Jujutsu Kaisen: Saiba tudo sobre os graus e sistema de classificação de feiticeiros

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Saiba tudo sobre os graus e sistema de classificação de feiticeiros

Por Flávia Pedro

Jujutsu Kaisen é uma obra mundialmente conhecida e, no universo desse anime, nós conhecemos os Feiticeiros Jujutsu, que são os personagens dessa trama. No mundo de Jujutsu Kaisen existem Maldições que surgem a partir da energia negativa das pessoas em todo o Japão e, para exorcizar essas criaturas existem os Feiticeiros. 

Assim como as Maldições são separadas por Graus, de acordo com seus níveis de poder, os Feiticeiros também possuem essa separação. Que tal descobrir mais sobre como funciona os graus e sistema de classificação de feiticeiros? A gente te conta!

Bom, como explicamos anteriormente, Jujutsu Kaisen separa seus Feiticeiros com uma classificação específica, de acordo com o nível de poder de cada um. Isso acontece como uma forma de ajudar a sociedade milenar dos Xamãs a se manter e funcionar de forma tranquila e organizada. 

Assim, a divisão é feita a partir de Graus que podem variar do 1 ao 4, além dos casos mais específicos de Feiticeiros, os de Grau Especial. Mas como definir a força de um personagem? O critério normalmente avalia a força de cada feiticeiro, além das armas/ferramentas amaldiçoadas que ele utiliza e, claro, se ele controla algum tipo de Espírito Amaldiçoado

Agora que você sabe o básico sobre como eles são separados, vamos conhecer cada um desses Graus!

Grau 3 e 4

Maki (Grau 4) e Nobara (Grau 3)

Os Feiticeiros de Grau 4 geralmente são os novatos, mais inexperientes ou de desempenho bem baixo. Apesar de ser o grau mais baixo, não existem muitos feiticeiros que se enquadram nele e, atualmente, Maki Zenin é a única Feiticeira Jujutsu Grau 4. Porém, vale lembrar que Maki não sobe de classificação por conta de problemas familiares e a influência de seu Clã. 

Já o Grau 3 é a média de classificação e, quando nos referimos às Escolas Técnicas de Jujutsu, geralmente os alunos são matriculados com esse grau, usando os ensinamentos que aprendem durante as aulas e treinamentos diários para avançar e subir de nível. Os Feiticeiros de Grau 3 (assim como os de Grau 4) não tem permissão para realizar missões sozinhos e precisam sempre ser acompanhados por feiticeiros de grau superior. Exemplos de Feiticeiros de Grau 3: Nobara Kugisaki e Katsumi Miwa.

Grau 2

Megumi (Grau 2)

O Grau 2 é concedido para aqueles Feiticeiros Jujutsu que estão acima da média, sendo a classificação mais popular de Jujutsu Kaisen (já que a maioria dos feiticeiros se enquadra nela). É muito raro um aluno da Escola Técnica de Jujutsu receber essa classificação, mas acontece, como é o caso de Takuma Ino e Megumi Fushiguro. Panda e Momo Nishimiya, diferente deles, estão no Semi-Grau 2

Esses são os Feiticeiros aptos a realizar missões sozinhos ou acompanhar aqueles de grau inferior.

Grau 1

Nanami (Grau 1)

O Grau 1 é, tecnicamente, o grau mais alto que um Feiticeiro pode alcançar através da evolução natural e das graduações Jujutsu. Mas, vale lembrar que existe diferença entre o Grau 1 e o Semi-Grau 1, já que o “semi” está esperando por uma “promoção” definitiva para se firmar no nível mais alto. Esse é o auge da sociedade Jujutsu e, como a classificação mais alta, esses são os Feiticeiros que enfrentam as maldições mais poderosas, os forçando realmente a serem extremamente habilidosos e inteligentes em combate. 

Kento Nanami, Mei Mei, Aoi Todo, Atsuya Kusakabe e Masamichi Yaga são exemplos de Feiticeiros de Grau 1. E Toge Inumaki, Noritoshi Kamo, Kokichi Muta e Utahime Iori são os Feiticeiros Semi-Grau 1.

Grau Especial

Gojo e Geto (Grau Especial)

Finalmente chegamos nos fortões, os Feiticeiros de Grau Especial, aqueles que possuem uma Energia Amaldiçoada quase inesgotável, habilidades únicas e invejáveis e alguns possuem até Espíritos Amaldiçoados para chamarem de seus. Eles são anomalias no sistema Jujutsu, pois esses Feiticeiros possuem um poder que simplesmente não pode ser classificado, pois são mais fortes que outros feiticeiros ao redor do mundo. Ser um Feiticeiro de Grau Especial é um fato muito raro, já que são registrados apenas 4 deles: Yuki Tsukumo, Suguru Geto, Yuta Okkotsu e Satoru Gojo.

Esses são aqueles Feiticeiros que só são chamados para missões extremamente perigosas, geralmente enfrentando também Maldições de Grau Especial. 

Confira também: