Executivo atribui excesso de produções como segredo do sucesso do estúdio de Jujutsu Kaisen

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Executivo atribui excesso de produções como segredo do sucesso do estúdio de Jujutsu Kaisen

Por Flávia Pedro

Os estúdios de animação japoneses estão sempre competindo para terem destaque com suas adaptações. Enquanto alguns mais antigos possuem anos de carreira, como a Toei Animation, outros estão tentando seu lugar ao sol ao adaptar obras que são um sucesso já em seus mangás. O Studio MAPPA, é um desses que lutam para trazer obras renomadas e, recentemente, o CEO da empresa abordou toda a situação em relação aos seus animadores em uma entrevista. Veja os detalhes a seguir!

Títulos como Jujutsu Kaisen tem sido bem elogiados por Manabu Otsuka, o CEO do MAPPA, mas acabou sendo questionado sobre a criação de identidade da marca do estúdio e sobre as jornadas de trabalho que seus animadores geralmente precisam enfrentar para dar vida a obras como essas. Em uma conversa com a Natalie, ele afirmou:

“Quando pensamos sobre o que precisaríamos fazer para alcançar [o sucesso], a primeira coisa que precisávamos fazer era aumentar a produtividade. É difícil alcançar o nível de qualidade da Kyoto Animation e ser possível em um curto período de tempo. Seria tarde demais para o MAPPA, um estúdio voltado para o passado, passar de 20 a 30 anos tentando chegar a esse ponto. Então tivemos que adotar uma abordagem diferente dos estúdios que já estavam à nossa frente. Pensamos em como poderíamos produzir muito e ganhar experiência, mantendo um alto nível de qualidade e, ao mesmo tempo, marcando o estúdio para entrar na corrida com os melhores estúdios da indústria no menor tempo possível.”

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Apesar da explicação dada por Otsuka, todo esse repertório de animação e exigência com os animadores acabou se tornando não só uma piada entre os fãs, mas mas um tema bem debatido sobre cargas de trabalho e direitos trabalhistas. De uma só vez, o estúdio assumiu obras como Attack on Titan, Chainsaw Man e Vinland Saga, mesmo já tendo outras obras de renome em sua programação.

Um exemplo da sobrecarga de trabalho foram as manchetes envolvendo Jujutsu Kaisen e os membros da equipe da segunda temporada, que se pronunciaram sobre o cronograma completamente desproporcional da série animada. A carga de trabalho dos funcionários estava intensa demais e alguns fãs se perguntam se todo esse sacrifício vale a pena, mesmo com as adaptações sendo muito elogiadas.

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