Sombra e Ossos: Quem são os personagens novos da série da Netflix?

Capa da Publicação

Sombra e Ossos: Quem são os personagens novos da série da Netflix?

Por Melissa de Viveiros

Sombra e Ossos chegou no ano passado, e logo a adaptação dos livros de Leigh Bardugo se tornou um grande sucesso. A primeira temporada, porém, foi apenas o começo, e ainda há muita história por vir – tanto para Alina e o Darkling, quanto para os personagens de Ketterdam.

Com a segunda temporada em desenvolvimento, a Netflix anunciou algumas novidades no elenco que já vinham sendo ansiosamente aguardadas pelos fãs dos livros. Mas quem são esses personagens novos? Qual o papel deles na trama? E seus intérpretes já fizeram o que antes?

Neste artigo, você vai poder ficar por dentro de tudo sobre Nikolai, Wylan, Tamar e Tolya! Vem conferir!

Quem é Nikolai Lantsov?

Artes oficiais de Nikolai como Sturmhond e príncipe, divulgadas no lançamento de King of Scars (Créditos: Kevin Wada).

Certamente um dos favoritos entre os fãs dos livros, Nikolai foi um dos nomes mais citados pelo público desde que a série foi anunciada – embora não apareça no primeiro livro. No restante da série, porém, o príncipe de Ravka tem um papel bem central, sendo até um dos protagonistas dos livros que seguem a trilogia de Alina.

Inicialmente, o jovem não é apresentado como um príncipe, e aparece com uma identidade bem diferente ao conhecer a protagonista de Sombra e Ossos. Logo no início de Sol e Tormenta, o segundo livro da trilogia, ele aparece como o corsário Sturmhond, um jovem capitão que comanda sua própria frota. Originário de Ravka, ele auxilia os esforços de guerra da nação nos mares, e acaba sendo contratado pelo Darkling após os eventos do primeiro livro.

Sua função seria transportar o antagonista e um grupo de Grisha leais a ele em busca de Rusalye, um dragão marinho mítico que supostamente seria a fonte do segundo amplificador de Morozova, tal como a galhada do cervo que acaba se tornando o primeiro amplificador de Alina. Nesse ponto da história, a garota e seu amigo, Mal Oretsev, haviam sido capturados pelo antagonista, sendo mantidos prisioneiros a bordo do navio de Sturmhond. 

Apesar de protestar quando a garota é maltratada, o corsário se recusa a ouvi-la quando ela tenta negociar sua ajuda. É só quando Rusalye aparece e é preso que ele se revolta contra o Darkling, fugindo com Alina e Mal e revelando que, na realidade, nunca havia sido leal ao vilão.

Depois de várias semanas juntos, o grupo passa pela Dobra e chega à cidade de Kribirsk, encontrando membros do exército de Ravka. É só aí que o personagem se apresenta com sua real identidade: Nikolai Lantsov, segundo filho do rei e príncipe de Ravka.

Kribirsk é o local onde o exército de Ravka aparece inicialmente na série da Netflix.

Alina não lida bem com a descoberta, mas o jovem acaba mudando a situação. Ele convence os soldados a tratarem ela e Mal como convidados ao invés de prisioneiros, e explica aos dois seus planos. Ainda que seja o segundo filho, Nikolai pretende se tornar o herdeiro e assumir o trono eventualmente, defendendo que seu irmão mais velho, Vasily, não se importa com política, e só liga para sua vida de privilégios e seus cavalos. Assim, o príncipe pretende conseguir que seu irmão simplesmente abdique da posição.

Mas, além de ambicioso, ele se preocupa com o destino de sua nação – e, consequentemente, com o Darkling ser derrotado. Ele propõe uma aliança à Alina, oferecendo que ela volte a Ravka a seu lado para ajudá-lo a combater o antagonista. Mais que isso, ele propõe um casamento: desse modo, eles conseguiriam unir o Primeiro e o Segundo Exércitos, e tornando ainda mais forte a oposição ao Darkling. 

Ele deixa claro que a proposta é política, mas Alina recusa mesmo assim, e Mal se ressente do príncipe pela ideia. A Invocadora do Sol, porém, oferece outras condições para apoiar Nikolai em sua tentativa de tomar o trono: ela o apoiaria se, em troca, ela tomasse o lugar do Darkling como líder dos Grisha do Segundo Exército

A mãe de Nikolai, a Rainha Tatiana, apareceu brevemente na primeira temporada da série.

É a partir daí que eles de fato formam uma aliança e retornam à capital Os Alta. Lá, Nikolai revela à sua família que é o corsário Sturmhond, conquistando um lugar na corte enquanto Alina recebe a posição que desejava. Em meio a isso, é revelado que existem rumores de que Nikolai na realidade é um bastardo, filho da Rainha Tatiana e de Magnus Opjer, um embaixador de Fjerda. Nikolai não dá qualquer crédito aos rumores em público, embora confirme à protagonista em privado que essa história provavelmente é real – mas não muda sua ambição ou seu desejo de consertar tudo de errado com o modo como a dinastia Lantsov vinha governando até o momento.

Nikolai e Alina acabam se tornando grandes amigos, e ele é um dos principais aliados dela ao longo de toda a história. Isso significa, é claro, que ele acaba se tornando um alvo do Darkling, e sofrendo as consequências por desafiá-lo. 

Além de Sol e Tormenta e Ruína e Ascensão, os dois livros da Trilogia Grisha em que aparece, Nikolai também tem uma participação na Duologia Six of Crows, aparecendo no segundo livro, Crooked Kingdom: Vingança e Redenção. Depois, ele se tornou o personagem principal das obras mais recentes de Leigh Bardugo sobre este universo, estrelando King of Scars e Rule of Wolves ao lado de Zoya Nazyalensky.

Quem é o ator que interpretará Nikolai na série?

O ator Patrick Gibson.

A Netflix anunciou que o intérprete de Nikolai será o ator Patrick Gibson. O papel mais recente do ator foi o de Christian Radic na série Before We Die, série focada na história de uma detetive que descobre que seu filho tem um papel central como informante na investigação de um assassinato brutal. 

Ele também trabalhou em outras séries, como os dramas de época The Tudors, The White Princess e The Spanish Princess, mas seu crédito mais notável quando se trata de séries é The OA. Na produção, o ator viveu Steve Winchell, um estudante problemático que vende drogas e usa violência para lidar com seus sentimentos, mas que está tentando se tornar uma pessoa melhor. O personagem é introduzido logo no primeiro episódio da série.

Já quando o assunto são filmes, Gibson fez parte do elenco de Tolkien, história focada na juventude do autor de O Senhor dos Anéis. Ele também tem créditos em The Darkest Minds (2018), In a Relationship (2018), Their Finest (2016), Property of State (2016), entre outros.

Quem são Tamar e Tolya em Sombra e Ossos?

Tamar Kir-Bataar em arte oficial de Bon Orthwick para Illumicrate em colaboração com Leigh Bardugo.

A introdução de Tamar Kir-Bataar e Tolya Yul-Bataar está conectada à presença de Sturmhond. Isso porque a dupla inicialmente é parte da tripulação do corsário, mas acaba tomando um rumo diferente no decorrer da história. 

Os dois são irmãos gêmeos, e filhos de uma Grisha de Ravka e de um mercenário de Shu Han. Após a morte de sua mãe, o pai deles se tornou o único responsável por sua criação, se dedicando a impedir que eles fossem levados pelo governo de Ravka e obrigados a se tornar parte do Segundo Exército. Também foi o pai deles que ensinou os dois a lutar, fazendo com que eles tenham habilidades de combate que os tornam perigosos mesmo sem a utilização de qualquer poder. 

Mesmo assim, eles também são Grisha e têm poderes bem úteis. Tamar é uma sangradora, e é habilidosa em usar suas habilidades mesmo sem o treinamento no Pequeno Palácio que os Grisha apresentados até agora tiveram. 

Como parte da trama, ela também acaba ganhando cada vez mais destaque, se tornando parte da guarda de Alina quando a garota assume a posição do Darkling. Ao longo do tempo, ela se torna uma companheira extremamente leal da Conjuradora do Sol, além de ter um papel na luta por Ravka mesmo para além da trilogia original – ainda que deixe claro que sua lealdade não é ao país em si, e sim a Nikolai e Alina.

Assim como Nikolai, ela aparece em Sol e Tormenta, Ruína e Ascensão, Crooked Kingdom – Vingança e Redenção, King of Scars e Rule of Wolves

A história de Tamar e Tolya acaba tendo relação com Alina e o Apparat, que já apareceu na primeira temporada da série.

Tolya também é um sangrador, e assim como sua irmã, aprendeu a utilizar suas habilidades de modo eficaz sem o treinamento no Pequeno Palácio. Suas habilidades mais notáveis, porém, não são seus poderes, e sim tudo que ele consegue fazer em combate. Apesar de ser um Grisha, o rapaz se mostra capaz de lutar com uma grande variedade de armas, às quais dá preferência quando está em combate.

Assim como sua irmã, ele não é leal a Ravka como nação, e sim às pessoas que escolhe seguir. Apesar disso, os dois são bem diferentes em personalidade, com Tolya sendo cuidadoso e sério enquanto Tamar é mais corajosa e até imprudente. 

A lealdade enorme dos dois acaba fazendo com que eles continuem lutando por Ravka, bem como ganhando espaço dentro do grishaverso. Diferente de Nikolai e Tamar, porém, Tolya não faz uma participação especial em Crooked Kingdom, aparecendo somente em Sol e Tormenta, Ruína e Ascensão, King of Scars e Rule of Wolves.

Quem interpretará Tamar Kir-Bataar em Sombra e Ossos?

A atriz Anna Leong Brophy.

Quem viverá Tamar na série da Netflix é a atriz Anna Leong Brophy. Seu crédito mais recente antes de Sombra e Ossos é na série Traces, onde interpreta a personagem Louise Chiu Jones. A trama da obra tem foco em uma jovem assistente de laboratório, que descobre que um estudo de caso fictício na realidade tem ligação com seu passado, e com a ajuda de duas professoras, trabalha para trazer um assassino à justiça.

Além dessa série, ela trabalhou nas minisséries The Girl Before, NightwatchMan, The Billion Dollar Code e #SketchPack. Outros créditos da atriz em séries incluem Ragdoll, Back, Code 404, Last Tango in Halifax, Berlin Station, entre outras. Vale notar também que todas essas produções foram lançadas entre 2019 e 2021.

Nos filmes, ela trabalhou em apenas três títulos. Ainda assim, nenhum deles é muito conhecido por aqui, com as produções sendo Paradise War: The Story of Bruno Manser (2019), The Diana Clone (2017) e The Conversations (2016).

Quem é o ator de Tolya em Sombra e Ossos da Netflix?

O ator Lewis Tan.

Certamente o nome mais conhecido entre as novidades no elenco de Sombra e Ossos é o do intérprete de Tolya, Lewis Tan. Seu papel mais recente antes da série da Netflix é também um que muita gente ouviu falar: ele viveu o protagonista Cole Young na adaptação live-action de Mortal Kombat lançada em 2021.

Tan possui uma longa carreira como ator antes do filme, no entanto. Nos cinemas, ele esteve em China Cry: A True Story quando tinha apenas dois anos, além de atuar em 10 Mil Dias (2014), Sacrifice (2015), Se Beber Não Case 3 (2013) e, mais notavelmente, em Deadpool 2 (2018), no qual ele viveu Shatterstar.

Nas séries, ele também tem alguns papéis notáveis. Para os fãs de heróis, o título mais notável talvez seja a série Punho de Ferro, na qual ele apareceu brevemente como Zhou Cheng. O ator teve papéis maiores em Into the Badlands e Wu Assassins, além de participar da série de A Hora do Rush, de 2016, e de Hawaii Five-0.

Quem é Wylan Van Eck?

Arte oficial de Wylan que aparece na edição especial de Crooked Kingdom, feita por Bon Orthwick.

Junto com Nikolai, Wylan era um dos únicos protagonistas do grishaverso que ainda não apareceram na série. Diferente do príncipe de Ravka e de Tamar e Tolya, porém, ele não faz parte da história da trilogia inicial, sendo parte do sexteto que estrela Six of Crows.

Apesar disso, as origens dele são um tanto diferentes dos outros cinco. Wylan cresceu com muitos privilégios por vir de uma família rica, mas tem uma relação difícil com seu pai, Jan Van Eck. Isso porque o garoto tem dislexia, e não consegue ler ou escrever – algo que o leva a sofrer abuso verbal do pai, mas a situação só piora depois disso.

Quando seu pai se casa com uma moça chamada Alys e ela engravida, Jan afirma que enviará Wylan para estudar música em Belendt. Na realidade, ele manda os guardas que envia com o garoto o matarem, mas ele consegue escapar pulando do barco e nadando de volta à costa.

Isso o leva às partes menos prestigiosas de Ketterdam, com o garoto acabando no Barril. Lá, ele aluga um quarto e se mantém escondido por dias antes de sair para encontrar trabalho e conseguir dinheiro para sobreviver. Utilizando o sobrenome Hendriks, ele acaba trabalhando em uma fábrica de curtumes, onde seu talento com a química desperta a atenção de Jesper Fahey.

Wylan se juntará ao grupo de Jesper, Inej e Kaz.

Por meio de Jesper, ele é apresentado a Kaz Brekker e Inej Ghafa, e os Dregs tentam recrutá-lo para fazer bombas para eles. O garoto, no entanto, recusa – mas volta para casa e descobre ter recebido uma carta de seu pai, o que o leva a reconsiderar a proposta da gangue. Sabendo que o garoto não conseguiria ler as cartas, Jan Van Eck continua escrevendo para ele simplesmente para provocá-lo.

Na trama de Six of Crows, ele se junta ao grupo como o especialista em demolição da equipe, embora Inej e Jesper tenham dúvidas sobre sua adição, já que ele era inexperiente e a tentativa de se infiltrar na Corte de Gelo seria extremamente arriscada. Kaz explica, porém, que não é só a habilidade de Wylan que o levou a ser escolhido: o garoto sabe que Wylan é filho de Jan Van Eck, e pretende usar isso como vantagem, já que o trabalho veio de uma barganha com o homem. 

Tendo algum conhecimento da corte e sendo muito talentoso com arte, ele também acaba sendo o responsável por fazer mapas e rascunhos do local, se baseando em suas vagas memórias de quando esteve na Corte com o pai, bem como nas descrições oferecidas por Matthias Helvar.

Ao longo da jornada, Wylan acaba se aproximando dos outros cinco, formando amizades – e até mais – com alguns deles. Além de ser central na história de Six of Crows, ele também é um dos protagonistas de Crooked Kingdom, e tem uma participação especial em Rule of Wolves.

Quem vai interpretar Wylan na série da Netflix?

O ator Jack Wolfe.

O ator escolhido para viver Wylan na série da Netflix foi Jack Wolfe. De todos os nomes do elenco, ele é o que conta com menos créditos, com o mais recente sendo o papel de Oliver na série Inside nª. 9, uma produção antológica que mistura gêneros como crime, terror, drama e humor negro.

Antes disso, ele apareceu na primeira temporada de The Witcher como Nadbor, o filho da família que abriga Ciri brevemente, e que não a recebe bem como sua mãe. Ele também atuou nas séries Father Brown, Hetty Feather e Haven, com essa última sendo seu primeiro crédito como ator, em 2013.

Veja também: