente um pedido de desculpas, certo? Um pedido de desculpas é para a pessoa que você machucou. É para isso que serve um pedido de desculpas.”

Nikolas também frisou que, no momento, “não perdoa Dan Schneider” e que o vídeo de resposta do produtor a deixou “um pouco mais triste” porque ele não assumiu sua responsabilidade como deveria.

Jack Salvatore Jr., de Zoey 101, não aparece no Quiet on Set, mas falou publicamente sobre as acusações apresentadas no documentário em um vídeo no Instagram. Salvatore faz alegações preocupantes envolvendo Jennette McCurdy, a Sam de iCarly, dizendo que “não deveria ter escutado” que a Nickelodeon “não queria recomendar antidepressivos para a atriz depois que a mãe dela morreu por medo de que ela pudesse se matar e prejudicar a reputação da emissora”.

Salvatore também disse que “a indústria inteira é construída em cima de esperanças, sonhos, adrenalina e realização de desejos”, afirmando que “isso pode ser uma coisa perigosa para megalomaníacos”.

O EW entrou em contato com a Nickelodeon e com Schneider para averiguar as acusações feitas por Salvatore, mas não obteve resposta.

Nancy Sullivan, que interpreta a mãe de Drake Bell na série Drake & Josh, também falou publicamente sobre o documentário (via Entertainment Weekly):

“Eles não eram meus filhos de verdade, mas sempre os amarei. Partiu meu coração em um milhão de pedaços ouvir o quanto Drake estava mantendo dentro de si mesmo enquanto trabalhávamos juntos. Fiquei devastada e orgulhosa de ver o homem que ele se tornou, sentado diante das câmeras e contando bravamente sua verdade.”

Devon Werkheiser, de Manual de Sobrevivência Escolar do Ned, é mais um nome que, embora não tenha participado do documentário, também falou sobre o Quiet on Set – mas fez isso de um jeito controverso.

Em uma live feita no TikTok (via Entertainment Weekly), Werkheiser aparece ao lado de Lindsey Shaw e Daniel Curtis Lee, seus antigos colegas de trabalho da época de Manual de Sobrevivência Escolar do Ned, fazendo uma piada sobre as declarações de Drake Bell.

“Daniel, falaram pra gente nunca falar sobre isso. Volte para o seu buraco, Daniel, me dê seus buracos”, Werkheiser diz em certo momento da transmissão, desculpando-se logo em seguida pelo comentário ironizando a situação. “Desculpa, não deveríamos fazer piada com isso”, ele diz.

Onde assistir ao documentário?

Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV ainda não está disponível no Brasil.

Lançado em 17 de março, Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV está disponível, por enquanto, apenas no catálogo da Max nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de estreia do documentário no Brasil.

De acordo com a Variety, um quinto episódio intitulado “Breaking the Silence” (Quebrando o Silêncio, em tradução literal) do programa será lançado no dia 7 de abril com novas entrevistas de Drake Bell e outros atores de programas como All That, por exemplo. O episódio só será exibido nos EUA.