Roronoa Zoro: Tudo sobre o personagem de One Piece

Capa da Publicação

Roronoa Zoro: Tudo sobre o personagem de One Piece

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Conhecendo ou não o anime One Piece, é quase certo que, se você gosta desse tipo de série, sabe quem é Roronoa Zoro ou ao menos já viu seu rosto em algum lugar. Zoro é um dos personagens mais populares da franquia de One Piece, e este artigo vai te contar tudo o que você precisa saber sobre o espadachim do Bando do Chapéu de Palha!

Quem é Roronoa Zoro?

Roronoa Zoro o “Caçador de Piratas” atualmente é um dos membros da tripulação dos Piratas do Chapéu de Palha, mas antes de aceitar se juntar a Luffy, Zoro ganhava a vida como um caçador de recompensas, capturando e entregando piratas.

Ele é o primeiro membro a se juntar ao Luffy, isso ainda nos primeiros episódios da primeira temporada do anime. Zoro é um dos 3 guerreiros mais poderosos entre os Chapéus de Palha junto com Luffy e Sanji, sendo um mestre do Estilo de Três Espadas (estilo de esgrima que criou durante seu treinamento de infância).

Seu maior sonho é cumprir uma promessa que fez à uma amiga de infância, Kuina, de que se tornaria o maior espadachim do mundo. Ele ainda não conquistou esse objetivo, mas já é considerado um dos 12 piratas da conhecida “Pior Geração”. 

Tal título lhe rendeu uma recompensa no valor de 320.000.000.

A personalidade de Roronoa Zoro

Zoro aparenta ter uma personalidade muito severa e séria, sendo uma pessoa distante nos momentos conturbados. Porém, quando perde a paciência, gera cenas cômicas onde o personagem parece escandaloso, pateta e um tanto exagerado nos gritos e reclamações. Fora esses momentos de alívio cômico, a única emoção que Zoro se sente confortável e confiante em demonstrar abertamente é raiva.

Quando vemos o personagem sorrir, geralmente são em momentos empolgantes da batalha onde ele se sente confiante ou está tendo uma boa luta. Fora isso, são raros os momentos onde o vemos rindo com companheiros de tripulação, mas frequentemente o vemos dormindo, treinando ou bebendo.

Sobre sentimentos de tristeza, só vimos Zoro chorar em momentos específicos da série: quando Kuina – sua amiga de infância – faleceu e quando ele foi derrotado por Dracule Mihawk, fazendo uma promessa a Monkey D. Luffy de que nunca mais perderia. Em momentos que são tristes para os Chapéus de Palha, Zoro escolhe ficar mais reservado e em silêncio sem demonstrar suas emoções.

Até mesmo quando está em combate, Zoro já demonstrou que prefere “lutar sem emoções“, para que elas não atrapalhem seu julgamento como um espadachim. Óbvio que ele se preocupa com seus companheiros e já deixou claro em vários momentos que quer protege-los nem que custe sua própria vida, mas sua preferência é lutar sem motivações emocionais para não perder o foco.

Zoro também demonstrou uma postura muito perspicaz para tomar decisões importantes e lógicas em momentos delicados, conseguindo avaliar com certa calma situações complexas com uma visão mais objetiva. O que diversas vezes pode fazer com que seus adversários acreditem que ele é o capitão ou o imediato do Bando do Chapéu de Palha.

O passado de Roronoa Zoro

O anime nos apresentou o passado de Zoro ainda nos primeiros episódios da temporada 1, onde descobrimos que ainda muito pequeno, o menino se tornou um viajante que tinha como objetivo derrotar os espadachins mais poderosos dos dojos por onde passava. Ele estava indo bem em seus planos, mas encontrou uma adversária que ele não seria capaz de derrotar.

Kuina era filha do sensei do último dojo que Zoro desafiou, sendo a razão pela qual Zoro se juntou àquele dojo. O garotinho chegou ao local querendo desafiar o aluno mais poderoso e o dono do lugar colocou sua filha para enfrentá-lo, mas com uma condição: se Zoro perdesse, teria que treinar no local.

Como ele realmente perdeu, treinou no local por anos, nunca sendo capaz de derrotar Kuina.

Zoro e Kuina

Zoro nunca conseguiu derrotar Kuina, a filha do mestre do dojo Koushirou, tendo perdido mais de 2000 embates contra a garotinha. Durante uma das sessões de treinamento, Zoro conheceu Shimotsuki Kozaburo, o avô de Kuina, que lhe presenteou com um par de espadas para que com a prática, o rapaz conseguisse utilizar ambas de uma vez.

Cansado de perder em público tantas vezes para a garota, Zoro resolveu desafiá-la em particular (dessa vez com espadas reais e não as de madeira). Mesmo tendo evoluído muito, Zoro perdeu novamente e o vemos chorando de frustração por mais uma derrota. Porém, após esse embate os dois conversam e descobrem que tem um ponto em comum: ambos querem se tornar o melhor espadachim do mundo.

Porém, Kuina sabe que para ela seria mais difícil, principalmente por ser uma mulher. De acordo com a garotinha, seu pai lhe disse meninas nunca poderiam ser verdadeiras mestres no manuseio de espadas porque seu potencial diminui a medida que o corpo feminino amadurece.

Essas falas deixam Zoro profundamente irritado, pois o garoto quer derrotá-la, mas afirma que fará isso porque se tornou mais forte que ela e não porque ela ficou mais fraca com o passar dos anos. Assim, os dois fizeram uma promessa: um dos dois se tornaria o melhor espadachim do mundo!

Infelizmente Kuina morre no dia seguinte após se acidentar nas escadas do dojo, deixando Zoro muito triste, pois ela nunca conseguiria realizar seu sonho. É a hora do menino assumir essa responsabilidade! Zoro pede autorização para ter a espada de Kuina e passa a treinar para conseguir dominar o estilo Santoryuo manuseio de 3 espadas consecutivas.

Dessa forma, ele luta com as duas espadas que recebeu do senhor Kozaburo e a terceira é a de Kuina, que ele segura entre os dentes.

Quais são as habilidades de Roronoa Zoro?

Ele é um lutador extremamente forte e poderoso, tanto que é temido por todos só pela fama que fez em seu nome. Zoro é um dos melhores lutadores da tripulação de Luffy, até o momento é dono da quarta maior recompensa por sua cabeça – ficando atrás apenas de Luffy, Jinbei e Sanji – e trabalha muito bem em equipe com Sanji, apesar dos atritos entre os dois.

Zoro também é dono de habilidades físicas sobre-humanas, com uma força que está em constante crescimento à medida que o personagem treina, assim como sua agilidade, resistência e velocidade, que também são extraordinários. Em diversas situações o espadachim se mostrou capaz de desviar ou bloquear ataques facilmente devido a esse conjunto de habilidades.

As espadas de Zoro

Ao longo dos mais de 1000 episódios e muitas aventuras, Zoro adquiriu inúmeras espadas, mas vamos focar nas atuais que estão sobre a posse do personagem:

  • A antiga espada de Kuina, chamada Meito; Wado Ichimonji. É considerada uma das obras-primas do ferreiro Shimotsuki Kozaburo.
  • A espada criada por Tenguyama Hitetsu (a terceira das Espadas de Kitetsu), anteriormente pertencia a Ipponmatsu. Ela se chama Meito; Sandai Kitetsu.
  • Mais uma espada forjada por Kozaburo e também faz parte das 21 O Wazamono. Essa é uma das únicas armas que conseguiram ferir o Imperador Kaido (quando pertenceu a Kozuki Hiyori). Seu nome é Meito; Enma.

Esgrima

Zoro é conhecido pelo seu domínio completo do Santoryu (Estilo Três Espadas), mas também é muito habilidoso em outros estilos. O Ittoryu (Estilo Uma Espada) já permitiu que ele derrotasse diversos inimigos mesmo com apenas uma espada. Também é um mestre em Nitoryu (Estilo Duas Espadas) que era o seu principal quando chegou ao dojo de Kuina antes de começar a praticar o Santoryu.

Porém, durante sua batalha contra Kaku, ele desenvolve um novo estilo de espada: o Kyutoryu.

Esse estilo lhe dá uma aparência semelhante a divindade Asuracom seis braços e três cabeças – ao ativar a Kiki Kyutoryu: Asura. Essa habilidade permite que Zoro utilize até nove espadas em combate para que consiga triplicar seu potencial, usado como uma investida final extremamente poderosa.

Apesar de ser fechado, Zoro é extremamente carismático e sempre chama a atenção do público, sendo um dos personagens preferidos de muitos fãs de One Piece. O que você acha do personagem? É um dos fãs do Zoro também? Divide com a gente sua opinião sobre ele!

Confira também: