Os Anéis de Poder: Entenda a relação entre os Hobbits e os Pés-peludos 

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder: Entenda a relação entre os Hobbits e os Pés-peludos 

Por Jaqueline Sousa

Após alguns anos de espera, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder finalmente está dando seu ponto de partida. A série do Amazon Prime Video promete ser grandiosa e apresentar um novo lado da mitologia criada pelo escritor J. R. R. Tolkien e, entre as novidades da produção, está um grupo de seres pequenos chamados de Pés-peludos que lembram bastante os Hobbits. Mas quem são eles, afinal?

Quem são os Pés-peludos?

Os Pés-peludos são ancestrais dos Hobbits que conhecemos em O Senhor dos Anéis.

Para começar, vale ressaltar que os Pés-peludos (ou Harfoots, no original) não são aqueles Hobbits tradicionais que conhecemos na trilogia O Senhor dos Anéis. Embora não tenhamos tantas informações a respeito da espécie, Tolkien deixou algumas notas, disponíveis em edições do livro A Sociedade do Anel no Brasil (para este artigo, foi utilizada a edição da editora Harper Collins), que apontam os Pés-peludos como ancestrais dos Hobbits.

De acordo com o autor, a história dos Hobbits é antiga e a espécie era dividida em três categorias: os Pés-peludos, os Grados e os Cascalvas. Falando dos Pés-peludos mais especificamente, Tolkien os descreve como tendo a pele mais escura e mais baixos e pequenos do que os outros grupos de Hobbits.

Os Pés-peludos eram o tipo mais comum de Hobbits, sendo de longe a variedade mais numerosa. Eles viveram por muito tempo em regiões montanhosas e, em anos mais primitivos, o grupo habitava os vales de Anduin antes de iniciarem uma travessia rumo a Eriador. Foi a partir dessas travessias que o Condado acabou se formando.

Afinal, os Pés-Peludos são Hobbits?

Em certa perspectiva, sim. Como os Pés-peludos são ancestrais dos Hobbits, pode-se dizer que a espécie está dentro da nomeação, mas não da maneira como os conhecemos através de Frodo Bolseiro, por exemplo.

Os Pés-peludos são ancestrais dos Hobbits que conhecemos em O Senhor dos Anéis.

Lembrando que a trama de Os Anéis de Poder é ambientada na Segunda Era da Terra-média, então é possível que o termo “Hobbit” ainda não fizesse parte do vocabulário dos habitantes do local. Assim, as constantes interações dos Pés-peludos com outras espécies podem ter feito com que o termo fosse “substituído” e padronizado no futuro, tornando-se apenas “Hobbit”.

Os dois primeiros episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreiam na quinta-feira (1), às 22h no Amazon Prime Video.

Aproveite também: