One Piece: 10 curiosidade sobre Roronoa Zoro

Capa da Publicação

One Piece: 10 curiosidade sobre Roronoa Zoro

Por Raphael Martins

O bando dos Piratas do Chapéu de palha é composto por um personagem mais carismático que o outro, que mesmo com maneiras de pensar e habilidades bem distintas, se ajudam e se apoiam como uma grande família. Mas nem todos são tão sociáveis: Roronoa Zoro, o espadachim do grupo, é um cara de poucos amigos mas de muito talento.

Muitos já caíram sob a ponta de sua espada, e muitos mais ainda virão até que ele alcance o objetivo de ser o maior espadachim de todos os tempos. Nessa lista, estão algumas curiosidades bem legais sobre o senhor das espadas de One Piece!

Imagem de capa do item

Zoro, o homem da lei

Zoro está decidido a se tornar o mais forte, seguindo Luffy e seus amigos em seu caminho de pirataria por onde quer que vão. Mas se não fosse um pirata e vivesse no mundo real, o que ele faria da vida?

Eiichiro Oda, autor do mangá, respondeu essa pergunta no volume 76 da obra. Se não fosse um pirata, Zoro seria um oficial de polícia, protegendo à todos do crime e do perigo. Ele é um herói onde quer que vá!

Imagem de capa do item

Os dois nomes de Zoro

Os fãs americanos (e os brasileiros) não tiveram muita sorte quando One Piece aportou em seu país. O anime foi completamente retalhado e modificado pela distribuidora 4kids, que entre outras coisas, mudou o nome de Zoro, o chamando de Zolo.

A decisão veio por receio de problemas de direitos autorais com o herói Zorro. A presepada só foi desfeita anos depois, quando a Funimation passou a distribuir o anime no mundo, fazendo com que ele tornasse a se chamar Zoro.

Imagem de capa do item

Guarda-Costas do inimigo

Mangás não nascem prontos. Existe todo um período de criação e refinamento dos personagens e do mundo, que podem terminar ficando bem diferentes de quando a ideia para eles surgiu pela primeira vez. Isso também aconteceu com Zoro.

Enquanto desenhava os primeiros rascunhos do personagem, Eiichiro Oda planejava que Zoro fosse apenas um reles capanga do vilão Buggy, liderando um trio composto por ele e dois outros personagens chamados Mohji e Cabaji. Felizmente, o autor mudou de ideia.

Imagem de capa do item

Quanto vale o show?

A marinha do mundo de One Piece tem todo um critério para decidir quanto vale a recompensa pela cabeça de piratas procurados, levando em consideração sua força, suas habilidades e seus feitos. E sendo Zoro quem ele é, o valor por ele é bem alto.

Atualmente, a recompensa pela captura de Zoro é de nada menos que 300 milhões de Berries, o que o torna um dos piratas mais procurados (e perigosos) dos sete mares.

Imagem de capa do item

A primeira escolha de Luffy

A primeira personagem que futuramente iria compor os Piratas do Chapéu de Palha a aparecer no anime é Nami, mas ela não foi a primeira escolha de Luffy. Antes de qualquer coisa, o capitão de borracha queria mais do que tudo recrutar Zoro para sua equipe, e é exatamente o que ele faz logo no terceiro episódio do anime.

Curiosamente, Zoro foi o único membro da tripulação do Going Merry que Luffy queria recrutar antes mesmo de conhecer, regalia que não foi dada a nenhum outro personagem até o presente momento.

Imagem de capa do item

As espadas de Zoro

Zoro é um mestre do estilo Santoryu, que usa três espadas, uma em cada mão e uma na boca, para fatiar tudo o que apareça em seu caminho. E conforme a história se desenrolava, várias espadas passaram por ele.

Entre elas estão a Shusui, que antes pertenceu ao lendário samurai Ryuma, e a Uybashiri, que ele adquiriu em Loguetown. Atualmente, ele luta usando as espadas Enma, Wado Ichimonji e Sandai Kitetsu.

Imagem de capa do item

O segundo melhor

Algo super comum no Japão são as enquetes de popularidade, que determinam os mangás e personagens mais populares da antologia Shonen Jump por ordem de preferencia do público. One Piece está sempre no topo, mas qual personagem é o mais popular?

Para a surpresa de ninguém, em primeiro lugar aparece Luffy, seguido de perto por Zoro. O espadachim permaneceu como o segundo mais querido por 22 anos seguidos, até ser derrubado por Trafalgar Law em 2014. Atualmente, ele retornou ao seu posto no segundo lugar.

Imagem de capa do item

Nacionalidade

One Piece se passa em um mundo de fantasia, usando o nosso apenas como inspiração, o que significa que os países que dividem a Terra não existem naquele universo. Mas e se existissem, de onde cada um dos personagens teria vindo?

No volume 56 do mangá, Eiichiro Oda respondeu essa pergunta, revelando que, caso vivesse no nosso mundo, Zoro seria japonês. Já o Luffy seria daqui do Brasil. Estamos bem representados!

Imagem de capa do item

Comida preferida

Apesar das habilidades sobre-humanas, Zoro também é de carne e osso e precisa comer para sobreviver. Na hora do rango, ele tem suas preferências: arroz branco, frutos do mar e uma cervejinha marota para acompanhar.

Uma outra peculiaridade são seus hábitos corriqueiros: Zoro dorme sempre às 4 da manhã, acorda às 7 e só toma banho uma vez por semana. Coragem!

Imagem de capa do item

O verdadeiro Zoro

Eiichiro Oda se inspirou em um pirata da vida real na hora de criar Zoro. O autor se baseou em François L'Ollonais, cuja crueldade lhe rendeu o apelido de "o flagelo da Espanha" enquanto esteve em atividade, em meados do século XVII.

O nome Roronoa nada mais é que uma versão "ajaponesada" de L'Ollonais, que quando pronunciado em japonês, tem a sonoridade exata do sobrenome do personagem de One Piece.