Miranda Cosgrove reage aos relatos de Jennette McCurdy sobre experiências abusivas durante iCarly

Capa da Publicação

Miranda Cosgrove reage aos relatos de Jennette McCurdy sobre experiências abusivas durante iCarly

Por Arthur Eloi

Jennette McCurdy, que vive Sam em iCarly, recentemente abriu o jogo sobre uma série de abusos que sofreu na infância por parte de sua mãe e de um executivo da Nickelodeon. Sua ex-colega de elenco, Miranda Cosgrove, que vive a protagonista do seriado, agora comentou as polêmicas recentes – e tomou o lado da amiga.

Uma matéria do New York Times explora a relação problemática entre McCurdy e sua mãe, que administrava sua carreira e controlava toda sua vida, chegando até a incentivar a menina (menor de idade na época) a se expor para um executivo não identificado da emissora, como forma de crescer em sua carreira.

Pessoas próximas à atriz na época são entrevistadas para o artigo, incluindo Miranda Cosgrove, que se mostra sensibilizada por não ter percebido nada disso na época:

Quando se é jovem, você sempre vive dentro da própria cabeça. Não conseguia imaginar que as pessoas ao meu redor estavam passando por momentos complicados. E você não espera que isso aconteça com a pessoa que faz todo mundo rir.

No texto, McCurdy fala sobre os traumas de seu passado. Ela já havia expressado seu arrependimento de ter atuado na infância, e agora expandiu o motivo de seu desgosto ao revelar ter sofrido abusos:

Fui muito explorada em minha infância e adolescência. Houve casos em que as pessoas tinham boas intenções e não sabiam o que estavam fazendo. Mas também muitos casos em que sabiam – as pessoas sabiam exatamente o que fazer.

Hoje com 30 anos, Jennette McCurdy fala sobre o abuso que sofreu na infância quando atuava em iCarly

A mãe da ex-atriz morreu de câncer em 2013, e desde então McCurdy passou por um fundo do poço com relacionamentos problemáticos e alcoolismo, e só agora está dando a volta por cima. Parte dessa recuperação é encarar seus traumas, algo que ela fez em uma biografia carinhosamente chamada de Estou Feliz Que Minha Mãe Morreu, em tradução livre.

Sobre o título chocante, a ex-atriz afirma que os sentimentos conflitantes representam bem como era sua relação com a sua mãe, que continuou lhe abusando mesmo no leito de morte:

É inacreditável o quão difícil e engraçado tudo é ao mesmo tempo. Isso moldou meu senso de humor. Sinto que já processei e tentei melhorar o suficiente para merecer um título ou um pensamento provocativo.

Título do livro de Jennette McCurdy gerou briga de família

A matéria termina em tom otimista, com o irmão de McCurdy dando seu apoio total à irmã, ainda que tenha dito que o título da biografia causou certo rebuliço em sua família. Além disso, a própria Jennette McCurdy afirma estar vivendo um bom momento em sua vida, cercada de pessoas que a amam e a apoiam.

McCurdy, porém, recusou participar do recente revival de iCarly, e não parece se arrepender disso. Segundo a matéria, ela nunca conseguiu assistir nenhuma das séries que fez na Nickelodeon, já que são lembretes de uma época traumática em sua vida.

Miranda Cosgrove já afirmou em várias ocasiões que sente o vazio deixado por Jennette McCurdy e por Sam na série, e já reforçou que as portas estão abertas para o seu retorno. No revival, o sumiço da personagem foi justificado como se ela tivesse enfim fugido como a líder de uma gangue de motoqueiros.

O revival de iCarly pode ser encontrado no catálogo do Paramount+. Já a biografia de Jennette McCurdy foi lançada hoje (9) nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Aproveite e confira: