E3 2022: Famosa conferência de jogos será completamente virtual este ano

Capa da Publicação

E3 2022: Famosa conferência de jogos será completamente virtual este ano

Por Gabriel Mattos

Junho costuma ser um dos meses mais aguardados entre os amantes de videogame, pois é neste período que acontece a maior conferência de jogos do mundo: a E3. Neste evento são anunciadas as grandes surpresas reservadas para o futuro dos jogos e, em condições normais, também é onde o público e os jornalistas tem acesso antecipado aos jogos mais comentados do momento. Mas infelizmente, isto não acontecerá este ano — a E3 2022 será um evento completamente digital.

E3 2022 não terá evento presencial

Em nota oficial (via ComicBook), os organizadores do evento explicam que a decisão precisou ser tomado devido ao aumento dos casos de Ômicron em todo mundo e ao surgimento contínuo de novas mutações, que tornam o futuro muito instável para o planejamento de um evento presencial de grande porte.

“Devido aos contínuos riscos à saúde decorrentes da COVID-18 e seu potencial impacto na segurança de expositores e atendentes, E3 não será realizada pessoalmente em 2022,” diz a declaração, “Estamos de todo modo animados pelo futuro da E3 e ansiosos para anunciar mais detalhes em breve.”

O que significa uma E3 só digital?

Evento traria a primeira amostra da jogabilidade da sequência de The Legend of Zelda Breath of the Wild

Este é o segundo ano consecutivo que o evento não terá nenhuma manifestação física, o que vem colocando em questão a necessidade e relevância do formato nos tempos modernos. Grandes empresas como PlayStation e Nintendo já deixavam seus anúncios para eventos digitais próprios, levando apenas suas demonstrações de grandes jogos para o palco da E3. Sem um formato físico, mais estúdios acabam apostando em formas independentes de anunciar seus jogos.

Outra consequência é o surgimento de concorrentes, como o Summer Game Fest, que ocorre semanas após a E3 com uma proposta digital similar. A conferência produzida pelos organizadores do The Game Awards aproveitou o pronunciamento de sua rival para confirmar a realização de seu próprio evento este ano, com o lançamento de um site oficial.

De todo modo, considerando que a nota oficial da E3 2022 garantiu que existem motivos para se animar para este evento, podemos deduzir que seus organizadores estão conscientes dos desafios que precisarão enfrentar.  E muito provavelmente, estão trabalhando para entregar um evento surpreendente em 2022, apesar das adversidades.

O que você espera da E3 2022? Não deixe de comentar!

Relembre os jogos anunciados na E3 2021: