Jujutsu Kaisen: Dublador de Gojo fala sobre polêmica recente envolvendo estúdio MAPPA

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Dublador de Gojo fala sobre polêmica recente envolvendo estúdio MAPPA

Por Ygor de Oliveira Ferreira

A segunda temporada de Jujutsu Kaisen ainda está sendo lançada e tem sido marcada por diversas polêmicas envolvendo as condições de trabalho dos animadores no estúdio MAPPA, que estão precisando lidar com um cronograma extremamente apertado para entregar os episódios semanais, algumas vezes afetando a qualidade da animação. O dublador americano de Gojo, Kaiji Von Tang (via ComicBook) comentou um pouco elogiando o episódio mais recente e também pedindo para que o estúdio dê um descanso para a equipe.

Tang disse:

“Apesar do cronograma de produção horrendo, os animadores da MAPPA entregaram outra obra prima essa semana. Eu acho que posso falar por todos, por favor MAPPA, nós esperamos que vocês dêem o descanso que esses animadores super humanos merecem. E também um aumento”

Dublador americano de Satoru Gojo elogio o episódio mais recente de Jujutsu e pediu para que os animadores possam descansar

Nos últimos meses têm surgido cada vez mais reclamações de animadores da MAPPA pela quantidade de projetos que o estúdio é responsável e também um cronograma extremamente apertado, o que faz com que a equipe precise trabalhar de forma incessante. Enquanto isso, o CEO do estúdio, Manabu Otsuka, comentou recentemente em uma entrevista que esse excesso de projetos foi o que gerou o sucesso do estúdio.

Vale lembrar também que apesar de desgastante, os animadores não recebem bem no Japão. Em 2021, animadores que estavam iniciando sua carreira recebiam somente 200 dólares, se tornando algo insustentável. Mesmo um animador com uma carreira bem estabelecida os salários variam entre 1.400 até 3.800 dólares, algo que não é condizente com a carga de trabalho em um estúdio como a MAPPA por exemplo, fazendo com que diversos desses animadores precisem trabalhar ainda mais ou então procurar outra carreira para conseguir um condição financeira decente.

A segunda temporada de Jujutsu Kaisen continua adaptando o arco do Incidente de Shibuya, trazendo momentos chocantes e muita quebra de expectativa dos fãs. Aqui no Brasil os episódios estão sendo disponibilizados pela Crunchyroll, sendo lançados todas as quintas-feiras, algumas horas depois de sua estreia no Japão.

Confira também: