Harry Potter: Rupert Grint comenta falas problemáticas de J.K. Rowling

Capa da Publicação

Harry Potter: Rupert Grint comenta falas problemáticas de J.K. Rowling

Por Gabriel Mattos

No Mês da Visibilidade Trans, o ator Rupert Grint resolveu se pronunciar sobre a questão polêmica que assombra série Harry Potter há alguns anos: os ataques da autora J.K. Rowling a pessoas trans.

Nas adaptações cinematográficas da obra da escritora, Grint viveu o personagem Ronald Weasley, o elo mais cômico do trio principal da saga. Por estar entre os atores em maior evidência na franquia, a opinião do ator sobre as recentes polêmicas foi muito requisitada pelos fãs, mas diferente de Emma Watson e Daniel Radcliffe, Grint não havia tocado muito no assunto em entrevistas até recentemente.

Ao ser indagado pelo jornal britânico The Times, o ator comparou a autora da franquia com uma tia com falas problemáticas, comum em muitas famílias ao redor do mundo.

“Eu não necessariamente concordo com tudo que minha tia fala, mas ela ainda é minha tia. É uma situação complicada,” afirma.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter

 

A fala de Grint foi muito mais amena que a de seus colegas de elenco. Radcliffe, interprete do personagem título da saga, havia sido bem enfático ao dizer que “Mulheres trans são mulheres” e ao criticar qualquer pessoa que diga o contrário.

No Mês do Orgulho de 2020, Watson, atriz que viveu a brilhante bruxinha Hermione Granger, também defendeu avidamente esta comunidade: “Quero que meus seguidores trans saibam que eu e tantas outras pessoas no mundo vemos vocês, respeitamos vocês e amamos vocês por quem vocês são.”

Mesmo após sua declaração defensiva, Rupert não deixou claro exatamente seu posicionamento nesta questão. O trio se reuniu recentemente para o especial Harry Potter: De Volta a Hogwarts, no HBO Max. J.K. Rowling decidiu não se reencontrar com o elenco.

Fique com: