Os Anéis de Poder: Como a série conseguiu mostrar a diferença de tamanho entre as espécies criadas por Tolkien?

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder: Como a série conseguiu mostrar a diferença de tamanho entre as espécies criadas por Tolkien?

Por Jaqueline Sousa

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao Amazon Prime Video na última quinta-feira (1) oferecendo ao público um show de qualidade técnica. Com efeitos visuais impressionantes, a série abraçou a grandiosidade para trazer personagens queridos da história de J. R. R. Tolkien e outras novidades, como os pequenos Pés-peludos. Isso levanta uma questão: como a equipe de filmagem conseguiu retratar as diferenças de tamanhos entre as diferentes espécies desse universo?

Quem é fã da mitologia de Tolkien sabe que essa escala de tamanhos a respeito das diversas espécies que compõem a história é algo crucial. Os Hobbits, por exemplo, são criaturas pequeninas se comparadas com Elfos, uma diferença que pode ser percebida em Os Anéis de Poder quando vemos Nori (Markella Kavenaugh), que faz parte dos Pés-peludos, interagindo com o homem estranho do meteoro (Daniel Weyman).

A equipe de Os Anéis de Poder usou diversas técnicas de filmagem para transmitir a diferença de tamanhos entre os personagens.

Sendo algo inerente ao universo de Tolkien, tais diferenças proporcionais foram levadas em consideração pela equipe por trás da série. Segundo a produtora executiva Lindsey Weber, em entrevista ao IndieWire, é exatamente por isso que a equipe “sabia que tinha que acertar” na maneira como mostrar a distinção no audiovisual.

De acordo com os produtores, diversos truques de filmagem foram utilizados para passar essa impressão na tela. Além de usarem dublês muito altos ou muito baixos em cena, a produção também contou com a ajuda de câmeras especiais, que giravam ao redor dos atores com a ajuda de guindastes, e a famosa tela verde, alterando as escalas no processo de edição.

Para o showrunner Patrick McKay, a cena em que Nori encontra o Estranho pela primeira vez na cratera foi uma sequência “extremamente complexa” de ser filmada. A equipe usou diversas técnicas para conseguir transmitir a diferença entre os tamanhos dos personagens e ainda construiu duas crateras com escalas distintas para que, em uma, Nori parecesse pequena e, na outra, o Estranho coubesse inteiro, demonstrando uma proporção maior em relação à Pés-peludos. McKay ainda contou que, nessa cena, foram usados cerca de quatro atores diferentes para alcançar o resultado desejado.

Foram construídas duas crateras para que a cena da primeira interação entre Nori e o Estranho respeitasse as diferenças de tamanho.

Weber também ressaltou que “essas sequências exigem um número infinito de reuniões para planejarem tudo com muito cuidado”, um processo que só termina depois da pós-produção.

Os episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegam ao Prime Video nas sextas-feiras.

Aproveite também: