Nami: Tudo sobre a personagem de One Piece

Capa da Publicação

Nami: Tudo sobre a personagem de One Piece

Por Flávia Pedro

One Piece é uma das obras mais longas da atualidade e, com esse título, também é um anime repleto de personagens marcantes. Um desses personagens é a Nami, também conhecida como Gata Ladra. Ela é a segunda tripulante a se juntar aos Chapéus de Palha e os fãs acompanham sua trajetória ao longo de todo o anime. Vamos te contar tudo sobre essa personagem tão amada pelos fãs do pirata que estica!

Quem é Nami?

Nami aparece na história de One Piece inicialmente como uma renomada ladra de piratas (Gata Ladra), mas acaba se juntando à tripulação de Luffy durante o Arco da Cidade Laranja. Inicialmente a garota desejava roubar o tesouro do garoto, mas acaba se tornando  navegadora e parte do Bando do Chapéu de Palha.

Antes de conhecer Luffy, ela era um dos membros dos Piratas de Arlong, mas sua real intenção era comprar de volta a sua vila que havia sido tomada por Arlong. Com a ajuda de seus novos companheiros eles derrotam o pirata que havia invadido sua cidade natal e é graças a essa ajuda que a garota se junta definitivamente ao novo bando de piratas.

Nami tem o sonho de um dia desenhar um mapa do mundo inteiro e desde que se tornou uma pirata sua recompensa é de 66.000.000.

O passado de Nami

Nami é uma órfã de guerra do Reino de Oykot e foi encontrada ainda bebê por Bell-mère, que a levou para casa junto com Nojiko. Elas se tornaram verdadeiramente uma família.

Ela começa a roubar ainda criança… Nami se apaixonou por mapas e por desenhá-los, mas como sua nova família era pobre, ela não tinha condição de comprar os livros de cartografia para estudar. Isso levou a garotinha a roubar a livraria da cidade, mas foi repreendida por Bell-mère assim que foi descoberta roubando.

É nessa época que o pirata Arlong toma para si as Ilhas Conomi e chega até a Vila de Cocoyasi, onde começou a cobrar impostos abusivos para os moradores do local. Como não tinha condições de pagar, Bell-mère foi usada como exemplo para pôr medo nos habitantes e acabou sendo assassinada na frente de Nojiko e Nami.

Pra piorar, Nami é sequestrada e forçada a se tornar a cartógrafa do homem que matou sua mãe. Porém, o homem-peixe faz um acordo com a garota: se ela lhe trouxesse 100.000.000, ele libertaria sua aldeia. É a partir daí que ela começa a roubar ainda mais para arrecadar essa quantia e libertar sua antiga vila.

A personalidade de Nami

No início da série Nami desprezava piratas, se aproximando deles unicamente para furtar seus tesouros. Até que conheceu Luffy, o primeiro pirata diferente do que ela estava acostumada, mas a garota sabe que nem todos os bandidos são como seus colegas de bando. De acordo com Oda – autor da série – ela é a terceira personagem mais inteligente do East Blue, ficando atrás apenas de Benn Beckman, dos Piratas do Cabelo Vermelho e do Capitão Kuro.

Como sofreu muito quando ainda era uma criança, ela carrega traumas até hoje e por isso tem uma grande desconfiança em relação aos homens-peixes e rancor contra Arlong. Suas lembranças são muito dolorosas para ela, mas a personagem as evita bastante.

Nami também está sempre disposta a defender sua equipe e aquilo que julga como correto, um exemplo é a forma como ela tenta convencer Luffy em situações que percebe um lugar perigoso e lhe explica que não seria boa ideia ir até lá. Mas ainda assim, a garota prioriza as ordens de seu capitão e faz o que Luffy lhe pedir como navegadora.

Ela também é um pouco agressiva, batendo na tripulação com frequência quando percebe seus companheiros agindo de forma precipitada. Seu amor por dinheiro também é uma característica notável, já que ela está sempre disposta a fazer quase tudo por riquezas.

Quais são as habilidades de Nami?

Nami é a navegadora oficial dos Chapéu de Palha, ou seja: ela é a responsável por direcionar o navio durante a navegação. Mas antes de Sanji se juntar ao grupo, Nami também já ocupou a cozinha e demonstrou ter alguns conhecimentos sobre culinária. De vez em quando ela volta a esse papel de chefe, mas na maioria das vezes é quando o próprio Sanji não está.

Já as habilidades físicas são resultado de uma vida de roubos e fugas. Ela já se mostrou extremamente ágil e veloz, além de ter uma grande força quando está enfurecida (um exemplo de força é que seus socos conseguem deixar até mesmo Luffy com alguns roxos pelo corpo). Ela pode até não ser tão forte quanto seus companheiros, mas se sai bem contra inimigos não tão poderosos.

Suas capacidades como navegadora também são admiráveis, uma vez que a personagem consegue realizar cálculos rápidos para tomar decisões de rota de navegação e ela junta esses conhecimentos com um “dom natural” de sentir mudanças do clima com reações no seu corpo. Essa combinação de navegação e noção de clima fez dela uma ótima meteorologista também.

Além de tudo isso, ela se mostrou ótima em outros aspectos como: conhecimentos financeiros, negociação e na “Arte do Clima“, que é a sua técnica e consiste em manipular o clima ao seu redor. A combinação de sua inteligência, habilidades de navegação, conhecimento sobre o clima e essa técnica pode ser uma arma poderosa.

Confira também: