Naruto: O que aconteceu com o clã Senju?

Capa da Publicação

Naruto: O que aconteceu com o clã Senju?

Por Flávia Pedro

O Clã Senju não era apenas um dos mais poderosos no universo de Naruto, mas também um dos fundadores da própria Vila da Folha. Hashirama Senju, ao lado de Madara Uchiha, fundou Konohagakure, mas atualmente apenas um membro do Clã é conhecido por nós. Afinal, o que aconteceu com essa poderosa linhagem?

No universo de Naruto, o Clã Senju é um dos mais poderosos, principalmente por serem descendentes diretos do Sábio dos Seis Caminhos. Porém, esse clã acabou sumindo sem deixar rastros e isso com certeza é uma das dúvidas que mais deixam os fãs de Naruto inquietos.

Há apenas uma única Senju viva no período em que a trama se passa, mesmo que o esperado para um Clã tão importante fosse a existência de inúmeros descendentes. Ainda assim, nenhum além de Tsunade Senju é citado. A verdade é que o Clã Senju não foi massacrado, como os Uzumaki ou os Uchiha… Ele foi dizimado! Mas nenhuma explicação além dessa é dada em toda a obra, por isso alguns fãs desenvolveram teorias para explicar (via CBR).

Primeira teoria

Tobirama Senju minutos antes de sua morte na Guerra Mundial Shinobi.

A primeira delas envolve as Guerras Ninjas. No início do anime, o mundo shinobi já havia passado por 3 Guerras Mundiais Ninjas em um espaço de tempo bem curto. Devido ao grande renome dos Senju, é muito provável que seus membros tenham sido designados para missões perigosas e, consequentemente, morrido durante esses combates.

Exemplos dessa teoria são o próprio Hashirama e Tobirama, que morreram durante a Guerra mesmo sendo os mais poderosos de sua linhagem. Tsunade também participou de uma dessas Guerras Mundiais e acabou perdendo seu irmão mais novo durante ela… Ou seja, pode ser que pouco a pouco o Clã tenha sido morto durante esses conflitos.

Segunda teoria

Hashirama e Tobirama Senju.

Essa teoria fala da possibilidade dos membros do Clã se esconderem e não utilizarem mais seu sobrenome por questões de segurança. No mundo ninja, famílias poderosas são frequentemente colocadas em risco, seja de assassinato ou sequestro para a conquista do famoso kekkei genkai – técnica hereditária em Naruto – e isso pode ter feito com que o Clã Senju se dissolvesse e vivesse nas sombras.

Hinata Hyuuga foi sequestrada quando criança devido ao seu Byakugan, Orochimaru queria o corpo de Sasuke e Itachi por conta de seu Sharingan, os Uzumaki tiveram toda a sua vila destruída devido seus conhecimentos em Jutsu de Selamento… Pode ser que para evitar situações semelhantes, eles tenham se escondido em meio aos moradores de Konohagakure e agora vivem como pessoas comuns.

Terceira teoria

Essa é a teoria mais simples dentre as 3: sugere a fusão do Clã Senju com outros da vila.

Como um Clã com tanto prestígio, a teoria sugere que os membros podem ter ido se casando e adotando sobrenomes de seus cônjuges até que o sobrenome Senju desaparecesse. Essa teoria se apoia em dois exemplos para se sustentar:

  • Yamato foi um experimento de Orochimaru, onde dentre 60 crianças que tiveram as células de Hashirama injetadas, apenas ele sobreviveu. A teoria explica que isso pode ter acontecido porque Yamato talvez seja um descendente Senju, mesmo que bem distante;
  • O segundo exemplo é que recentemente, Moegi Kazamatsuri foi revelada como uma usuária do Estilo Mokuton e não tem nenhuma explicação para tal feito;

Moegi Kazamatsuri, nova usuária do Estilo Madeira.

A sugestão é que pode ser possível que Konoha e todo o País do Fogo estejam lotados de descendentes de Senju que nem fazem ideia de sua linhagem genética.

Mas e você, qual dessas teorias você acha que faz mais sentido? Tem uma explicação melhor sobre o desaparecimento do Clã Senju? Sabemos que Masashi Kishimoto não é um dos melhores na hora de desenvolver questões como essa, mas você acha que é só falha do autor? Divide tudo com a gente nos comentários!

Confira também: