Capa da Publicação

Espadas do Zoro: Todas as lâminas usadas pelo personagem de One Piece

Por Flávia Pedro

Zoro, ou Roronoa Zoro é um dos membros da tripulação dos Piratas do Chapéu de Palha. Antes de se tornar um deles, ele era um caçador de piratas e foi o primeiro a entrar para o grupo de Monkey D. Luffy, sendo o segundo integrante mais forte do bando.

Ele pretende se tornar o melhor espadachim do mundo devido a uma promessa que fez na infância, mas para isso precisa derrotar o homem que atualmente ocupa esse posto: Dracule Mihawk, Olhos de Gavião.

Como é de se esperar de um mestre espadachim, Zoro já possuiu inúmeras espadas ao longo da história de One Piece. Vemos algumas que ele toma posse momentaneamente e outras que o acompanham desde o fim de seu treinamento, somando um total de 9 espadas (até agora).

Conheça todas que já foram usadas pelo personagem ao longo de sua trajetória!

Imagem de capa do item

Katana Dupla Normal

Zoro aparece ainda criança utilizando o estilo Nitoryu - Estilo Duas Espadas - em sua primeira luta contra Kuina, que era a filha do mestre do Dojo, onde posteriormente o garoto veio a treinar.

Logo após ele desenvolveu o Satoryu também, conhecido por ser o Estilo Três Espadas. Roronoa recebeu a espada de Kuina, mas para executar esse estilo ele precisaria de mais duas katanas, então utilizou suas espadas regulares normais.

Infelizmente, durante sua luta contra Mihawk, essas duas katanas acabaram se partindo, mas a Wado Ichimonji (sua espada principal) aguentou os duros golpes do inimigo.

Imagem de capa do item

Espadas de Johnny e Yosaku

Como um bom usuário do Santoryu, após ter suas espadas quebradas no combate contra Mihawk, ele precisava de duas espadas novas e rápido. Enquanto a tripulação do Chapéu de Palha lutava no Arco Arlong Park, Rorono aproveitou para pegar emprestada as katanas de Johnny e Yosaku.

Essas duas espadas foram utilizadas no confronto contra Hachi e Octopus Fishman, mas essa segunda foi uma luta mais rápida pois Zoro ainda não havia se recuperado completamente da luta contra Mihawk e seu ferimento causado por ele acabou se abrindo novamente.

Imagem de capa do item

Wado Ichimonji

A espada mais conhecida e com maior carga emocional para o personagem... A Wado Ichimonji era para ter sido passada à Kuina, a filha do Mestre do dojo onde Zoro passou a treinar.

Ele nunca conseguiu derrotar Kuina, tendo perdido 2001 vezes. Porém, a garota teve uma morte prematura, o que abalou muito Zoro já que os dois almejavam se tornar os melhores espadachins do mundo. Assim, Zoro pediu para ficar com sua espada e Koshiro a entregou para ele.

A partir daí Zoro segue seu objetivo de ser o maior espadachim do mundo.

Imagem de capa do item

Yubashiri

Essa foi uma das primeiras katanas de Zoro que receberam um nome, sendo dada de presente a ele por Ipponmatsu como uma forma de demonstrar sua admiração à sua coragem durante o Arco de Logue Town.

Essa era uma espada muito poderosa, mesmo não estando entre as melhores da franquia e parecia ser fácil para ele empunhá-la. Infelizmente essa lâmina foi destruída pelo Capitão da Marinha, Shu e recebeu uma homenagem do personagem após o Arco Thriller Bark.

Imagem de capa do item

Sandai Kitetsu

Mais uma lâmina poderosa de Zoro, a Sandai Kitetsu foi pega por ele na cidade de Logue. Comparada com a espada anterior - Yubashiri - a Sandai Kitetsu é bem mais difícil de ser dominada.

Ela é uma das Wazamono e aparentemente é uma lâmina amaldiçoada da família Cursed Kitetsu.

Apesar de ser declaradamente difícil de ser empunhada, Zoro não demora muito para dominá-la e até agora o personagem a utiliza para derrotar todos em seu caminho.

Imagem de capa do item

Shusui

A Shusui já foi utilizada pelo famoso Shimotsuki Ryuma, o que já faz dessa lâmina uma das mais fortes e conhecidas em toda One Piece. Após a morte do samurai, tanto a espada quanto o corpo de Ryuma foram roubados por Moria para fortalecer seu exército.

Ela é uma lâmina que está dentro das espadas de grau 21 O Wazamono, o que a faz extremamente rara. Além disso, ela tem uma lâmina preta - Kokuto - o que faz dela uma katana mais forte que uma espada comum.

Imagem de capa do item

Lâmina Seppuku

O Arco do País de Wano trouxe grandes problemas para Roronoa Zoro, que se viu em momentos difíceis após ser acusado de assassinato. Como punição, foi solicitado que Roronoa tirasse sua própria vida através do Seppuko - um ritual de suicídio tradicional onde o alvo se perfura com uma lâmina e uma segunda pessoa corta sua garganta - e por isso ele recebeu uma lâmina mais curta.

Como é de se esperar, Zoro contraria as ordens e usa a lâmina para matar todos que estavam no local, inclusive o Magistrado (que eram os verdadeiros culpados).

Imagem de capa do item

Foice de Kamazo

Zoro se viu sem uma de suas lâminas durante seu combate contra Gyukimaru, novamente no Arco do País de Wano. Seu oponente roubou sua Shusui dele, mas Roronoa tenta recuperar sua espada e acaba sendo interceptado por Kamazo (o Manslayer).

Para conseguir vencer seu inimigo, Zoro tomou posse de uma das foices de seu inimigo e a usou para realizar um Onigiri purgatório. Mas Zoro perdeu muito sangue durante essa luta e desmaia no processo.

Imagem de capa do item

Enma

Enma é uma katana muito poderosa, chegando a ser considerada uma espada que poucos são capazes de empunhar. Ela foi uma das espadas do lendário Samurai, Kozuki Oden do País de Wano e tem a habilidade de extrair todo o Haki do corpo do usuário.

Consequentemente, os golpes desferidos por essa espada são muito mais poderosos quando são controlados adequadamente. Por isso, Zoro vem treinando arduamente para conseguir ter o total domínio dessa lâmina e parece estar conseguindo.

Imagem de perfil
Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro