Capa da Publicação

Homem-Aranha no Aranhaverso: Terceiro filme da série ganha novo título

Por Gus Fiaux

Enquanto o universo live-action produzido pela Sony continua sendo motivo de desconfiança por parte dos fãs, é bem seguro dizer que a franquia Homem-Aranha no Aranhaverso é uma das mais elogiadas e esperadas dos últimos anos. E agora, temos notícias bem interessantes sobre o segundo e terceiro capítulos dessa saga animada.

Ontem (25), a Sony realizou seu painel na CinemaCon, uma convenção onde grandes lançamentos são anunciados para uma plateia composta por investidores dos estúdios e jornalistas. Lá, foi revelado que o terceiro filme do herói teria uma mudança de título (via Comic Book).

Originalmente chamado de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Parte 2), dando continuidade ao segundo filme que seria a Parte 1 dessa empreitada, a conclusão da trilogia agora se chama Spider-Man: Beyond the Spider-Verse – ou Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, em tradução literal.

Essa mudança deixa claro que a franquia deve ser encarada como uma trilogia, já que muitos acreditavam que os dois filmes seriam apenas “partes de uma história maior”. Não é muito diferente do que aconteceu em Vingadores: Guerra Infinita Ultimato, se levarmos em consideração que, originalmente, os dois eram apenas Parte 1 e Parte 2 de Guerra Infinita.

Segundo filme terá cinco vezes a quantidade de personagens de Homem-Aranha no Aranhaverso.

Além disso, algumas informações foram dadas por Phil Lord Chris Miller, os produtores do filme. No que diz respeito a Através do Aranhaverso, podemos esperar um longa gigantesco e com o quíntuplo dos personagens que vimos na primeira aventura de Miles Morales. No evento, eles disseram:

“Nós tentamos ser ainda mais inovadores, então é um filme muito maior. O número de personagens é gigantesco. O primeiro tinha 40, ao total. Esse tem 240.”

E não para por aí. Aparentemente, mais de 1000 pessoas estão envolvidas na produção do longa-metragem animado, e devemos conhecer em torno de 6 universos diferentes na trama. De acordo com eles, o filme começa na Terra-65 – o universo da Gwen-Aranha -, antes de continuar na Terra-160, que é o universo onde Miles Morales vive.

Jessica Drew, a Mulher-Aranha, aparece grávida nas cenas mostradas do segundo filme.

Por fim, os quinze primeiros minutos de Através do Aranhaverso também foram exibidos no evento. Aqui, nós temos a descrição das cenas, conforme escrita pelo jornalista Cameron Bonomolo do Comic Book. Ao que tudo indica, a cena inicial trará grandes problemas para a Gwen-Aranha.

Terra-65. A Gwen-Aranha espreita pela janela de seu apartamento. Seu pai, o Capitão George Stacy, está lavando a louça. ‘Tivemos uma pausa no caso do Homem-Aranha’, ele diz para Gwen. Vemos uma situação com reféns no Museu Guggenheim. É o Abutre. Ele fala em italiano e legendas são utilizadas. Gwen veste seu traje e parte para a ação. Adrian Toomes tem garras letais, asas gigantescas com lâminas e armas modernas, como drones. Os dois se enfrentam no museu. Abutre prende Gwen e está prestes a dilacerá-la.

 

Subitamente, um portal aparece. Uma teia brilhante vermelha salta na tela. Junto, vem Miguel O’Hara, o Homem-Aranha 2099 da Terra-298. Gwen pergunta se ele é o ‘Pantera Azul’. Gwen e Miguel se juntam para atacar o Abutre. Miguel, relutantemente, pede a Lyla (sua assistente virtual) para mandar reforços.

 

Jessica Drew, outra Mulher-Aranha, aparece do portal em uma moto de espiã. Ela está usando uma roupa vermelha e preta. Gwen percebe que ela está com um barrigão, e Jessica orgulhosamente diz que está grávida de cinco meses. Do lado de fora, Miguel luta contra o Abutre no ar. Eles são interrompidos por um helicóptero da polícia. O Abutre o derruba dos céus.

 

O helicóptero cai, ameaçando uma multidão de civis testemunhando o confronto. Gwen, Miguel e Jessica correm para a ação – Gwen faz um efeito lindo e estonteante quando pula em cima do helicóptero, girando uma teia para capturá-lo. Miguel e Jessica ajudam a refrear a queda com suas teias. Juntos, o trio consegue pegar o helicóptero em uma teia antes que ele esmague as pessoas abaixo.

 

Na destruição, Gwen para, exausta. Ela tenta retomar o fôlego quando uma figura misteriosa aparece atrás dela. É seu pai, com armas em punho. ‘Você está presa pela morte de Peter Parker!’. Presa, Gwen tira sua máscara e revela seu rosto. ‘Eu pensei em te contar’, ela diz. Sobre Peter Parker, ela diz: ‘Eu não sabia que era ele!’.

 

‘Eu não sou uma assassina… Eu sou sua filha.’ O Capitão Stacy lê os direitos para sua filha. Ela é presa. Miguel salva Gwen – de novo – com um fantástico dispositivo que momentaneamente prende o Capitão Stacy em um campo de força. Vendo que ela está triste, Jessica não quer deixar Gwen para trás conforme Miguel abre um portal. Miguel dá a Gwen um dispositivo temporal para acoplar ao punho. Ela olha para ele, considera ir com ele – antes que possa fazer uma decisão, somos levados ao Brooklyn, Terra-610.

 

Miles Morales está correndo como Homem-Aranha e está se divertindo. Mas ele está atrasado. Seus pais se encontraram com o conselheiro da escola. Miles tem faltado aulas, mas quer tentar um programa de física na Universidade de Columbia. Sua pesquisa quântica é a chave para descobrir como abrir portais para outros universos. Algo ativa seu sentido-aranha. Miles corre. ‘Seu filho está mentindo para você. E eu sei que você sabe’, o conselheiro escolar diz à mãe de Miles.

Destaques interessantes dessas cenas iniciais: Jessica Drew, a Mulher-Aranha, aparece grávida como em um popular arco de histórias em quadrinhos, nos quais ela mantinha suas aventuras como detetive e heroína, mesmo com seu barrigão. E além disso, parece que Gwen Stacy será caçada por seu próprio pai pela morte do Peter Parker de seu universo.

Ainda não sabemos como isso vai se interligar com a trama de Miles Morales, mas é bem provável que a cena que foi mostrada no primeiro teaser do filme (onde Gwen convoca Miles para atravessar um portal) aconteça um pouco depois disso, quando Gwen decide se juntar a Miguel e Jessica.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso estreia em 2 de junho de 2023. O terceiro filme, por sua vez, sai em 29 de março de 2024.

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux