Sanji: Tudo sobre o personagem de One Piece

Capa da Publicação

Sanji: Tudo sobre o personagem de One Piece

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Sanji é um dos três personagens mais poderosos do Bando do Chapéu de Palha, rivalizando constantemente com Zoro. O cozinheiro era o principal chefe de cozinha do barco Baratie, e era conhecido por lutar utilizando somente suas pernas. Ele se junta a Luffy ainda no primeiro arco de One Piece, e segue com o bando até o momento.

Aqui, você confere tudo sobre o Perna Negra.

Origem de Sanji

Os três irmãos de Sanji.

Vinsmoke Sanji, faz parte da família real do reino de Germa, junto com seus outros três irmãos. Seu pai, Vinsmoke Judge, planejava modificar geneticamente todos os seus filhos, para que eles tivessem força sobre-humana e nenhuma emoção, os tornando, eventualmente, “soldados perfeitos”.

A mãe de Sanji, Sora, era contra as práticas de seu marido, e decidiu tomar uma droga para que eles pudessem se tornar crianças normais, à custo de sua saúde. Somente Sanji é afetado pela droga, fazendo com que o garoto fosse mais fraco que seus irmãos. Enquanto Sora era viva, Sanji sempre cozinhava para ela, e em determinado momento, ela decidiu que só comeria o que o garoto cozinhasse, fazendo com que ele tivesse um interesse maior pela cozinha.

Depois de alguns anos, Judge percebeu que Sanji não conseguiria chegar ao nível de seus outros filhos, e então decide apagá-lo da existência, prendendo o garoto no calabouço com uma máscara de ferro, e forjando sua morte. Ele passa 6 meses preso, até que, com ajuda da sua irmã Reiju consegue fugir.

Baratie e entrada nos Chapéus de Palha

Sanji preso numa ilha junto de Zeff.

Dois anos após fugir da família Vinsmoke, Sanji é o cozinheiro de um barco chamado Orbit, quando é atacado pelo pirata Zeff Perna Vermelha. Os dois barcos são pegos por uma tempestade e afundam, restando somente o pirata e o garoto vivo.

Eles ficaram dias na ilha, sem nada que eles pudessem comer, além das rações que foram trazidas dos restos do barco. Após algum tempo, Sanji tenta atacar Zeff pois acredita que a bolsa que ele esconde está cheia de alimentos, ao realizar o ataque ele descobre que só havia tesouros, e o pirata comeu a própria perna para dar toda a comida que tinha para o garoto.

Depois de conseguirem encontrar um barco e serem resgatados, Sanji decide que jamais negará comida para ninguém necessitado, mesmo que seja uma pessoa horrível. Muitos anos depois, os dois estão cozinhando para o barco chamado de Baratie, quando Luffy chega no local para convidar o cozinheiro a se juntar ao bando.

Com a chegada do Chapéu de Palha o conflito com Don Krieg se inicia, quando o pirata mantém Zeff como refém. Sanji estava decidido a morrer pelo Baratie para pagar a dívida com o Perna Vermelha. Luffy, porém, não aceita que seu novo amigo morra e decide destruir o barco, já que ele era o objetivo de Krieg. Os dois então conseguem vencer o inimigo e seus capangas, fazendo com que o cozinheiro decida se juntar ao bando do Chapéu de Palha.

Sanji antes da separação do bando

Sanji enfrentando Jabra.

Durante o arco de Alabasta, Sanji derrotou a Baroque Works Millions, e se chamou de Mr. Prince para atrair a atenção de Crocodile. Além disso, ele foi responsável por derrotar o Mr. 2, um dos inimigos mais formidáveis da Baroque Works, usuário da Mane Mane no Mi, que permite que seu rosto se transforme em outros que ele tenha tocado. Durante a batalha, o inimigo utiliza o rosto de Nami, para fazer com que Sanji não o ataque, já que ele não bate em mulheres.

Enquanto o bando estava em Water 7, o cozinheiro ficou incomodado com o desaparecimento repentino de Nico Robin, e decide buscar informações pela cidade. Sem conseguir descobrir nada, ele retorna ao barco e descobre que a família Franky espancou Usopp e roubou todo o dinheiro. Junto com Zoro, Luffy e Chopper, ele decide atacar a gangue, mas o grupo não consegue recuperar o que foi perdido.

Em Enies Lobby, Sanji começa enfrentando Kalifa, e quase morre, já que se recusa a bater nela. Quando Nami chega, ele vai até Sogeking, que havia sido derrotado, e começa a lutar contra Jabra, o membro da CP9 e usuário da Inu Inu no Mi, que permite que ele se transforme em um Lobo. A luta foi a primeira vez que Sanji utilizou o Diable Jamble, golpe que faz com que suas pernas peguem fogo, para realizar um chute devastador.

Durante Thriller Bark, Sanji perseguiu Absalom, o general dos Zumbis de Moria e portador da Suke Suke no Mi, que permite que ele fique invisível. Um dos sonhos do cozinheiro era ter o poder dessa Akuma no Mi, então ele decide derrotá-lo por isso. Ao final do arco, Kuma aparece, e Sanji e Zoro são os únicos que conseguem ficar conscientes após o Ursus Shock.

Quando o bando se separou após os eventos de Sabaody, Sanji é enviado para a ilha Momoiro, conhecida como Ilha dos Okamas. Segundo o personagem aquilo era o inferno pra ele, e ele passou todos os dias fugindo das pessoas, até conseguir a habilidade de andar no ar, chamada de Sky Walk.

A volta do Bando do Chapéu de Palha

Sanji acertando Luffy em Whole Cake.

Com a reunião do bando, os personagens seguem para a Ilha dos Homens-Peixe, onde Sanji está com um problema: ele sangra violentamente ao ver uma mulher. Após resolvida sua condição, o pirata, junto com Jimbei, derrota facilmente Wadatsumi.

Em Punk Hazard, Sanji passa a maior parte do tempo no corpo de Nami devido à utilização errada dos poderes de Law, e evita entrar em lutas para não ferir o corpo dela. Quando volta ao normal, o pirata começa a brigar com Vergo, mas não consegue derrotá-lo, tendo o osso de sua canela direita quebrado.

O bando chega em Dressrosa e Sanji é enganado por Violet, que estava trabalhando para Doflamingo. O pirata continua confiando na garota, até que ela decide trair seu bando para ajudar ele e seus amigos. Após isso, o cozinheiro tenta enfrentar o Shichibukai e quase morre, sendo salvo por Law e mandado de volta para o Sunny.

Uma parte dos Chapéu de Palha é enviada para Zou, onde Sanji é capturado por Bege, para ser mandado para a ilha Whole Cake, e se casar com uma das filhas da Big Mom, Charlotte Pudding. Chegando na ilha, acontece o reencontro com a família Vinsmoke, com um conflito contra Yonji.

Após conversar um pouco com sua irmã Reiju, Judge chega no local e desafia Sanji para uma batalha. Os dois lutam em pé de igualdade, até que seu pai chama seus soldados para formar um escudo entre os personagens, acertando o pirata por entre os soldados.

Depois do confronto, Judge diz que nunca considerou Sanji um filho, e só procurou ele pois a união com a família de Big Mom daria mais poder para a Germa, e ele não precisaria perder nenhum de seus filhos de verdade para isso. A única forma que os Vinsmoke conseguiram fazer com que Sanji aceitasse se casar foi ameaçar atacar Zeff, o dono do Baratie.

Luffy e Nami conseguem encontrar a carruagem que levava Sanji até Whole Cake Chateau. Ele fica chocado com a aparição de seus dois companheiros, e começa uma briga com o Chapéu de Palha para dizer que não voltaria para o bando. O líder do grupo então decide que vai ficar parado no mesmo lugar sem comer, até que ele retorne.

Com os preparativos do casamento em andamento, Sanji descobre que a verdadeira intenção de Big Mom com o casamento é matar todos os Vinsmoke. Ele então conta o que ouviu para Reiju, que diz que a família merecia morrer por serem assassinos. Sanji não aceita e volta até Luffy para pedir ajuda para salvar seus irmãos.

O Chapéu de Palha aceita e então eles começam o preparativo para arruinar o casamento. Durante a grande batalha de Whole Cake, Sanji derrota Oven que tentava atacar Chiffon, e também vence Charlotte Yuen junto de seus irmãos. Com Big Mom completamente enfurecida, Judge diz para Luffy e os Chapéus de Palha fugirem, mas eles não aceitam e junto dos Piratas do Sol conseguem fazer com que todos consigam escapar com segurança.

Quais são as habilidades de Sanji?

Sanji utilizando o Diable Jamble contra Doflamingo.

Sanji se recusa a utilizar as mãos em combate, já que segundo ele, elas só devem ser utilizadas para cozinhar. Como resultado, ele fortaleceu ao máximo suas pernas, ficando conhecido como Perna Negra. Ele é um dos melhores cozinheiros que já apareceu em One Piece, e é capaz de criar comidas com qualquer tipo de alimento.

Sua força física é comparada com a de Zoro, além de ter uma grande resistência sobrevivendo a golpes poderosos como o El Thor de Enel, e Ursus Shock de Kuma. Sua velocidade também é invejável, rivalizando com Brook e Luffy com seu Gear 2.

Seu estilo de luta mistura Capoeira, Savate e Taekwondo, e seus chutes são capazes de derrubar criaturas marinhas gigantescas facilmente. Além disso, ele aprendeu o Sky Walk, permitindo que ele ande no ar. Sua recompensa atual é de 330,000,000 Berries no anime.

Sua principal habilidade é o Diable Jamble, onde ele aquece a sua perna para realizar chutes flamejantes. Atualmente, Sanji evoluiu o golpe a ponto de conseguir incendiar seus chutes até mesmo embaixo d’água. Ele se tornou tão poderoso que conseguiu vencer seus irmãos geneticamente modificados e bater de frente com seu pai, Judge.

Sanji é um grande usuário do Haki de Observação. Ele treinou a habilidade ao máximo enquanto estava na ilha Momoiro para conseguir detectar a aproximação de Okamas e fugir mais facilmente. Junto disso, o pirata masterizou o Haki do Armamento, fortalecendo sua perna e sendo capaz de absorver os golpes de lança de Judge, além de também acertar o corpo de borracha de Luffy.

Curiosidades sobre Sanji

Sanji cozinhando.

Segundo o Databook Verde de One Piece, o nome de Sanji originalmente seria Naruto, mas a Shonen Jump achou que seria confuso, já que o mangá de Naruto estava começando. Além disso, nas ideias iniciais de Eiichiro Oda, o personagem seria um pistoleiro. Seu nome pode significar “3 Horas” ou “Lanche das 3 Horas”.

Nas pesquisas de popularidades Sanji constantemente fica em terceiro lugar, com exceção da primeira e da décima quinta pesquisa, onde ele ficou em quarto. Seu aniversário é no dia 2 de março, e segundo Oda a inspiração visual do personagem vem de Steve Buscemi em Cães de Aluguel. O autor também já indicou que, se One Piece se passasse no mundo real, o cozinheiro seria francês.

Confira também: