Sandman: Neil Gaiman revela por que sabotou adaptação da obra para o cinema anos atrás

Capa da Publicação

Sandman: Neil Gaiman revela por que sabotou adaptação da obra para o cinema anos atrás

Por Arthur Eloi

Mesmo sem ter uma segunda temporada garantida, já dá para dizer que Sandman é um sucesso na Netflix, tendo ocupado o Top 10 da plataforma desde a sua estreia. Os fãs ficaram aliviados em descobrir uma adaptação fiel das icônicas HQs de Neil Gaiman, mas quase não foi assim – e o próprio autor impediu um filme mal feito no passado.

Falando com a Rolling Stone, Neil Gaiman revela que sabotou um filme de Sandman que estava em desenvolvimento pelas mãos do produtor Jon Peters, conhecido por obras como O Homem de Aço (2013) e Nasce Uma Estrela (2018). Esse projeto estava em desenvolvimento por volta do final dos anos 90, e o autor não escondeu seu desgosto pela adaptação.

Ele explica que, mesmo na época, não conseguiu esconder sua insatisfação quando um dos produtores ligou perguntando sua opinião, e tentando convencê-lo de que a obra poderia ser retrabalhada:

Eu respondi que não havia nada naquele roteiro que pudesse ser amado. Não havia nada que eu tinha gostado. Era o pior roteiro que eu já li em toda minha vida, e não só o pior roteiro para Sandman. Eu não tinha certeza se queria ser um filme de ação ou o sabe se lá o que. Era uma bagunça, e não passava disso.

Mas o que tinha nesse roteiro tão bizarro? Segundo Gaiman, a complexidade de sua trama havia sido reduzida em uma imbecil disputa entre três deuses:

Tinha umas aranhas mecânicas gigantes. Lúcifer, Morpheus e o Coríntio eram trigêmeos idênticos, de uma família de irmãos idênticos, e eles disputavam quem conseguia pegar o rubi, o elmo e a bolsa de areia do Sonho antes da meia noite de 1999, antes da virada do milênio, porque quem conseguisse os três seria o vencedor. Essa era a trama.

Em filme dos anos 90, Sandman seria reduzido à disputa entre deuses para recuperar os equipamentos do Sonho antes da virada do milênio – mas Neil Gaiman impediu

Sendo o autor das HQs originais, Neil Gaiman detestou tanto a forma que sua obra foi tratada que ele decidiu colocar as mãos na massa. O próprio autor foi lá e vazou o roteiro para um site de cultura pop focado em quadrinhos, e deixou os leitores massacrarem a adaptação em público para assustar o estúdio:

Enviei o roteiro para o Ain’t It Cool News, que era bastante lido na época, para ver o que eles achariam desse roteiro recebido anonimamente. Eles escreveram um fabuloso artigo sobre como era o pior roteiro que já tinham lido. De repente, a ideia de fazer um filme de Sandman desapareceu, e [o produtor] Jon Peters dedicou sua atenção ao desenvolvimento de As Loucas Aventuras de James West.

O que fecha toda a história com chave de ouro é o fato de que Neil Gaiman eventualmente conseguiu uma adaptação perfeita de Sandman, bastante aclamada pela crítica e pelos fãs, enquanto As Loucas Aventuras de James West é considerado não só um enorme fracasso de bilheteria, como também o pior filme da carreira de Will Smith segundo o próprio ator.

Sandman está disponível no catálogo da Netflix. Uma segunda temporada ainda não foi confirmada, e o próprio Neil Gaiman afirma que só há chances disso acontecer caso uma grande quantidade de pessoas assista o programa do começo ao fim.

Aproveite e confira: