Dan Schneider, criador de iCarly, responde a acusações de sexualizar atrizes mirins

Capa da Publicação

Dan Schneider, criador de iCarly, responde a acusações de sexualizar atrizes mirins

Por Gabriel Mattos

Dan Schneider, criador de séries como iCarly e Drake & Josh, respondeu a acusações de sexualização infantil feitas pelo documentário Quiet On Set: The Dark Side of Kids TV (Silêncio No Estúdio: O Lado Sombrio das Séries Infantis, em tradução livre). Em entrevista divulgada em seu próprio canal no YouTube, ex-produtor da Nickelodeon pede desculpas para atores mirins envolvidos e sugere que conteúdos inadequados em seus programas sejam retirados do ar (via Variety).

O produtor esteve envolvido em uma série de acusações de assédio moral no ambiente de trabalho. Entre as denúncias divulgadas no documentário, Schneider exigia massagens de seus colegas de trabalho, situação que admite no vídeo em que pede desculpas aos envolvidos.

“Foi errado que eu tenha posto qualquer um nesta posição. Foi a coisa errada a se fazer. Eu nunca faria isso hoje em dia. Me sinto envergonhado que eu tenha feito antigamente. Eu me desculpo para qualquer um que eu já coloquei nessa situação,” disse o ex-produtor, que também pede desculpas a quem testemunhou a situação.

Ariana Grande foi uma das vítimas da sexualização nas produções de Schneider. Na primeira temporada, ela tinha 17 anos

O documentário também abordou piadas nos programas que comandou que sexualizam os atores menores de idade. Apesar de um representante ter negado qualquer teor problemático nas produções, alegando que as filmagens passaram por toda uma equipe de executivos antes de serem exibidas, Schneider assume que o conteúdo pode ofender algumas pessoas.

“Cada uma dessas piadas foi escrita para um público infantil, porque crianças acharam que eram engraçadas,” defende. “Agora que temos alguns adultos voltando a olhar para elas 20 anos depois pelas suas próprias lentes… E eles estão olhando e dizendo ‘Sabe, não acho que isso é apropriado para um programa infantil’. Não tenho problema com isso. Se é assim que algumas pessoas se sentem, vamos cortar essas piadas das séries, assim como eu teria feito há 20 anos.”

As séries criadas por Schneider que tinham episódios inéditos sendo filmados e exibidos há exatos 20 anos atrás são Drake & Josh e What I Like About You. Contudo, as acusações mais sérias de sexualização envolvem as ex-atrizes Jennette McCurdy, a Sam de iCarly, e Amanda Bynes, de The Amanda Show.

Em 2022, logo após McCurdy expor os abusos de sua mãe, a atriz Daniella Monet, a Trina Vega de Brilhante Victória, confirmou à Insider que chegou a denunciar à própria Nickelodeon sobre cenas inapropriadas, que forçavam a jovem atriz a realizar ações com um pepino que aludiam a sexo oral. Ainda assim, o estúdio decidiu gravar e exibir a cena em questão.

A reportagem ainda afirma que o produtor enfrentava o departamento de boas práticas da empresa, escolhendo os figurinos mais curtos para as atrizes e aumentando o teor sexual subliminar das séries, incluindo múltiplas cenas em que gosma era espirrada na cara das meninas.

Apesar de comentar sobre as acusações de dinâmicas inapropriadas com o elenco mirim de suas produções, Schneider não mencionou as acusações de abuso, racismo, machismo e assédio moral por outros ex-colegas de trabalho.